Bloqueador de Selecao

sábado, 20 de outubro de 2018

SEM DOR, SEM GANHO.

                                     

Assim como um aluno precisa resolver problemas para aprender a matemática e graduar-se na escola, os adultos também precisam dos problemas para avançar, pois estão sujeitos à mesma necessidade de graduação. A vida é aprendizado, estamos todos no mesmo educandário, diante de lições voltadas para o nosso crescimento. Não há atitude mais sábia do que colocar-se diante da vida como um aprendiz. O orgulho e a arrogância, além da prepotência e a auto suficiência, são vícios mentais que ancoram o indivíduo no atraso.

Para respirar um ar mais puro, do alto da montanha, e poder enxergar longe, com uma visão expandida, sentindo-se pleno e realizado, você terá que escalar essa montanha, terá que superar os desafios da subida. Ninguém irá alçá-lo ao topo, você nunca terá esse tratamento especial, portanto, não adianta reclamar das dificuldades, nem queira desanimar-se, muito menos desistir. Você quer estar no topo, não quer? Claro que sim! Todos querem! No entnato, para conquistar o monte é preciso enfrentar os obstáculos dessa escalada.


Os problemas são o retrato dessas dificuldades, eles podem criar todo tipo de desânimo ou suscitar reclamações, mas são indispensáveis. Não existe um indivíduo no planeta que não tenha problemas para resolver; existem sim, muitos incautos, que não resolvem os seus problemas e permitem que eles se acumulem, até ficarem insustentáveis. É justamente o acúmulo de problemas que resulta em sofrimento. Se aprendêssemos a aceitar, com humildade, as provas da existência, resolvendo as adversidades que se apresentam, nada disso aconteceria. Entretanto, o ser humano trás uma predisposição nefasta para criar mecanismos de fuga e livrar-se dos desconfortos da experiência no mundo buscando o prazer. Insiste em não aceitar contrariedades e nega ouvidos aos apelos da alma. Não percebe que, quase sempre, esses conteúdos sinalizam aflições, angústias e questões mau resolvidas. Acredita que é melhor fingir que eles não existem ou não são importantes, acha melhor fugir do que enfrentá-los e superá-los.

Está na hora de entender que você é um problema a ser resolvido e não sairá desse campo de batalhas enquanto não resolver-se. Não adianta fugir da própria sombra, pois ela estará sempre onde você estiver, portanto, faça esse bom combate.

A medida que você for subindo, os ânimos se renovam, as dificuldades diminuem e o corpo cria couraças de resiliência, portanto, não olhe para baixo, não pense em desistir. Muitos se jogam e são obrigados a recomeçar do zero, não queira isso para você.

Tudo aquilo que te afeta apenas está sinalizando os seus pontos fracos. Você precisa ser afetado, essa é a lógica Universal, não seria nada produtivo estagnar-se. A Vida estará sempre te provocando, como um professor faz com seu aluno. Quando nada mais te afetar, pronto, você chegou ao topo, simples assim. Aceitar a experiência, confiar na vida, agradecer pelos avanços, tudo isso é fundamental, ao passo que viver em luta contra a realidade é totalmente insano.

“Felizes os que sofrem”, já dizia o Galileu. Pena que poucos conseguiam entender essa máxima. Aquele que sofre se vê forçado a continuar subindo, enquanto aquele que vive confortavelmente, encaixado na sua mediocridade, não percebe que está ficando para trás.

Jung nos ensina que o sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.

(Paulo Tavarez)



domingo, 14 de outubro de 2018

E O SOL NASCE NOVAMENTE.





Há ocasiões em nossa vida em que a noite parece interminável. É assim quando todas as esperanças parecem ter ido procurar refúgio em algum lugar, menos no nosso coração.
Não somamos nossas alegrias como somamos nossos problemas. Quando passamos por um caminho difícil, fazemos uma revisão do que vivemos e temos vivido e somamos as dores, que parecem crescer a cada lembrança.
Se, inversamente, fizéssemos o mesmo com nossos momentos de alegria, encontraríamos razões a mais para viver e forças suplementares para sobreviver aos impasses da vida.
Por mais longa que seja a noite, por mais lento que tenha sido o relógio e por mais dolorido que tenha estado nosso coração, o sol nasce novamente. Pouco importa se no dia seguinte ele estará ainda encoberto por nuvens, ele não estará encoberto eternamente.
A certeza de que algo de bom e bonito existe nos faz guardar ainda acesa a chama dentro do coração. Se o sol vai e volta, a lua some e reaparece, as marés baixam e sobem, não há razões para que na vida não demos a volta por cima. A natureza é a prova viva de que tudo está em movimento sempre e nós fazemos parte dessa paisagem idealizada e plantada por Deus.
Tudo é passageiro, as alegrias vêm e vão, mas o sofrimento também, até mesmo aquele que se instala no mais profundo do nosso ser, ele também se acalma e deixa um lugarzinho aberto para a doçura de viver.
Não podemos desistir de ser felizes enquanto o sol não desistir de renascer.


Letícia Thompson


domingo, 7 de outubro de 2018

QUE DESPERTAS?



                               UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTAMOS
                              DESPERTANDO NO OUTRO COM A NOSSA PRESENÇA.


                              
"todos nós, através dos pensamentos, das palavras e dos atos, criamos atmosfera particular, que nos identifica aos olhos alheios".(Emmanuel)

Quando o outro pensa em mim, o que será que lhe vem logo à mente?
Considerando nossos pensamentos, palavras, comportamentos e hábitos diários, como será que o outro nos vê? Quais seriam os sentimentos que eu tenho despertado naqueles que convivem comigo, seja no ambiente familiar, seja no local de trabalho.

Segundo Emmanuel, o "conquistador de glórias sanguinolentas espalha terror e ruínas por onde passa. O político astucioso semeia a desconfiança e a dúvida. O juiz parcial acorda o medo destrutivo. O revoltado espalha nuvens de veneno sutil. O maledicente injeta disposições malignas nos ouvintes, provocando o verbo desvairado. O caluniador estende fios de treva na senda que trilha. O preguiçoso adormece as energias daqueles que encontra, inoculando-lhes fluidos entorpecentes. O mentiroso deixa perturbação e insegurança ao redor dos próprios passos. O galhofeiro, com a simples presença, inspira e encoraja histórias hilariantes".

O que semeamos e o que espalhamos diariamente em nossa vida e na vida do outro que convive conosco? Quais sentimentos eu tenho demonstrado no meu dia a dia? Otimismo? Paciência? Respeito? Compreensão? Afetividade? Tolerância? Gratidão?

Qual é a projeção da minha sombra no outro? Quantas pessoas tem buscado, na minha presença, uma palavra de alívio ou de consolo, um gesto de carinho, de compreensão, de cuidado? Conseguimos identificar nos outros estas necessidades? E se identificamos, nos esforçamos de alguma maneira em oferecer aquilo que o outro precisa, sem críticas e julgamentos?

Como é importante procurar nos examinarmos intimamente! ... examinar os nossos pensamentos, palavras e atos! ...

Que possamos projetar nas pessoas o despertar da esperança, alívio, reconforto e alegria. Que irradiemos aos corações que de nós se aproximam vibrações de amor e compaixão, cuidado e entendimento. Pode ser que aquele que está do nosso lado nesse momento esteja precisando de uma palavra amiga e consoladora, de uma melhor atenção, de um cuidado com mais carinho e respeito, de um abraço reconfortante, de um sorriso otimista e não estejamos vendo.

                                                                             
(Robert Gallas).



                         
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...