Bloqueador de Selecao

domingo, 4 de setembro de 2022

“TOLERÂNCIA"- UMA REFLEXÃO SOBRE OS TEMPOS DE ÓDIO E DE INTOLERÂNCIA QUE VIVEMOS.

  

                                                 (Santiago Carbonell)

Vivemos tempos de intolerância, nos quais muitos estudiosos classificam de pós-verdade, pois, temos assistido uma onda de ódio, ignorância travestida de informação, total ausência de discernimento e até mesmo por aqueles que deveriam ser exemplo na difusão da chamada cultura do amor.

O que é Tolerância? Penso que seja a capacidade de aceitar o diferente, da mesma forma que ser intolerante é não suportar a pluralidade de ideias, de crenças e opções de vida.

... ‘ser Tolerante é tolerar tudo’? ... é evidente que não! Pelo menos se quisermos que a Tolerância seja uma virtude. Não podemos considerar virtuoso quem “Tolera” a violência, a tortura etc.

A Tolerância é se responsabilizar e, não responsabilizar o outro. Tolerar o sofrimento do outro, utilizando de ironia ou indiferença,  é egoísmo e  jamais a virtude chamada Tolerância.

O Tolerante não se cala diante da injustiça, do desrespeito à dignidade e honra alheia. Ele não suporta apologia ao ódio.

Infelizmente, assistimos  exemplos desta cultura de ódio e desinformação, seja nas redes sociais e até mesmo nas Igrejas.

Afinal, das intolerâncias, a mais perigosa é a religiosa, pois divide o que Deus uniu. 

Em tempos tão desafiadores, o diálogo é o melhor caminho, como afirmou o Papa Francisco aos fiéis: ‘são convidados a sentar-se, a escutar o outro, e, assim, superar os obstáculos de um mundo que é, muitas vezes, surdo.


(Roberto Camilo Órfão Morais)


"Não só para manter as sociedades em harmonia, como para manter uma saúde mental e psicológica forte e inabalável, precisa-se de tolerância. Praticar a empatia, procurar o autoconhecimento, ter humildade e aceitar a falha são ingredientes para melhorar esta importante característica."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...