Bloqueador de Selecao

quarta-feira, 24 de junho de 2026

DE TANTO VER, A GENTE BANALIZA O OLHAR.

 


De tanto ver, a gente banaliza o olhar;
Vê...não vendo.
Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver.
Parece fácil, mas não é;
O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.
O campo visual da nossa retina é como um vazio.
Você sai todos os dias pela mesma porta...
Se alguém lhe perguntar o que vê no caminho, você não sabe.
O hábito suja os olhos e baixa a voltagem.
Mas há sempre o que ver: gente, coisas, bichos.
E vemos? Não, não vemos.
Uma criança vê o que um adulto não vê.
Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo.
O poeta é capaz  de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém vê.
Há pai que raramente vê o próprio filho.
Marido que nunca viu a própria esposa.
Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. ...
É por aí que se instala o "monstro da indiferença".

(Groucho Marx)


terça-feira, 16 de junho de 2026

SUSSURRE PALAVRAS DE SABEDORIA, DEIXE-AS EXISTIR.


 

Sim, deixe pra lá todo o resto 
Sussurre palavras de sabedoria, deixe-as existir. 
Não gaste seu vocabulário com coisas enfadonhas. 
Não desperdice seus sonhos. 
Não durma acordado. Não seja infeliz por coisas inúteis. 
Não despreze um amigo. Não jogue fora as oportunidades. 
 Sabe aquela pessoa que Deus te fez encontrar? Sim, aquela mesmo... 
Aquela pessoa te ama. Você deu as costas para buscar outro alguém que não te quer, que não te ama, que não te merece. Perdeu! Olha quem tá chegando! 
É...vem de mansinho, passando ligeiro por nós. 
Nós nem damos conta do tempo que perdemos. 
Falamos mal dos outros, criticamos atitudes diferentes... 
Aplaudimos coisas inúteis que estão na moda, Julgamos plácidos e incólumes...nossa! 
 Somos anjos de vassoura, não de asas. Adoramos o óbvio, o banal...
 Nos fechamos diante da dor alheia, mas reclamamos se ninguém presta atenção à nossa. 
Somos gente que faz? 
 Gostamos de bunda e ficamos com cara de bundão. 
Trabalhamos às vezes feito loucos, mas o tempo tá passando.
 Acumulamos dinheiro, posição... Chiquérrimo! 
Pra que isso? 
"Você vai ver um dia em que fria vai entrar: Por cima uma laje, debaixo a escuridão..." 
 Falamos mal do silicone, do axé, da loira, da garrafa, do negro, do religioso, 
do sertanejo que pode ganhar um Óscar. 
Shiii...somos um poço de cultura etnocêntricos! 
Será que fazemos o quê debaixo dos capuzes que usamos? 
Vamos abrir o verbo, rasgar o tempo, sair despidos do preconceito. 
O nada pode ser tudo para quem nada quer. 
O tempo sem liberdade é despedaçado e não fatiado como disse o poeta Drummond. 
"Vida e Morte - a medida de duração dos seres”. 
Como um badalar de um grande relógio, o tempo está se mostrando e tudo amarela com o tempo. 
A cada minuto a mais que o relógio marca, um minuto a menos você vive. 
A vida não é um intervalo de tempo, nem apenas um período fatiado como pizza. 
Mas é a sincronia do Kosmos, é o que nos empurra para frente, para o eterno. 
Por isso... 
Sussurre palavras de sabedoria, 
deixe o resto pra lá. 

(Meg Klopper)


quarta-feira, 3 de junho de 2026

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FICA EM CASA O TEMPO TODO?

 


O que acontece quando você fica em casa o tempo todo?  No começo, isso parece inofensivo, mas se você  continuar ficando dentro de casa sem um motivo real, pode se tornar algo perigoso. Sua mente começa a funcionar de maneira diferente, seu cérebro fica mais lento, seus pensamentos se tornam obsessivos e suas emoções se tornam mais negativas. Na psicologia, este estado é chamado de ruminação, quando você fica repetindo os mesmos pensamentos várias vezes, sem conseguir sair desse círculo.

Pessoas que passam longo período dentro de casa geralmente não sentem preguiça física, mas sim uma exaustão mental. Você começa a perder a vontade de sair, evita encontrar outras pessoas e até mesmo uma ida  à loja para comprar uma garrafa de água parece cansativa. Você começa a passar mais tempo sem fazer nada, rolando as redes sociais sem parar, indo dormir cada vez mais tarde e acordando já  se sentindo esgotado. E tudo isso acontece em isolamento, com a sensação de que você está apenas descansando, mas a verdade é que em momentos assim você se perde lentamente.

(alemdachegada-instagram)

Ainda que você goste de ficar em casa, "é preciso mudar o ambiente, quebrar o ciclo, levantar, caminhar, agir, viver."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...