BULIMIA.
A BULIMIA NERVOSA É CARACTERIZADA PELA INGESTÃO COMPULSIVA DE ALIMENTOS ASSOCIADA AO ATO DE VOMITAR.. GERALMENTE SE COME MUITO E RÁPIDO.
PORTADORES DE BULIMIA NERVOSA SE ENVERGONHAM DE SEUS PROBLEMAS ALIMENTARES E PROCURAM OCULTAR OS SINTOMAS. AS COMPULSÕES PERIÓDICAS GERALMENTE OCORREM EM SEGREDO, OU DISSIMULADAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL.
A COMPULSÃO PELA COMIDA É DESENCADEADA POR ESTADOS DE FRUSTAÇÃO ,ANGÚSTIA, FOME INTENSA APÓS RESTRIÇÃO DE DIETAS, OU AUTO-REJEIÇÃO RELACIONADA A PESO, FORMA DO CORPO E ALIMENTOS.
PORTADORES DE BULIMIA NERVOSA PODEM USAR UMA VARIEDADE DE MÉTODOS PARA A INDUÇÃO DO VÔMITO, E POR FIM SÃO CAPAZES DE VOMITAR QUANDO QUEREM.
ALGUNS USAM ESTIMULANTES OU MODERADORES DE APETITE PARA CONTROLAR O INSTINTO DA FOME. OS ESTIMULANTES PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA INTENSA E AGRAVA A DOENÇA.
PORTADORES DE BULIMIA NERVOSA COLOCAM UMA ÊNFASE EXCESSIVA NA FORMA OU NO PESO DO CORPO.
A BULIMIA É CAUSADA PELO MEDO DE GANHAR PESO, PELO DESEJO DE PERDER PESO, E PELO NÍVEL DE INSATISFAÇÃO COM O PRÓPRIO CORPO.
QUANDO SE COME COMPULSVAMENTE, BUSCA-SE UMA COMPENSAÇÃO EMOCIONAL E, AO VOMITAR, O DESEJO É EXPELIR O COMPLEXO DE INFERIORIDADE, AUTO-REJEIÇÃO E MEDOS.
"FERRAMENTAS PARA EDUCAR A EMOÇÃO E A AUTOESTIMA, SEGUNDO CAMILA CURY:
1. OS ALIMENTOS NÃO PODEM SER SEU AMOR PROIBIDO. FIQUE EM PAZ COM OS ALIMENTOS.
2. NÃO SE PESE TODOS OS DIAS. PESE-SE APENAS DE VEZ EM QUANDO OU QUANDO FOR AO MÉDICO.
3. SEJA TRANSPARENTE QUANDO COMER . COMA NA FRENTE DOS OUTROS, SEM MEDO DE SER FELIZ.
4. NÃO USE DROGAS OU ESTIMULANTES PARA EMAGRECER. PROCURE SEGUIR MÉTODOS LENTOS E CONSISTENTES. TUDO O QUE VEM RÁPIDO VAI EMBORA RÁPIDO. QUANDO TRANSGREDIR SEU REGIME, NÃO SE CONDENE NEM SE DIMINUA. AO CONTRÁRIO, COMA COM PRAZER, POIS A AUTOPUNIÇÃO AUMENTA A ANSIEDADE, E A ANSIEDADE SERÁ CANALIZADA PARA A BUSCA DE NOVOS ALIMENTOS - CRIA-SE, ASSIM, UM CÍRCULO VICIOSO."
Um problema realmente sério e que costuma passar despercebido na família, infelizmente.
ResponderExcluir