(Penny Stanway).
Somos o resultado de todas as experiências que já vivemos. Experiências que foram importantes para o amadurecimento do nosso bom senso, que resultaram das opções que fizemos em meio às inúmeras situações da vida.
Nesse conjunto de experiências há momentos que gostaríamos de apagar da memória, libertando-nos de certas lembranças desagradáveis.
Mas não há como passar uma borracha no que foi vivido.
Podemos, sim, estabelecer uma relação mais harmoniosa com essas recordações, tornando-as energias propulsoras para vivências mais enriquecedoras.
O que não devemos é viver centrados no passado, amarrados ao que passou, desligados do presente, pois estaremos deixando de fazer o que é fundamental para sublimarmos esses sentimentos.
Permitindo-nos novas experiências, seremos capazes de dar um salto de qualidade em nossa vida interior, olhando para o ontem com mais otimismo, como quem retira de tudo o lado positivo.
Não há como negar que o passado seja uma importante referência para o presente e para a construção do futuro. Ele indica os rumos que não devemos tomar e aponta o roteiro mais seguro para o êxito de nossos empreendimentos.
Quem olha para ele com olhos de aprendiz, valoriza o esforço dos ancestrais, suas lutas, as dificuldades que enfrentaram para nos legar um cenário um pouco melhor e construirmos uma história mais feliz.
Fixe-se no presente, fazendo planos e estabelecendo metas para o seu futuro, mas não esqueça de reconciliar-se dia após dia com seu ontem, trabalhando-se no tempo e no espaço para amar a todos e amar-se sempre.
REELABORE SUAS LEMBRANÇAS ...
O ontem estará sempre conosco. Ele guarda o nosso aprendizado e muitas das alegrias que experimentamos. O passado tem um lugar especial em nossas vidas e não precisa ser esquecido. As dores sentidas também o tornaram importante, eis que nos ensinaram a lidar com derrotas, preparando-nos para os novos desafios.
ResponderExcluirSeu blog está SUBLIME !!!!!
Bjs.
Concordo com a Marilene. Mas, me lembrei da tal memória seletiva - uma maneira de apagar o que não queremos lembrar.
ResponderExcluirVera, um beijo grande.
Aqui tem PAZ de verdade.
Oi Vera, primeiramente gostaria de dizer que gostei muito do novo visual do blog. Prefiro fundos brancos para os textos se sobressaírem mais. Ficou muito bom.
ResponderExcluirÉ verdade, sempre é bom olharmos para o presente e nos desapegarmos do passado, ou até esquecer tudo de ruim que passou e mirar no futuro. Pena que nunca é fácil! Beijão e boa semana! :)
Verinha, querida!
ResponderExcluirHarmonizar o ontem que compõe o hoje e formará o amanhã, não é tarefa fácil, assim como tentar não 'viver do passado', mas sem negar o seu propósito; e também não se alçar no futuro antes do próprio tempo.
Esse equilíbrio quando alcançado nos torna a como que uma essência de nossas próprias horas, onde podemos orquestrar os fatos, e talvez a partir daí, aproveitar melhor as experiências e almejar sonhos possíveis.
Beijos e ótima semana!
Oi minha querida Vera!
ResponderExcluirDeixar o passado no passado é fundamental para prosseguirmos, não significa esquecê-lo, mas sim não permitir que ele tenha qualquer peso no presente, a não ser como aprendizado. Gr. Bj. e uma semana abençoada pra vç Vera!
Esse texto traz um ensinamento muito importante que é se desligar dos problemas e decepções do passado! Concordo plenamente!
ResponderExcluiroi Verinha,
ResponderExcluiro ontem guarda as experiências e o aprendizado,
o hoje guarda o exercício,
e o amanhã os sonhos...
beijinhos
O Que devemos levar dessa vida é justamente a certeza de que somos e seremos eternamente aprendizes de tudo que nos aparece e acontece pelos caminhos....beijos de ótima segunda feira pra ti...
ResponderExcluirBom dia,Vera!!!
ResponderExcluirEstou de pleno acordo com o texto! Precisamos valorizar o que já passou,mas seguindo sempre em frente.Tudo é aprendizado.Que pode nos tornar fortes ou mais fracos...porque isso também é uma escolha!A maioria pensa ser uma imposição...e as eternas desculpas:o fulano me deixou triste, o acontecimento é que me tirou do sério...Nada nem ninguém tem este poder.Nós é que o entregamos...nós é que permitimos.Em vez de aprender,preferimos colocar a culpa no outro.Há muito cansei deste ciclo vicioso...
Medo das coisas novas,quem não tem?!Mas não podemos nos paralizar!Ainda bem que o desejo de aprender é mais forte.E prevalece.E olha que não é fácil...né?!
Bah!Amiga...fui longe com seu texto!!!rs
Beijos e meu carinho sempre!
Ah!!!Lindo o novo visual do blog!!!!
ResponderExcluirBeijos!
O futuro, o presente e o passado estão interligados.
ResponderExcluirTudo é consequência das nossas escolhas e ações.
*Gostei também desse novo layout.
A imagem e as cores em perfeita harmonia!
Agora é o definitivo? :)
Uma excelente semana para nós!
Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Estou escrevendo sobre isto. Nós somos a soma de tudo o que vivemos, vivenciamos, e devemos nos amar assim como somos, sem cobranças, com liberdade e respeito a nos próprios. Isso faz um bem danado!
ResponderExcluirLindíssimo texto, Vera, libertador!
Um dia lindo repleto de boas energias!!! bjs com carinho
Olá Vera!!!
ResponderExcluirParabéns pelo novo look,gostei muito!!!
A qualidade das reflexões,continua a melhor!!!
Beijinhos
Oi!!De todas as experiências temos que perceber os ensinamentos verdadeiros que elas carregam.
ResponderExcluirTenha um abençoado fim-de-semana. Bjs
Sutis perspectivas da descoberta de quem realmente somos.
ResponderExcluirAdorável post. Com direito a novas cores em teu espaço e canto de pássaros ao fundo.
Semana maravilhosa para você, Lúcia!
Boa tarde!
ResponderExcluirTudo ficou belo,
singelo, para
otimas reflexoes.
Tudo muito tranquilo,
me fez ficar calma!
Obrigada...Abraços carinhosos!
PArabens!
Oi Vera, essa reflexão está sendo maravilhosa para minha segunda-feira!
ResponderExcluirBeijos
Adorei Vera,olhar p o passado aprendendo com ele e não o remoendo como muitas vezes o fazemos, precisava ler isso hj! Obrigado! Bjinhos
ResponderExcluirAprendizagens, conquistas, derrotas, tudo faz parte da vida! Excelente texto! Bjs
ResponderExcluirque lindo texto profundo verdadeiro parabens por esta escolha perfeita
ResponderExcluirpara iniciar a semana um grande abraço meu carinho para voce bjs marlene
vera,
ResponderExcluirO passado é composto de lembranças boas e ruins e cabe a nós tirar delas o aprendizado para nossa vida. Através da lição dos erros podemos acertar, e através das experiências com a derrota, podemos suscitar forças para grandes vitórias.
Beijokas doces querida e boa semana.
Oi Vera :)
ResponderExcluirMuito bom ler um texto como esse,nessa segunda feira chuvosa!
Se o passado foi bom,devemos recordar com carinho.
Se não foi,pelo menos serviu de experiência né?
Mas o que importa mesmo,é viver intensamente o presente;
e ter objetivos e sonhos para o futuro.
Bjs.Ótima semana!
Oi, vera. Essa é uma lição que estou aos poucos carregando comigo. Há saudades do passado e vontade de fazer planos para o futuro, mas embora o presente não esteja como eu gostaria, estou tentando vivê-lo da melhor forma possível. Um abraço!
ResponderExcluirOi Vera
ResponderExcluirRetornando de férias e colocando os comentários nos blogs dos amigos em dia. Que texto maravilhoso! Eu preciso colocá-lo em prática, o ano passado por exemplo, é um ano que se eu pudesse apagaria, mas se não fossem as experiências ruins daquele ano, eu não teria criado o blog e encontrado pessoas maravilhosas como vc querida, então tudo é um aprendizado mesmo, é olhar para o futuro.
Bjão querida. Fique com Deus.
Oi Verinha
ResponderExcluirAmei esse texto! Estou despertando para muitas coisas, nunca é tarde para aprendermos porque tudo tem seu tempo certo, acho que o meu está se iniciando. Estou tendo uma relação melhor com minhas lembranças, e sinto uma mudança significativa na minha vida. Adorei o visual novo do blog, está muito bonito, parabéns!É bom mudar!
Um beijão, e uma semana repleta de paz e alegria!
Voltei,rsss
ResponderExcluirSua companhia é maravilhosa, bjsssss
Passando pra agradecer e deixar um beijo praiano!!!Tá tridi!!!chica
ResponderExcluirQue texto!!! Obrigada!
ResponderExcluirBeijinhos
Já fiz tanto isso... apagar lembranças na tentativa de não sofrer com elas...
ResponderExcluirMas uma sábia lição esse texto traz: O pasado é um mestre a nos guiar. Felizes daqueles que aprendem!
Um bjão, adorei o layout novo!!!!
Ei Vera,
ResponderExcluirNossa , esta tudo tão lindo por aqui, amei...
Sempre acreditei que o passado é uma bagagem que não fica para traz, mas se transforma em experiências que nos direciona ao presente sem manchar o futuro...Uma escola primária da vida que se fez necessária para sermos os grandes universitários do hoje ..somos feitos de grandes passagens da vida....
Beijos amiga e linda semana pra ti
Post lindo!! :)
ResponderExcluirhttp://estilohedonico.blogspot.pt/
xoxo
O passado é uma caixinha de tesouro, bom ou mal sempre é valioso pra o nossa evolução. Mesmo que queiramos apagar é muito difícil conseguir.São partes de nós!
ResponderExcluirBeijos e ótima semana Vera!
Vera, primeiro lugar parabéns pelo nova cor do visual do blog, ficou muito bonito. E quanto ao texto maravilhoso, estas mensagens alegram o meu viver e me impulsiona a ver a vida sob ângulos bem melhores. Beijos amiga e boa semana.
ResponderExcluirAMADA ADOREI O NOVO VISUAL DO SEU BLOG
ResponderExcluirMAIS ACIMA DE TUDO AMEI SEU TEXTO .
DESISTO DE APAGAR LEMBRANÇAS ELA FICOU GRAVADA NO FUNDO DO CORAÇÃO
AMO SEUS TEXTOS AMIGA .
LINDA SEMANA PRA TI BEIJOS,EVANIR.
Verinha, querida!
ResponderExcluirVim te agradecer pelo comentário em razão da minha parceria com a Luciana Santa Rita, pois, em particular, o teu e o da mana Marilene, me tocaram bastante.
Obrigada!
Beijos!
As nossas experiências são as diretrizes que nos dão respaldo em direção ao futuro. Ótimo texto para a nossa reflexão... O visual do Blog ficou muito bonito, mas eu ainda prefiro o outro... Verinha, posso contar com teu votinho no Top Blog Brasil? Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
ResponderExcluirElaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Um dia de paz e poesia pra ti minha amiga,,,,beijos e flores.
ResponderExcluirSempre acreditei que o passado existe para nos lembrar que podemos ser pessoas melhores a cada dia que nasce. Ganhamos sempre mais experiência e mais impulso para mudar o que ficou errado no antes.
ResponderExcluirLindíssimo!
É verdade, mas como é duro deixar a casca velha cheia de marcas. Eu sou uma árvore...
ResponderExcluirPassei mesmo pra desejar um bom dia querida e deparei-me com o texto muito importante. Obrigada.
Não devemos ficar amarrados ao passado, mas devemos tê-lo como referência para nossas decisões no presente para que o futuro seja pleno de felicidade.
ResponderExcluirbeijos.
Élys.
Olá Vera.
ResponderExcluirSeu Blog faz parte de nossa homenagem ao dia do amigo nesse 20 de julho em nossa postagem: Blogando entre amigos. E antecipando as comemorações do dia do Blog. Te convido a participar de uma blogagem coletiva no dia 31 de agosto, com o tema: Blogando entre amigos.
Um abração.
Vera, não há como trancar a caixa do passado, afinal todos temos uma história que deixa marcas e lembranças. Mas atenção: aprender a virar páginas é seguir continuando a história.
ResponderExcluirTeu blog tá lindo de viver e a música deixa minha calopsita entrar em alfa kkkk , ela adora ouvir! Deixo horas no ar...
Bacios 1000 , pessoa iluminada!
Lu
Oi querida Vera,
ResponderExcluirParabéns pelo novo cabeçalho e visual de seu blog.
De vez em quando, convém mudar, caso não lá ficamos nós agarradas ao passado.
A sua postagem, como sempre, reflexiva e impulsionadora, nos diz que o futuro nos aguarda e o presente já está nos nosos braços. Do passado, devemos lembrar, como aprendizagem.
A PESSOA É CONSTITUÍDA POR PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
A HISTÓRIA estuda o passado da HUMANIDADE, para perceber e evitar erros do passado, compreender e aceitar, positivamente, o presente e preparar o futuro.
Beijos da Luz.
Um texto muito interessante e a foto muito bonita !
ResponderExcluirFoi desse texto que saiu a frase: VOCÊ. COLHE O QUE VOCÊ PLANTA?
ResponderExcluiré justo vc não acha! Belíssimo texto!
Vera,que beleza de msg!Sempre podemos transformar as nossas lembranças!bjs e meu carinho,
ResponderExcluirPerfeita reflexão amiga querida... Saudades daqui!!
ResponderExcluirUma semana de luz pra ti! Bjss
Oi Verinha,
ResponderExcluirTudo bem? Boa noite! Eternamente agradecida pelo comentário lá no blog no texto em parceria com a Cissinha.
Quanto ao seu texto, ele me toca bastante. Um vez li algo que não sei a fonte exata, mas falava que é felicidade é e a combinação da sorte com escolhas bem feitas, ou seja, decisão. Mesmo quando o nosso controle não é total, temos sim a autonomia de passar a frente. Não falo em abstração, mas deixar a sobrevida.
Reelaborar as lembranças no meu entendimento é desligar os pontos de interrogação e pensar que mesmo os bons momentos não podem ser o tempo todo lembrados, talvez sentidos, mas nunca eternizados. O imprevisível é real e o dia tem que ser de exercício ao recomeço.
Mas uma vez, agradeço por compartilhar os seus textos, bem como comentar de forma tão lúcida lá no blog e nos parceiros.
Beijos e boa quarta.
Lu
Somos um todo, nem sempre é facil, mas vale a pena tentar... excelente reflexão.
ResponderExcluirbeijinho
cvb
Um excelente dia pra ti minha amiga,,,paz e poesias sempre....beijos e beijos.
ResponderExcluirNossa!!!! Que lindo ficou seu blog!!!
ResponderExcluirAmei o cabeçalho as imagens, tudo....
Dizem que quem anda pra trás é caranguejo...
A vida não para pra esperar ninguém...temos que nos
esforçar para acompanhá-la!
Bom dia gelado pra você brrrrrrrrrrr
Vera,
ResponderExcluiruma quarta bem quentinha para você!
Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Oi
ResponderExcluirEu falando em esquecer e você falando em lembrar...rs... Esquecer é uma forma de se reelaborar a lembrança, acho eu. O ser humano tende a só lembrar do que é ruim e dolorido. Ele sofre duas vezes a dor quando dela se lembra. Mas quando lembra da dor, turba a felicidade presente com a dor passada, pois esta ainda dói pungente e intensa. Mas lembrar do amor vivido como sendo ainda amor é doce. Beijos
Lindo demais Vera ... concordo com tudo ... somos mesmo o resultado de tudo o q vivemos.
ResponderExcluirAdorei a carinha nova do Blog, ficou lindo demais,
beijos mil ****
Apaziguar o nosso íntimo para receber os inúmeros presentes do Pai. Ele é insistente e não desiste do nosso amor...
ResponderExcluirUm texto para nos inspirar...
Verinha, você recebeu meu email?
Beijo, em divina amizade.
Sonia Guzzi
Seu blog está tããoooo,mas tãããooo, tããããooo lindo! Algo sublime! :) "de cara NOVA"...uauuu!!!
ResponderExcluirUm lugar bom da gente passear os olhos da alma e renovar a mente.
Tens minha admiração nas suas boas escolhas. Consegue nos levar no recanto mais profundo do ser para fazermos uma faxina e retirar o pó que sempre acumula la dentro.
Vera que seus dias sejam todos lindos,
como tá tudo maravilindo por aqui!
Beijaooo
PS. Eu estou bem, meu pai também, obrigada pelo seu carinho, voltarei quando sentir vontade de postar. Mas sempre te leio, viu!
Viver um dia após o outro e ver que a base de amanhã começa hoje,assim como foi o ontem.
ResponderExcluirMuito do que se aprende vem do que se vivencia,coisas boas ou ruins,não importa,todas tem sua importância em nosso aprendizado.
Abração Vera Lú,o blog está ainda mais lindo!=)
Oieee Vera!
ResponderExcluirÓtimo texto,com certeza somos resultado de tudo o que vivemos e fazemos na vida, a vida é uma aprendizado constante.Vivendo e aprendendo,nunca sabemos tudo.
Ficou muito lindo o blog, com novo visual.
Bjs e uma linda semana para você.Nati
.
ResponderExcluirHoje, só hoje, eu não sussur-
ro mentiras, mas grito verdade
no ouvido surdo do meu blog.
Palhaço Poeta
.
Amiga Lucia.Tu cultura y sencibilidad son como flores en tus escritos,
ResponderExcluirTe agradezco tu comentário a mi fotograafia
Abrazos
La fotografia és un arte,y a veces éste viejo fotógrafo,consigue hacer alguas fotos regulares
ResponderExcluirAbrazos
Tem gente que critica quem vive de passado, ou melhor, de recordações. Elas são preciosas para a elaboração do presente. As experiencias vividas são como alicerces para ações e sentimentos. Sem o ontem, viveríamos num vazio. Existem lembranças ruins, tristes, mas são essenciais para dar mais valor as pequenas diferenças que cruzarem nossas vidas.
ResponderExcluirVera, BEIJOS
Vera querida a nova lay do teu blog está divinal... amiga senti teu perfume no Pena da Poesia e vim deixar-te um beijo no coração...
ResponderExcluirAmiga Vera precisamos mesmo elaborar a nossa vida hoje para que futuramente as lembranças sejam as melhores possiveis...lindo texto..e a imagem então nem se fala maravilhosa..muitos beijos...tenha uma boa noite..sua amiga se sempre..titi
ResponderExcluirOlá, Vera Lucia.
ResponderExcluirTudo aquilo que somos nada mais é do que a soma daquilo que vivemos, e isso se altera acada segundo, já que assimilamos novos conhecimentos e vivenciamos novas experiências todos os dias.
Só devemos cuidar para guardar na lembrança o que de melhor nos acontece, e procurar não repetir aquilo que fizemos de errado.
Abraço.
Vera
ResponderExcluirChegar aqui esta tarde e ver tão lindo texto é o que preciso para coroar o fim do dia.
Muita luz
Muito obrigada
Uma linda tarde
Beijos
Vera,
ResponderExcluirFeliz Dia do Amigo.
Beijos