AS PESSOAS TÊM MUITAS IDÉIAS SOBRE O QUE É MEDITAR. A MAIS COMUM ESTÁ RELACIONADA À IMAGEM DE UMA PESSOA SENTADA, DE PERNAS CRUZADAS E OLHOS FECHADOS, COM OU SEM MÚSICA DE FUNDO, TENTANDO ALCANÇAR ALGUM NÍVEL SUPERIOR DE CONSCIÊNCIA.
É CLARO QUE É POSSÍVEL MEDITAR ASSIM, MAS, O QUE É QUE SE ESTÁ FAZENDO, AFINAL?
NADA. AO MENOS, SEGUNDO OS ENSINAMENTOS "ZEN", MEDITAR É : ESTAR AQUI-AGORA, TER CONSCIÊNCIA MAIS COMPLETA POSSÍVEL DESTE MOMENTO , SEM LEMBRANÇAS, SEM PREOCUPAÇÕES, SEM DIÁLOGOS MENTAIS, APENAS MANTENDO-SE NUM ESTADO DE ATENÇÃO.
DE ACORDO COM RITA FOELKER, PODE-SE FAZER ISTO SENTADO OU EM QUALQUER POSIÇÃO.
PODE-SE MESMO TER AS MÃOS OCUPADAS COM ALGUMA ATIVIDADE EM QUE NOS COLOCAMOS TOTALMENTE, COMO LAVAR LOUÇA OU DESENHAR, DESDE QUE CONTINUEMOS EM ALERTA. QUANDO OS PENSAMENTOS VIEREM, É SÓ NÃO SE ABALAR COM ELES, DEIXAR QUE PASSEM. É IMPORTANTE NÃO BRIGAR COM ELES, NÃO QUERER EXPULSÁ-LOS, OU SAÍMOS DO ESTADO MEDITATIVO. FICAR ANSIOSO, PENSANDO SE HAVERÁ RESULTADOS DA PRÁTICA OU NÃO, TAMBÉM NOS DISTRAI DE NOSSA MEDITAÇÃO, QUE É APENAS UM ESTADO DE OBSERVAÇÃO SERENA DE NÓS MESMOS E DO QUE NOS CERCA.
ASSISTIR ÀS "NUVENS" QUE PASSAM, (PENSAMENTOS QUE VÃO E VEM), LOGO NOS CONDUZ A OBSERVAR UMA OUTRA REALIDADE : DE QUE EXISTE AO FUNDO UM CÉU TRANQUILO E PERMANENTE, UM SILÊNCIO INTERIOR, DENTRO DE NÓS MESMOS.
É O SILÊNCIO DAS EMOÇÕES, DOS PENSAMENTOS, DAS INQUIETAÇÕES, DOS TEMORES, QUE NOS SURPREENDEM E ABALAM O EQUILÍBRIO E A PAZ INTIMA.
MEDO E ANSIEDADE, POR EXEMPLO, ORIGINAM-SE DOS TIPOS DE PENSAMENTOS EM QUE NOS MANTEMOS.
MEDITAR AJUDA A DIMINUIR O MEDO, TIRANDO A ATENÇÃO DOS PENSAMENTOS QUE NOS CONFUNDEM E ILUDEM, E A ENXERGAR AS COISAS COMO REALMENTE SÃO.
A MEDITAÇÃO POSSIBILITA CLAREZA, RETORNO AOS OBJETIVOS PRIMORDIAIS DA EXISTÊNCIA, DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE E MAIOR CONSCIÊNCIA DE SI MESMO.
A MEDITAÇÃO PODE SER MUITO ÚTIL A TODOS OS SERES HUMANOS NESTES TEMPOS DE CRISES E PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES.
(Do livro "Força Interior", de Rita Foelker).
Eu também pensava que a meditação exigia uma posição adequada (rss). Vou exercitar!
ResponderExcluir