Bloqueador de Selecao

sábado, 12 de fevereiro de 2022

A PREOCUPAÇÃO.

 


"A preocupação é como a cadeira de balanço; mantém você ocupado, porém, não o leva a lugar algum."

(Hedy Silvado)


A preocupação é uma aflição ou apreensão que experimentamos diante de uma situação que pode causar sofrimento. Ela é sentida no presente, mas diz respeito a um futuro que pode acontecer ou não.

Se for constante e excessiva, a preocupação pode afetar nossa vida social, pessoal, afetiva e profissional, causando muito sofrimento, angústia e uma imobilização que nos impede de nos concentrarmos no presente e de vivê-lo.

Quem se preocupa em excesso fica imaginando situações negativas, cenários catastróficos, com pensamentos repetitivos do tipo “e se…” (e se eu não passar no exame, e se eu ficar endividado, e se alguém da família adoecer, etc.). Isso faz com que os fatos assumam proporções muito maiores do que realmente têm e só piora a situação, pois não apresenta nenhuma solução útil para o problema que nos aflige.

Quantas vezes em nossas vidas imaginamos o pior cenário possível e quando a situação se apresenta para nós tudo ocorre de forma diferente, muitas vezes com bastante tranquilidade? Você já parou para pensar nisso? Pense em sua trajetória de vida, em toda a sua experiência pessoal e certamente se lembrará de algum momento em que isso aconteceu. Eventos realmente catastróficos são raros! 

Uma certa dose de preocupação é normal em nossas vidas e isso é positivo, pois preocupar-se com o futuro nos leva a planejar mais e agir com prudência. Ela permite identificar as ameaças e os riscos aos quais podemos ser expostos, nos anteciparmos a isso e procurarmos soluções. Essa é uma preocupação produtiva.

O problema surge quando ocupamos nossa mente com preocupações improdutivas, que são aquelas que nos paralisam e não nos levam a tomar nenhuma atitude ou buscar uma solução concreta para resolver a situação.


Como diminuir nossas preocupações.

Por mais que nos preocupemos, a verdade é que não podemos controlar o que vai nos acontecer: temos poder para controlar somente a forma como vamos reagir. A preocupação não fará com que os problemas, as dificuldades e angústias do amanhã desapareçam, apenas colocará obstáculos no nosso presente, sem alterar absolutamente nada em nossas vidas. Devemos viver plenamente o agora, aproveitando todas as oportunidades que ele nos apresenta. Vez por outra, pensamentos inquietantes surgirão e isso é normal, basta não darmos a eles uma dimensão maior do que de fato têm.

Quando você perceber que está se preocupando demais e de forma prejudicial, recorra a alguma estratégia para aliviar sensações desagradáveis, como atividades que o permitam se acalmar e relaxar. Foque em algo que é prazeroso para você, que traz uma sensação de bem-estar e relaxamento. Ainda assim, é importante identificar o que o deixa ansioso e preocupado e enfrentar o problema. 


(Psicólogo Fernando Rigoni)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...