Bloqueador de Selecao

sábado, 20 de outubro de 2018

SEM DOR, SEM GANHO.

                                     

Assim como um aluno precisa resolver problemas para aprender a matemática e graduar-se na escola, os adultos também precisam dos problemas para avançar, pois estão sujeitos à mesma necessidade de graduação. A vida é aprendizado, estamos todos no mesmo educandário, diante de lições voltadas para o nosso crescimento. Não há atitude mais sábia do que colocar-se diante da vida como um aprendiz. O orgulho e a arrogância, além da prepotência e a auto suficiência, são vícios mentais que ancoram o indivíduo no atraso.

Para respirar um ar mais puro, do alto da montanha, e poder enxergar longe, com uma visão expandida, sentindo-se pleno e realizado, você terá que escalar essa montanha, terá que superar os desafios da subida. Ninguém irá alçá-lo ao topo, você nunca terá esse tratamento especial, portanto, não adianta reclamar das dificuldades, nem queira desanimar-se, muito menos desistir. Você quer estar no topo, não quer? Claro que sim! Todos querem! No entnato, para conquistar o monte é preciso enfrentar os obstáculos dessa escalada.


Os problemas são o retrato dessas dificuldades, eles podem criar todo tipo de desânimo ou suscitar reclamações, mas são indispensáveis. Não existe um indivíduo no planeta que não tenha problemas para resolver; existem sim, muitos incautos, que não resolvem os seus problemas e permitem que eles se acumulem, até ficarem insustentáveis. É justamente o acúmulo de problemas que resulta em sofrimento. Se aprendêssemos a aceitar, com humildade, as provas da existência, resolvendo as adversidades que se apresentam, nada disso aconteceria. Entretanto, o ser humano trás uma predisposição nefasta para criar mecanismos de fuga e livrar-se dos desconfortos da experiência no mundo buscando o prazer. Insiste em não aceitar contrariedades e nega ouvidos aos apelos da alma. Não percebe que, quase sempre, esses conteúdos sinalizam aflições, angústias e questões mau resolvidas. Acredita que é melhor fingir que eles não existem ou não são importantes, acha melhor fugir do que enfrentá-los e superá-los.

Está na hora de entender que você é um problema a ser resolvido e não sairá desse campo de batalhas enquanto não resolver-se. Não adianta fugir da própria sombra, pois ela estará sempre onde você estiver, portanto, faça esse bom combate.

A medida que você for subindo, os ânimos se renovam, as dificuldades diminuem e o corpo cria couraças de resiliência, portanto, não olhe para baixo, não pense em desistir. Muitos se jogam e são obrigados a recomeçar do zero, não queira isso para você.

Tudo aquilo que te afeta apenas está sinalizando os seus pontos fracos. Você precisa ser afetado, essa é a lógica Universal, não seria nada produtivo estagnar-se. A Vida estará sempre te provocando, como um professor faz com seu aluno. Quando nada mais te afetar, pronto, você chegou ao topo, simples assim. Aceitar a experiência, confiar na vida, agradecer pelos avanços, tudo isso é fundamental, ao passo que viver em luta contra a realidade é totalmente insano.

“Felizes os que sofrem”, já dizia o Galileu. Pena que poucos conseguiam entender essa máxima. Aquele que sofre se vê forçado a continuar subindo, enquanto aquele que vive confortavelmente, encaixado na sua mediocridade, não percebe que está ficando para trás.

Jung nos ensina que o sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.

(Paulo Tavarez)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...