Acredito na eloquência dos pequenos gestos, nas palavras bem ditas, no toque, no olhar que pousa sobre o nosso olhar como quem diz "estou te vendo".
Acredito em presentes e mimos fora de hora, em flores inesperadas, em cartões escritos com zelo e alegria, em perguntas atenciosas, em conversas olho no olho.
Acredito em amabilidades, em cortesias, em gentilezas. Todo mundo acredita, eu sei, mas nem por isso trocamos mais gentilezas. É como se as pequenas atenções pertencessem a uma categoria menor de preocupações, como se elas fossem o último item da nossa agenda, como se para elas precisássemos de um tempo diferente ou de uma sobra no nosso tempo.
É como se pensássemos: se der tempo, eu vou ligar, eu vou fazer. No entanto, é ao contrário: é preciso cuidar para ter esse tempo de gentilezas.
Ser delicado é o exercício de incluir o outro no nosso raio de ação, é a possibilidade cotidiana de externar o nosso afeto. Ser gentil é um estar na vida desarmado, atento, aberto. Está na qualidade do "bom dia", no comportamento no trânsito, no timbre da voz ao atender ao telefone, na disponibilidade para ouvir, acolher, trocar.
Não se trata de ser alegrinho, bonzinho, fofo... Trata-se de ser amável, de buscar o amável no outro, de imprimir cortesia, encantamento e prazer ao dia a dia. É um treino, uma escolha, uma atitude que se imprime e da qual se impregna porque gentilezas são na verdade transbordamentos da nossa alma. Somos nós os principais beneficiários da nossa amabilidade.
Nossa gentileza é tão somente a nossa própria experiência interior de cuidar bem de nós mesmos, de em sendo amorosos e afáveis conosco, podermos ser com os que nos cercam.
(Hilda Lucas).
Acreditemos e sejamos gentis e delicados !
ResponderExcluirBom dia Vera Lúcia
ResponderExcluirLindo texto... Somos gentis e delicados, acredito.
Beijinhos´´
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Este é um esforço ou um exercício que devemos praticar diariamente.
ResponderExcluirPor vezes existem pequenas coisas que nos encantam como esse ramo de rosas e nos leva a pensar na delicadeza das mãos que as colocaram ali para alegrar mais o nosso dia.
Penso que ser delicado é essa criação de relacionamento positivo e cordial entre todas as pessoas.
Saber viver, saber estar, corresponder e agradecer...
Bom dia Vera,
ResponderExcluiracredito que a gentileza vem na alma .não existe cartilha. Quanta gente "fina" e não sabe sequer fazer um ato de gentileza ao não ser que seja para obter algo.Mas vamos seguindo sendo nós ...
meu beijo
Que lindo! Adoro delicadeza e ou a temos ou não a teremos...Há quem seja delicado como um elefante,rs beijos,chica
ResponderExcluirEu também acredito em cada declaração no texto e sou crente de que a delicadeza pode ser um estado de espírito cultivado e vivenciado; o que seria uma benção.
ResponderExcluirBjos, Verinha.
Calu
oi Verinha,
ResponderExcluirtudo funciona assim mesmo,
aquilo que somos com a gente mesmo,somos com outros,
e delicadeza quanto mais damos,mais recebemos...
lindo e perfeito texto!!!
beijinhos
Olá Vera!
ResponderExcluirOs pequenos gestos são o que fica do lufa-lufa do dia a dia. Não ser "olhado" é um pouco como não existir.
Uma surpresa, uma novidade, um beijo ou um abraço repentino, uma palavra bonita dita num belo e diferente tom de voz, farão brotar um sorriso na nossa face, um sorriso que se interioriza.
Concordo que a gentileza e atenção ao pormenor ficam muito para depois , sobretudo em muitos casais de longa data em que uma rotina surda se instala.
Boa semana, Vera!
xx
Acredito Vera.
ResponderExcluirVocê é sempre delicada como as flores espargindo só energias boas.
Um bom dia.
bjs.
Olá Verinha
ResponderExcluirAcredito que um pequeno gesto ou uma boa palavra, faz toda a diferença. Já vi casos em que mudou e para melhor a vida de uma pessoa.
BOM DIA!
AMIGA DA MODA by Kinha
Bom dia querida Vera.. manifestar isto é estar com o espirito reluzindo e emanando amor..
ResponderExcluiras palavras tem que ser carregadas de gentilezas e que estas possam sim tocar no outro ser como o aroma de uma flor.. beijos e um lindo dia
até smepre
Vera,que lindo esse texto! E profundo tb,pois é facil ser gentil nas redes sociais, o dificil é ser gentil no mundo real, no dia a dia....isso é uma coisa que procuro melhorar em mim todos os dias. Bjs e boa semana,
ResponderExcluirOi, Vera...lindas rosas para um tema tão importante...gentileza se aprende já a partir da infância quando nos ensinam a cumprimentar, agradecer com autenticidade e sermos chamados para a sensibilidade do sentir o outro...alguns já nascem assim, outros precisam aprender...atualmente o individualismo que chega ao ponto do egoísmo dificulta a prática e vemos o resultado no dia a dia com pavões engalanados no marketing de si mesmos ou achar que grosserias são sinais de personalidade. obrigada pelo texto que nos obriga a pensar.
ResponderExcluirUm abraço
Oi Verinha
ResponderExcluirGentileza gera gentileza. Educação é tudo.
Temos que ser a diferença por onde passamos.
bjokas =)
Concordo com você, Vera.
ResponderExcluirO mundo precisa de mais gentileza e paciência...
Abraços.
Boa tarde
ResponderExcluirÉ maravilhoso ter a sensibilidade de saber e poder acreditar...nos factos e coisas. Gostei muito de ler...
Deixo cumprimentos
**************************************
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/
Um página que mostra que a gentileza precisa mias ser exercitada e creio que tem razão. Beijos.
ResponderExcluirÉlys.
Um bom texto! A delicadeza e a elegância devem andar de mãos dadas.É uma questão de princípio. Na sociedade "pós-moderna", no entanto, elas estão fora de uso,rsrs.
ResponderExcluirBeijos, Vera!
Verdade mesmo Verinha temos que acreditar
ResponderExcluir, nas coisas , gentileza e paciências são
fundamentais , belo texto
Abraços com carinho!
└──●► *Rita!!
Pude provar recentemente de teus gestos de delicadeza, num exercício de teu ser atencioso, atento, cortês, terno... obrigada, Vera!
ResponderExcluirUm abraço carregado de carinho!
Vera, penso que delicadeza é sinônimo de educação e de elegância...
ResponderExcluirUm beijaço para você!
É simplesmente ser humano, não é Vera?
ResponderExcluirAcabo de vim lá do Samuel que em seus versos fala da "robotização" do ser humano, só nas redes sociais e celulares e caio aqui onde fala o que todo mundo quer e espera. Muitas vezes, um sorriso salva o dia.
Há um tempo, comecei a reparar em sorrisos. E por incrível que pareça, sempre consigo ver um lindo sorriso ou uma gargalhada no dia, mostrando o quão belo esse gesto pode ser.
Abração esmagador e linda tarde.
Vivemos uma época em que atos de delicadeza surpreendem, como se estivessem fora do contexto. E são aplaudidos como raros espetáculos. Talvez estejamos nos esquecendo de seu precioso valor e da luz que emana de quem os pratica, naturalmente. Bjs.
ResponderExcluirBoa tarde Vera.
ResponderExcluirTempos atrás era tão comum estas gentilezas delicadas e amorosas. Hoje em dia além de raro é algo que acaba passando despercebido por algumas pessoas...
Ontem fui olhar a caixinha dos correios e tinha um lindo cartão postal que a Carol do "um blog simples" me enviou da viajem que ela fez... Era um dia meio desanimado para mim, mas acabou me deixando feliz e acolhida... Um gesto lindo, simples porém amoroso ;)
Um grande beijo
Nanda
Ai Vera, posso dizer, de verdade, que caí dura de tanta beleza que encontrei aqui? rsrs
ResponderExcluirSabe, até já escrevi sobre o poder da gentileza lá no meu blog, mas o texto que você aqui colocou, com tanta delicadeza, dá de 1000!!
É de uma coerência que até assusta!
E acima de tudo, expande e mostra o que é a verdadeira gentileza.
Vera, não gosto muito de copiar o texto, como o farei abaixo, para poder explicar o que senti e refleti, quando o li, mas esse parágrafo inteiro, eu preciso, por ser simplesmente fantástico e resumir a minha forma de pensamento:
"Não se trata de ser alegrinho, bonzinho, fofo... Trata-se de ser amável, de buscar o amável no outro, de imprimir cortesia, encantamento e prazer ao dia a dia. É um treino, uma escolha, uma atitude que se imprime e da qual se impregna porque gentilezas são na verdade transbordamentos da nossa alma. "
Menina, quando li que "gentilezas são na verdade transbordamentos da nossa alma", tive um treco.. ..rsrs É o termo verdadeiro da gentileza, é o que deve ser e não aparências, subterfúgios, máscaras...
É a frase que vou levar comigo e nunca, nunca mais esquecerei amiga!
Aliás, será o parágrafo inteiro...
Não, melhor dizendo, o texto inteirinho, sem tirar e nem por!! rsrs
E você me proporcionou tudo isso, obrigada Vera!!
Beijinhos, com todo o carinho do mundo e uma semana maravilhosa!!
Merece demais!!! :))))
Oi Vera, boa tarde!
ResponderExcluirAmabilidades, gentilezas e delicadezas, deveriam ser
atitudes constantes em nossas vidas,
seja no mundo real ou virtual.
Estes e outros bons sentimentos, não são sazonais,
então que possamos tornar a nossa vida e das demais pessoas um pouco mais agradáveis...
Bjs \o/
Já tinha lido este texto algures.
ResponderExcluirMas é absolutamente certo e sábio.
Tem uma boa semana, querida amiga Vera Lúcia.
Beijo.
Amada já li esse texto maravilhoso
ResponderExcluirna verdade basta chegar aqui para encontrar
tudo que a de melhor na sua postagem.
Amigo sabes quanto gosto de marcar minha presença.
A verdade ando muito tensa ultimamente
espero em Deus que tudo de certo na minha vida.
Um abraço e meu carinho.
Evanir.
É uma bela lição, e sempre vale a leitura. Ótima escolha, Vera. E ser gentil é ser educado, é se preocupar com o outro, demonstrar seus bons sentimentos, enfim, é ser uma pessoa do bem. Beijos e boa quarta.
ResponderExcluirHi Vera,
ResponderExcluirbeautifully written.
Kindness, courtesy ... somehow it wears off ... :-(
Greetings and hugs.
As boas palavras que se dão ao outro, os pequenos gestos, com que se enche o dia, um sorriso na hora certa, uma mão estendida, ou um abraço apertado, porque dele alguém precisa, deveriam ser uma forma de estar na vida. Gentileza, educação e bem querer. Gostei muito desta escolha, Vera.
ResponderExcluirLindo dia!
Beijos
Oi Vera!
ResponderExcluirÉ tão bom quando encontramos pessoas assim, naturalmente gentis, educadas e delicadas, uma pena que seja cada vez mais raro hoje em dia e a brutalidade, criminalidade, violência e tudo de ruim seja o assunto que os meios de comunicação adoram incentivar, infelizmente isto influencia muito as pessoas, se propagassem a educação, a gentileza e a cultura cada vez mais iria aumentar porque o povo teria estes exemplos para motivá-los ao invés do contrário, isto fica claro nos países desenvolvidos em que tudo funciona bem e o nível de educação e gentileza é altíssimo. Adorei o post! Boa semana! :)
Bjs
Boa tarde, Vera. Concordo plenamente com o texto.
ResponderExcluirHoje em dia vemos muito pouco isso, o mundo é apressado, s pessoas quase não se falam, se tocam, se olham, quase nunca tem uma atitude amável, de preocupação.
Se o tempo é curto, não custa ainda assim, deixar uma mensagem de bom dia, falar um oi, ainda que rapidamente, é não esquecer que o outro existe, precisa de atenção e cuidados.
Garanto que quem se dispõe a ser atencioso colherá frutos saudáveis mais tarde.
É um prazer para a alma, a cordialidade!
Sejamos mais cortês, então.
Doemos mais amor e atenção sem querermos só que o façam conosco.
Tenha uma semana de paz!
Beijos na alma!
Boa tarde Vera...
ResponderExcluirAndei atrás de uma bolsa com franjas, encontrei poucas, gostei de menos ainda e as que gostei achei o preço absurdo...
Beijãoooo, bom restinho de quarta para vc!
Nanda
Gostei imenso da fotografia das rosas!! Uma paisagem muito linda!! Eu não sei dar valor a um presente porque nunca recebi prendas,davam-me sempre dinheiro para eu gastar naquilo que me fizesse falta e ainda agora fazem isso. Vi desejar-te tudo de bom mais uma vez e vi ver as tuas novidades. Beijinhos fofinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt
ResponderExcluirLindo texto!Hj a delicadeza não tem muito espaço em nossas vidas corridas. Que a delicadeza volte!! Bjs
ResponderExcluirTambém acredito na amabilidade de todo ser , que tem guardado em todo
ResponderExcluircoração.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Such nice delicate flowers.
ResponderExcluirVera bom dia, ser gentil ser delicado é essencial amei a imagem das flores, Vera passando pra te desejar uma ótima quinta-feira beijos.
ResponderExcluirBlog /Fan Page / Twitter /
É mesmo essencial ser gentil, delicadeza gera delicadeza. O nosso estado interior pode ser o termômetro que nos faz gentil ou não, por isto é tão difícil o ser. E temos que ser cuidadosos para não magoar os outros. Caso não estejamos totalmente satisfeitos com o que nos rodeia, com o nosso dia, com nossos anseios e realizações, temos esta tendência à querer transferir para os outros o nosso mau humor. Talvez até impensadamente. Nestes casos acabamos nos aborrecendo mais. Ao contrário, se conseguirmos ser tolerantes gentis e amáveis atrairemos também para nós tudo isto.
ResponderExcluirGostei muito do texto.
Um abraço Vera. A imagem é um colírio.
Boa tarde Vera!!
ResponderExcluirTem duas coisas que sempre me fazem lembrar de vc: café e bolinhos integrais... ah passeios na cidade tb...
Sempre que faço meus bolinhos penso: acho que a Vera iria gostar desse tb... Só não envio pra vc experimentar pq vai chegar mofado :(
São tão fáceis, acho que se vc tirar uma horinha para tentar não vai se arrepender... Não precisa ser chef juro, até eu consigo <3
Beijo bem grande!!!
Nanda
Este é um tema que poderia ser repetido diversas vezes, pois com esta vida tão agitada de hoje, as pessoas estão esquecendo de serem educadas, gentis umas com as outras. Como dizia aquela pessoa: GENTILEZA GERA GENTILEZA.
ResponderExcluirBeijos amiga e boa sexta!!
Verinha, tudo bem?
ResponderExcluirJá estava com saudades daqui! Mas a vida é assim mesmo, para otimizar o tempo, tenho que, por enquanto, fazer postagens mensais que é quando me organizo para visitar os blogs dos amigos.
Belo texto e mensagem. Penso que essa delicadeza expressa no texto, é justamente aquela que se refere ao que se tem de mais precioso, mas também o que menos se percebe hoje em dia: a consideração. Consideração com os outros, com nós mesmos, com a natureza, com a vida, enfim.
Grande beijo e ótimos dias!
The flowers look stunning.
ResponderExcluirQuerida amiga Vera!
ResponderExcluirO texto tem muito a ver com os dias de hoje, muitos esquecem de ser amável , talvez a correria, ou a falta de ter gratidão e ambição, seja o elo.
Você é uma amiga(o) especial.
Quero guardar-te sempre em meu coração!
Não tenho nada que possa recompensar ter uma amizade tão linda assim.
Apenas digo obrigada, pela força, carinho de sua amizade.
Com certeza e Fé em Deus,irei refazendo a vida.
Beijos e um Feliz Final de Semana. Meu carinho e minha gratidão por ti. Nati
Oi Vera, com a velocidade do tempo,
ResponderExcluiro avanço da tecnologia, as pessoas deveriam ficar
melhores e progredirem, mas parece que isto ainda está muito distante.
Abraços
Boa tarde Vera.
ResponderExcluirAcho que sou apegada de outra forma tb... Tenho uma pena de dor peças que não servem mais...
Sempre fui assim, outro dia ainda minha prima tava contando para o meu marido sobre esse meu defeito... Que a minha mãe dava as minhas coisas escondidas pra ela só pq eu não gostava de dar nada.. hehehe e tem mais, não gosto de ver ninguém usando o que era meu :(
Mas algumas coisas eu dou, este ano com muita dificuldade já estou fazendo a faxina para as doações de inverno no armário... heheheh
Beijãoooo, um final de semana abençoado para vc!
Nanda
Oi Vera !
ResponderExcluirAs belas flores ! ! !
Bondade como uma planta de florescencia maravilhosa. Vamos compartilhar o seu comportamento.
S sorrir mais ! :) :) :)
Ser feliz !
Voce me entende ? !
boa sorte !
Excelentes palavras... amo delicadezas, mas é bem verdade, que nem sempre somos só delicadezas, mas que se estivermos atentos, podemos prioriza-las em nosso cotidiano... e com certeza o mundo ficará tão melhor.
ResponderExcluirBeijinhos e ótimo final de semana Vera,
Valéria
Vim deixar um abraço
ResponderExcluirUm bjão e uma boa noite com bons sonhos
Desejo um bom final de semana
└──●► *Rita!!
Tudo na vida é ensinado, preferência na infância.
ResponderExcluirBeijo Lisette
Olá, Vera Lúcia.
ResponderExcluirBela mensagem; nestes tempos corridos, onde amizades podem ser desfeitas ao clique de um mouse, muitas vezes a delicadeza é algo que as pessoas acabam deixando de lado, seja por estarem muito atarefadas ou simplesmente por descuido.
Creio que, se realmente nos importamos com as pessoas, teremos de arranjar uma forma de aproveitar melhor nosso tempo d forma a priorizar quem realmente nos quer bem e tentar ser o mais gentil possível com quem, por alguma razão, sente algum desafeto por nossa pessoa.
Finalmente consegui acesso novamente a internet, após um bom tempo.
Abraço e bom final de semana pra ti, Vera Lúcia.
Um dia um certo dia, talvez já não se possa,
ResponderExcluirnesta vida, recomeçar.
Não deixemos que o tempo passe e,
com ele, a ocasião de recomeçar
um dia que podemos encher de felicidade.
Recomeçar de um ponto de um lugar.
Recomeçar com um gesto, com uma palavra,
com um abraço
O sucesso nessa vida depende de nós ,
mais acima de tudo de Deus.
A você um abençoado final de semana.
Beijos e meu eterno carinho.
Evanir..
Boa noite Vera!
ResponderExcluirAdorei as rosas! Adorei a mensagem! Não custa nada ser delicado e atento com o nosso semelhante.
Beijinhos e bom fim de semana.
Oi, Vera, e quem não gosta de ser cercado de delicadezas, de educação, de gentilezas.... ser delicado é como um bumerangue, a amabilidade volta com força; ser agressivo, também volta... cabe a nós a escolha - mas nem sempre percebida em tempo!
ResponderExcluirUm beijo!
Olá,Boa noite, querida Vera
ResponderExcluirComo vai? Comigo, tudo na paz!
sim, a vida contemporânea já torna as coisas passageiras, irrelevantes, supérfluas, e assim, perdemos o essencial que é o exercício de incluir o outro em nosso campo de ação, importar se com o outro , daí a urgência de se preservar as condições para a vigência de alguma delicadeza. , pois Penso que, a delicadeza não é um valor que se possa cultivar sozinho, ela depende de condições que devem estar sempre presentes em nossa vida social ....
sim, voltei antes...graças à Parceria e aos pedidos carinhosos...Obrigado pelo carinho!
Belo final de semana,beijos!
Tenha um ótimo fim de semana, Vera. bjssss
ResponderExcluirSI, MUY CERTERO MENSAJE.
ResponderExcluirUN ABRAZO
Oi Vera,
ResponderExcluirUm texto que muita gente precisava ler.
Eu vim agradecer sua palavras no blog do felis
e claro conhecer seu cantinho que eu adorei.
Tenha uma noite de paz com cachos de estrelas
e gotinhas de paz.
Beijos
Boa noite Vera.
ResponderExcluirLindo e verdadeiro texto.
Como seria maravilhoso,se todos aprende-se a praticar a delicadeza, a amar uns aos outros,seria um mundo sem violência.
Beijos.
Olá Vera, lindo texto! Aplausos e mais aplausos! Tenha um feliz final de semana! Abraços...
ResponderExcluirTexto mais lindo não poderia haver. A maioria de nós concorda com essas sugestões, e no entanto, não as pomos em prática. Egoísmo? Medo de ser ridículo? Incompetência? Tentarei ficar alerta para os oportunidades de as exercitar com naturalidade. Meu beijo.
ResponderExcluirQue lindo!
ResponderExcluirSe me permite vou encaminhar o link para alguns amigos. O mundo anda tão carente de "gentilezas reais", sem segundas e terceiras intenções que quando encontramos um texto desse, temos que compartilhar.
Belas falas! abs
Leila
Olá Vera, tudo bem? Mais uma maravilhosa reflexão...com toda a certeza nós somos os responsáveis pelas energias que nos cercam...quando estamos sintonizando bem é tudo de bom!
ResponderExcluirBloody Kisses
Monólogo de Julieta
Olá, Vera. Belissimo!! O texto reflete o que de melhor possamos ser e passar para outros. Amabilidade, gentileza, disposição para ajudar, concientização e respeito atráves da delicadeza. è importante estar na sintonia do bem que reflete no amor ao próximo e anós mesmos. Adorei querida! Vc é essa pessoa tão especial e gentil com todos nós. Bjos e muito carinho sempre! Feliz semana.
ResponderExcluirO velho chavão "Gentileza gera gentileza" é a mais pura verdade.
ResponderExcluirSe delicado é uma questão de exercício.
Belo texto.
Abraço, Vera.
É pela gentileza que creio que vamos revolucionar a humanidade e recriar os passos de nos amarmos como irmãos. para tal é preciso um treino diário deste o amanhecer até a hora de repousar.
ResponderExcluirBelo texto Vera.
Sejamos todos gentis.
Meu terno abraço mineiro de flor.
Ei Verinha!!
ResponderExcluirDesculpa pelo meu sumiço!!!
Amei o texto!!! muito lindo!!!!
Bjss enormes
Camila
Olá querida,
ExcluirNão há pelo que desculpar-se. Sei que o tempo por aí não permite navegações pela net, mas agradeço seu carinho. Adoro vê-la por aqui. Também sumi, mas por fatores alheios à minha vontade. Qualquer hora apareço por aí.
Beijão.