Bloqueador de Selecao

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMBATENDO O FOGO.

                                                                (Josephine Wall)


Somos seres carregados de emoções, e muito do nosso bem estar está intimamente ligado com o  modo como lidamos com nossos sentimentos, como nos posicionamos com relação a eles e quais  atitudes tomamos em determinadas circunstâncias.

Costumo dizer que ante um forte incêndio, é natural que a primeira atitude das pessoas seja simplesmente sair correndo a fim de escaparem das chamas. Poucos serão os que terão a atitude de combater o fogo.

Ocorre que, se você simplesmente correr, você poderá perder tudo o que tem e sofrer as consequências do desastre depois. Mas se você resolver combater o fogo, mesmo que isso seja arriscado, você poderá preservar o que tem e não sentir-se tão mal após ocorrido. 

Semelhante coisa acontece com os problemas. Há pessoas que simplesmente fogem deles, e acabam tendo graves prejuízos. É preciso reparar que atitudes negativas em relação a problemas, como ser radical demais ou não condicionar um entendimento, também levam a sofrimentos e prejuízos semelhantes.

No caso do incêndio, seria como combater fogo jogando combustivel em cima. Se você decidir encarar seus problemas de frente, principalmente os de natureza familiar ou emocional, de modo a tentar combater o fogo, ao invés de simplesmente fugir ou jogar mais combustivel em cima, você verá como muitas coisas acabam se resolvendo facilmente, que conflitos emocionais ocorrem, mas que resolvê-los ou não é uma opção sua.

Lembre-se que não somos seres perfeitos, e que muitos erros que às vezes cometemos têm a intenção de acertar. O verdadeiro Amor não consiste em amar "por causa de", mas "apesar de".

No final das contas,  você verá que Amor, Compreensão e Perdão, continuam sendo os promotores sublimes da paz interior e da felicidade.


(Augusto Branco).






    QUE DEUS AMPARE E CONFORTE OS CORAÇÕES DOS FAMILIARES E AMIGOS DAS
    VÍTIMAS DO INCÊNDIO OCORRIDO DURANTE UM SHOW EM SANTA MARIA,     NO
    RIO GRANDE DO SUL.  MUITA LUZ  AOS  QUE  CHEGARAM  AO  TÉRMINO  DE  SUA
    JORNADA.

        
                                                                                             

56 comentários:

  1. Olá Verinha

    Concordo qe encarar de frente é a melhor solução.
    Uma ótima noite para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  2. fugir das situações não é bom, mesmo feridos e machucados é necessário enfrentar os problemas de frente.. mas num incêndio de verdade acredite, eu fujo.. na tragédia da madrugada passada perdi um amigo, esposo, pai de família, uma pessoa querida que deixa minha amiga e uma nenê de cerca de 7 meses sozinhas.. muita tristeza.. beijos mil amiga e ótima semana..

    ResponderExcluir
  3. Vera Lúcia, muito bem colocada essa postagem. Interessante o paralelo do combater o fogo com o resolver problemas. É uma grande verdade e o texto indica a melhor opção.

    * Muito bonita a sua homenagem as vítimas de Santa Maria-RS. Aproveito para compartilhar esse sentimento com você. Deus abençoe e ampare a todos os envolvidos nessa ocorrência.

    Grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Verinha, querida.
    Não estou conseguindo comentar sobre esse tema, mas fiz questão de visitar todos blogs amigos que tiveram a sensibilidade em associar o ocorrido...
    Grande beijo e obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  5. Fugir do fogo pode ser uma solução. As forças podem ser desiguais e as hipóteses de vencer estarem desequilibradas. Fugir pode e deve ser entendido como alerta e pedido de socorro...

    Fugir dos problemas que se enfrentam parece-me uma falta de personalidade e de fuga às responsabilidades pessoais.
    Também aqui muitas vezes precisamos de pedir ajudas - SOS

    ResponderExcluir
  6. Bom dia querida amiga!

    Bela partilha.
    Problemas, perdas... sempre irão existir. Temos que aprender a lidar e encarar de frente o que nos é imposto muitas vezes. Assim como diz no texto. Só assim aprendemos e podemos prosseguir.

    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  7. oi Verinha,

    encarar de frente não significa ser insensível,
    apenas abrevia o sofrimento e coloca as coisas em seu lugar mais depressa...
    meu coração está sentido com essa tragédia...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Enfrento sempre meus problemas, mas do fogo, eu fujo, fujo, fujo!

    ResponderExcluir
  9. É um momento triste de apurar os fatos,,,pessoas morrem simplesmente, nada é feito, vemos uma tragédia aqui,,outra ali, autoridades inertes festejando seu poder podre, vemos a ganância impedindo vidas de se salvarem, por alguns trocados, vemos pessoas sem responsabilidade nenhuma ateando fogo por achar bonito, não sabendo o poder do mesmo, vemos bebidas, drogas, jovens morrendo simplesmente,,,é triste,,,será que dessa vez aparecerá um culpado? ou simplesmente ficaremos de luto até acontecer tudo outra vez, em outro lugar? beijos de bom dia pra ti amiga...

    ResponderExcluir
  10. O texto é ótimo. Lamento pelo ocorrido, ainda estou em choque. Que Deus dê conforto para essa gente. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Vera!
    Aceitar a existência de um problema e encarar de frente é sempre a melhor solução...
    Quanto ao incêndio e a tragédia, muito triste mesmo.
    Só rezar...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Que Deus traga conforto e consolo aos corações dos familiares das vitimas.

    Reconfortante o seu recanto do sol.
    Beijinhos Vera
    cvb

    ResponderExcluir
  13. Verinha,
    li e vou responder ao mail.
    Obrigada bj

    ResponderExcluir
  14. Vera,
    bastante pertinente a analogia que o augusto Cury faz, comparando incêndios aos problemas e a forma como os enfrentamos. A primeira reação é sempre de fugir mesmo, não tem jeito, instinto de sobrevivência. rsrs

    A propósito, vc já ouviu falar em "resgate coletivo"? Queria ler a respeito, mas fontes confiáveis. Se conhecer algum texto, me fala.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Vera, que mensagem!
    Precisamos aprender a combater o fogo...!

    Quanta tristeza né? Santa Maria e o Brasil estão sofrendo, como estou triste, nas poucas horas que consegui dormi esta noite, tive pesadelos terríveis com o que aconteceu :(

    Beijos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  16. É minha amiga...muito triste o que aconteceu. Nessas horas devemos orar pelas vítima e seus familiales.
    Boa semana!!
    jorge-menteaberta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Vera,boa tarde!
    O texto do Augusto Branco é um primor.
    Gostei de ter lido.Uma reflexão e tanto...
    Bjs \o/

    Muito triste o que aconteceu em Santa Maria :(

    ResponderExcluir
  18. Um texto excelenete, também estava a precisar de ouvir/ler certas verdades! Que Deus dê muita força a todos! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito triste mesmo o que aconteceu!
    Seja sempre muito bem vinda no meu blog.
    Estou te seguindo.
    Beijos

    http://tuorganizas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. O lindo e reflexivo texto que publicou foi, de certa forma, abafado pela tragédia. Os incêndios na vida pessoal, provocados por desafios, devem ser enfrentados para não se acumularem. Logo que a centelha aparece, torna-se necessário apagá-la, para que não se una a outras, que certamente virão, queimando-nos a alma.
    O outro incêndio ceifou vidas e todos sentimos o coração apertado porque nada podemos fazer senão orar pelos espíritos dos que se foram e pela dor dos que perderam seus entes queridos. Que Deus os ajude! Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oi, querida Vera Lúcia!

    Todo o texto de Augusto Branco é bem reflexivo e nos ensina como proceder, perante, um fogo, nosso, geralmente, interno.

    Riscos todo o mundo corre, mas é preciso "pegar o touro, pelos cornos", mas prudentemente, pra que o "forcado" não sofra ferimentos.

    As minhas sinceras condolências ao povo brasileiro.
    Beijos da Luz, com carinho.

    ResponderExcluir
  22. Oii Vera, sem duvida não podemos fugir dos problemas, hj mesmo tive um bem desagradável e enquanto aguardava p resolver pensava exatamente isso, vou enfrentar e vou sair daki com tudo resolvido por mais que me chateie! A vida é isso mesmo, não dá p fazer cortina de fumaça p esconder os problemas, temos que ser firmes p enfrenta-los! Que Deus abençoe as famílias de Santa Maria!

    ResponderExcluir
  23. Lindo Texto! Oportuno e inteligente. Parabens minha amiga!

    ResponderExcluir
  24. Vera,
    Geralmente um incêndio começa por uma fagulha e que se não for abafada, gera um grande desastre. Assim são nossos problemas interiores, nossas dores, nossas desafeições, nossas intolerâncias, nossas mazelas, que se não forem refletidas e apagadas das nossas amarguras, se tornam labaredas que devoram tudo.
    Oportuno texto pela tragédia ocorrida, e que Deus abençoe e conforte os corações em dores dos familiares das vítimas.
    Bjks doces e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  25. "...atrevo-me a profetizar que Santa Maria despertará o povo brasileiro e suas instituições para a necessidade de reformular leis e de aplicar com rigor redobrado a fiscalização de seu cumprimento, a exemplo do que aconteceu na Argentina, há poucos anos, após uma tragédia semelhante."

    (Trecho de comentário meu no Inquietude. Vamos combater o incêndio do descaso.)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Realmente, é preciso encararmos os problemas de frente e não fugir deles..é preciso ser muito forte para podermos trabalhar com eles no dia a dia.
    E não tem como cometar essa tragédia que abalou o Brasil, oremos para confortar os familiares e amigos que perderam seus ente queridos de maneira tão trágica. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  27. Excelente texto, excelente reflexão que o momento requer. Abraço

    ResponderExcluir
  28. Vera, um texto mais do que apropriado em meio a tragédia ocorrida em Santa Maria. Para refletir. E o sofrimento desses familiares é desolador. Quanta tristeza! bjsss

    ResponderExcluir
  29. Um belo dia pra ti minha amiga,,,beijos e beijos.

    ResponderExcluir

  30. BOM DIA MINHA QUERIDA !!!!!
    MOMENTOS COMO ESSES TEMOS QUE MOSTRAR NOSSA FORTALEZA DIANTE DE DEUS .TUDO POE ELE...QUANDO DIZEMOS QUE UMA FOLHA SÓ CAI PELO CONSENTIMENTO DELE,NÃO PODEMOS TER DÚVIDAS DE MAIS NADA ...
    VAMOS NOS UNIR EM PRECES PELOS QUE FORAM ANTES DE NOS.
    " Que teus anjos velem pela sua chegada ao mundo espiritual.
    Que eles possam compreender o que se passou.
    Que saibam o porquê desse acontecimento.
    Que reencontrem seus entes queridos.
    Que se sintam amparados.
    E iluminados pela tua Presença.
    Assim seja."
    BEIJO-TE SILENCIOSAMENTE !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Texto magnífico Vera!
    Um texto muito propício para nos levar a reflexão sobre nossas atitudes diante da vida!
    bjssssss

    ResponderExcluir
  32. Amiga VeraTu mentalidad y amor por la poesia hacen qque tus comentários salgan con ese aroma tan poético.
    Un fuuerte abrazo

    ResponderExcluir
  33. Vera, sem dúvidas um momento muito triste na história de Santa Maria e de todos nós brasileiros. Dizem que o fogo, apesar de devorador é também purificador. Espero que estas 231 almas sejam purificadas e possam entrar na Glória do Pai.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. .



    Foi por concordar com
    o seu texto que eu fiz;
    Amor sobre os trilhos
    do metrô, do Rio.

    Veja detalhes, no meu
    blog, hoje.

    Beijos,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  35. Um magnífico texto.
    Não há como não concordar com o seu conteúdo.
    Um beijo, querida amiga.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com o que o Nilson disse sobre este seu texto.
    Sobre o acontecimento no Brasil, é tempo de as autoridades imporem
    regras rígidas e uma fiscalização sem corrupção.
    Bj.
    Irene Alves
    Minha págima no Facebook é Marques Irene vou-lhe enviar um convite.

    ResponderExcluir
  37. Eu sempre acreditei que fugir nunca foi a solução, e sempre encarei as adversidades da vida como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Mas em meio ao fogo sempre ha fumaça, que por vezes nos segam, nos sufocam e nos fazendo perder todo senso de direção e condições físicas para combater o fogo, e é justamente ai que muitos perecem. Acredito que antes de combater o fogo, precisamos aprender como lidar com a fumaça.

    Atristeza é comum a todos, diante dessa tragédia, o que resta a nós que estamos distantes é orar

    Abraços

    ResponderExcluir
  38. O único de que eu gosto,
    é o fogo da alma!
    Beijinho para si!

    ResponderExcluir
  39. Olá amiga Vera, seu texto é um grande aprendizado para todos chegando numa hora em que nós do Rio Grande do Sul e o resto do país, e também do mundo, estamos de luto, com o coração em lágrimas por tantos jovens terem sido ceifados desta vida. As pessoas choram, se sensibilizam com cada noticia que chega pela mídia. Uma tragédia que abalou o cotidiano e que nunca mais será esquecida. Um grande beijo para ti.

    ResponderExcluir
  40. Que texto emocionante. E eu concordo plenamente com o Marcos Mariano. "Precisamos aprender como lidar com a fumaça."
    Bjs. Vera.

    Deus dará conforto,consolo às famílias. Cada um que chora seu ente querido, encontrá um porto para descansar sua tristeza. Temos que confiar.

    ResponderExcluir
  41. Um belo dia pra ti minha amiga,,,beijos.

    ResponderExcluir
  42. Olá!Bom dia!
    Vera
    Bela reflexão e linda imagem.
    bem...ainda triste com o q aconteceu.Tomara que a mídia sensacionalista cobre providências e resultados.
    ... particularmente, Não costumo fugir, gosto de encarar de frente, independente da intensidade ou gravidade do problema, pois busco ativamente resolver. Caso não consiga ,de imediato, vou dentro do possível, ignorar o problema por algum tempo , para diminuir os conflitos e manter meu bem estar emocional.Já que o estresse com a situação, só nos deixa exausto...que poderia ser usado para se recuperar do problema.
    Meu carinho!
    Bela quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Vera, vim te desejar um lindo restinho de semana ♥

    Abraços apertados!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  44. Lindo texto, parabéns!


    Tenha uma tarde de luz e amor ..
    Abçs
    My

    ResponderExcluir
  45. Minha linda amiga , a imagem é bonita
    e a mensagem tbém a gente pode refletir
    sobre tudo né, e a gente encarando tudo isso
    da uma tristeza, mas vamos ter forças na
    mente e enviar toda boa energia
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  46. Bela reflexão, linda imagem.
    Oque falar sobre o ocorrido em Santa Catarina?
    Apenas que Deus ilumine os jovens que sobreviveram e as famílias com suas perdas.

    Linda noite
    Bjinhus
    Xuchu

    ResponderExcluir
  47. É que às vezes o fogo ganha uma intensidade incontrolável, daí quando tentamos apagá-lo, já é tarde... E ficamos apenas observando o fogo consumir tudo...

    Mas a ideia de aprender a lidar com isso é boa, é sempre válida, toda vida possível, enquanto formos existência.

    Estamos em sintonia no que diz respeito a esse fim de semana de tanta tristeza, eu sem ter estado aqui utilizei a mesma imagem na minha postagem... Temos bom gosto, eu acho. Espero que possamos compartilhar flores coloridas, celebrando vida. Chega de morte, né?

    Beijo, Vera!

    ResponderExcluir
  48. Um belo dia pra ti minha amiga...beijos.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado pelo carinho das palavras lá no Livro...beijos.

    ResponderExcluir
  50. Peço imensa desculpa. Sim já conhecia o seu maravilhoso blogue.
    Um grande beijinho
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  51. Bastante apropriada essa postagem num momento de tanta dor. Faço minha suas palavras: Que Deus ampare e conforte os corações de todos em Santa Maria. Em especial os familiares das vítimas. Amém!

    ResponderExcluir
  52. Vera
    Linda escolha. Mais texto de reflexão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  53. Olá, Vera Lúcia.
    Diante de grandes tragédias (reais ou psicológicas), nosso primeiro ímpeto é fugir.
    Mas se fizermos isso, os estragos serão ainda maiores do se encaramos a situação de frente.
    Fugir de nada adianta.
    Abraço.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...