Bloqueador de Selecao

domingo, 25 de junho de 2023

DOENÇAS MODERNAS: O CARISMA INVERTIDO.


Temos, diariamente, quinhentos mil motivos para reclamar: a conta de luz está caríssima, o vizinho da frente fala aos berros com o filho, o elevador quebrou de novo, o dinheiro ainda não entrou na conta, o mercado está um roubo, ... !! Sim, temos motivos de sobra.

E temos, igualmente uma quantidade variada de pessoas que passam por nós, que vêm até nós, que convivem diariamente conosco, que nos observam; certas delas até desejariam nos conhecer um pouco mais, compartilhar momentos conosco, enfim, é gente o bastante para espantar qualquer solidão, mas, sequer prestamos atenção.

E perdemos muito, deixamos passar muito, desperdiçamos muito.

E, por quê? Porque sem perceber, nessas horas, estamos no modo - carisma invertido -, esbravejando, lamentando, olhando para o vazio, para o céu, para o chão, para a carteira, para a TV, para o celular, menos para os olhos uns dos outros.

Carisma invertido é uma espécie de acessório que vamos agregando ao longo da vida, especialmente em algumas épocas mais azedas.

Temos a opção de exalar sorrisos, bom humor, piadas, elogios, abraços, mas preferimos vociferar discursos intermináveis contra a política atual.

Temos a chance de conquistar mais algumas amizades numa reuniãozinha social, mas, escolhemos fazer o tipo antipático que só fala com quem já conhece e, em último grau, que faz uma cena teatral contando suas vantagens, monologando com seu copo e entediando a todos.

Podemos sair de casa e cumprimentar todas aquelas pessoas que diariamente passam por nós. O zelador, a moça que passeia com três cachorros, o jornaleiro, o vigilante do banco ... mas, o que fazemos? Abaixamos a cabeça, fingimos que estamos pegando algo na bolsa, falando ao telefone.

Dessa forma, vamos nos transformando pouco  a pouco num grupo cada vez maior de pessoas de carisma invertido. A pessoa interessante que mora em nós vai perdendo espaço pra o posseiro rabugento, o matador de risadas, o que já sabe tudo e não está a fim de trocar nem aprender com ninguém.

Fica, portanto, uma seleção de dicas para quem quer manter o seu carisma no estado natural, sem inversões ou mutilações:

- Não seja mal educado sob nenhuma desculpa;

- Não use as crises, quais forem, como escudo para a sua falta de assunto;

- Não fale mal do que não sabe. 

- Não agrida antes para perguntar depois;

- Não use meias palavras quando uma pergunta exigir resposta inteira;

- Não retribua um sorriso com indiferença;

- Não categorize pessoas;

- Não faça tipo, não seja um tipo, não imite um tipo;

- Não pense que a paciência alheia é ilimitada.

E, por fim, esforce-se todos os dias para ser aquele tipo de pessoa que você admiraria pelo carisma.


(Emilia Freire)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...