1-De que vale um amigo lhe dizer que se precisar “pode contar com ele”, se as suas palavras não correspondem às ações?
2-Mantenha sempre duas portas abertas para os amigos: uma porta de entrada para os bons; uma porta de saída para os maus.
3-Não se importe de ter amizade com pessoas de pouco estudo. Atenha-se a outras qualidades. Quem sabe a mente voltada para o bem, dois braços acolhedores, um coração magnânimo...?
4-Quando, entre amigos, ao falar de um amigo que perdeu, meça bem as suas palavras. Se o que você falar for injusto perderá também os que o ouvem.
6-Jamais desagrade um ente familiar para agradar um amigo. Tenha em mente que os amigos vivem com você e os familiares vivem por você!
7-Ao abrir polêmica com amigos e sentir os nervos em alta-voltagem, controle a tensão e evite ofender. Lançar palavras de alta-amperagem pode gerar um incontrolável curto-circuito...
8-Paz, amor, boa-venturança? Há duas diretrizes para você alcançá-los: manter um entendimento largo com os amigos e outro estreito com o Absoluto.
9-Ao negociar com certos amigos seja perspicaz. Analise-os e não invista sem o selo irrompível da confiança. Cuidado, ou eles ficam com os lucros e você com os prejuízos...
10-Naqueles momentos angustiantes, ante a sensação do nada, de mergulharmos num grande vazio, a presença de amigos é uma boia firme em mar aberto para nos trazer à tona e nos dar ar, força, alento, conforto.
11-Quando há disputa por dinheiro e poder entre você e seus amigos, é nessa hora que você conhece o verdadeiro caráter de cada um!
12-Velhos amigos partem, novos amigos chegam... É como a noite que vem, cumpre sua jornada e logo uma nova alvorada surge. Assim é a vida, no seu ciclo infinito!
(Inácio Dantas)