1. VOCÊ CONSTANTEMENTE SE LEMBRA DE SITUAÇÕES DOLOROSAS DO SEU PASSADO E REVIVE SUAS DORES: Sempre que uma lembrança dolorosa surgir, se recorde que você está no presente, que você superou essa situação. Não foque na dor, foque no que aprendeu e na sua superação.
2. VOCÊ SENTE DIFICULDADE EM PERDOAR: por mais difícil que seja perdoar, comece percebendo que o perdão serve para sua cura. Cada pessoa tem seus limites e age dentro de suas possibilidades, pois cada um é o que pode ser no momento. Procure substituir o julgamento pela compaixão.
3. VOCÊ SE COBRA TODO O TEMPO E SE SENTE INFERIOR: não exija um desempenho que você ainda não pode ter. Reconheça os seus limites e valorize o seu potencial. Quando você respeita o seu ritmo e aprende a valorizar suas conquistas, você substitui a cobrança pelo incentivo.
4. VOCÊ SENTE QUE A SUA AUTOESTIMA ESTÁ BAIXA: quando nos comparamos com os outros ou colamos nosso valor em conquistas externas (geralmente status sociais), nos rejeitamos e queremos nos encaixar em um determinado modelo para estar bem. Aprenda que você é único (a) por ser quem é. Seu valor está naquilo que você tem de mais diferente.
5. VOCÊ SE SENTE ANSIOSO(A) E COM MEDO DO FUTURO: Não podemos controlar nosso futuro, mas podemos dar o nosso melhor no presente. Se a vida é mutável a grande chave da mudança está está em alimentar a força e a flexibilidade que temos em nós. Foque no agora e valorize o seu poder pessoal.
(Imagem: Dorina Costras art.)