Bloqueador de Selecao

sexta-feira, 20 de março de 2015

APRENDER A VIDA.



Dizem que perdoar é esquecer e eu não sei ainda onde encontrar essa borracha que apaga vivências doloridas ou curativos que cubram feridas que nunca se fecham. No meu ver, perdoar é compreender, aceitar e seguir adiante, é poder olhar nos olhos da outra pessoa novamente e, se preciso, dar a mão sem o sentimento de sacrifício. Raras são as pessoas que alcançam o dom do perdão, mas não é impossível.


Cada um de nós absorve de maneira diferente acontecimentos comuns a todos e somos incomparáveis. Por que eu vivi algo de um jeito não obriga ninguém a viver da mesma forma. Aprender a respeitar a dor alheia é respeitar a individualidade do ser humano.



Muito do que chamamos de imprevisto e coincidência é a Mão de Deus interferindo nas nossas vidas. Devemos pensar então duas vezes antes de reagir mal a algo que contraria nossos planos.  



O passar do tempo nos traz a experiência, mas a sabedoria vem de maneira diferente. Ela chega com a vivência, entendimento, compreensão e aceitação das adversidades. 



Aprender a vida é reconhecer-se aluno eterno, com as somas, diminuições e ciências do dia-a-dia. É chegar ao fim do dia e fazer planos para o dia seguinte e se preciso for, recalcular, rever, repensar e recomeçar.

Letícia Thompson

Imagens:  Pamela Colebourn art




60 comentários:

  1. Belo e delicado texto!!
    Não sei como o comente. mas perdoar é um Dom que cada qual tem, quem o tem!! Existem pessoas que só o têm na boca, e não no coração.
    Considero-me uma pessoa que sabe perdoar.
    Gostei!!


    Beijo, bom fim de semana

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto temos que sempre aprender com a vida e respeitar é uma delas, Vera beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera!

    Ótimo texto, já perdoei inúmeras vezes, existem pessoas que persistem no erro, neste caso eu não perdoo, deixo que estas pessoas Deus as perdoe. Tem casos e caso, depende de como encara-se tais casos. Quando somos bondosos, educados e sinceros, tem pessoas que são ao contrário, dissimulam tudo.
    Estou devagar com o blog, já fui prejudicada demais, em menos de 2 anos pegaram e-mails meus e fizeram uma página no Face. Não tenho mais Face. Sei que é, mas não vou ficar calada. Fora os blogs que fiz,refiz, devido aos que não tem o que fazer. Sou assim: Se não posso ajudar, também não prejudico, mundo virtual, descobre-se quem faz este tipo de coisa, acha pq está na frente de uma tela, não vão ser descobertos. Tanta maldade, que não dá mais para engulir seco.

    Beijos e Abraços
    Nati

    ResponderExcluir
  4. Uma ternura e beleza de Blog. Entrei sem pedir... e ainda bem, porque adorei, as frases, as imagens, enfim...
    Tudo.
    Beijinho
    Alice

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Verinha!
    Com certeza, a vida é uma escola e cada dia que passa uma nova aula cheia de aprendizados e coisas novas estão sempre por vir!! Bela mensagem!

    Grande beijo, ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a definição de perdoar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vera.
    Tudo lindo aqui: mensagens, blog e imagens. maravilhoso!

    Sabe, passei por uma experiência chata na semana passada, sobre perdão. Eu achava que tinha sido dura demais, e já estava começando a me arrepender de ter cortado relações com algumas pessoas - não briguei com ninguém, apenas presenteei-os com o dom da minha ausência total. Acho até que gostaram... mas como eu disse, estava quase arrependida. Mas daí fiquei sabendo de algumas coisas que ainda não sabia, e pareceu-me que foi Deus ou alguém me dizendo: "Fica longe mesmo, essa gente não gosta de ninguém e só visam os próprios interesses."
    Não sinto que eu tenha que perdoar-lhes nada, mesmo porque nunca me pediram perdão. Também não sou Deus para perdoar. E também cometo muitos erros - mas não sou desonesta e nem cruel, isso não. mas tive a certeza que ficar longe foi melhor, é melhor...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Uma reflexão de aprendizagem contínua - o perdão deve ser feito primeiro em meu interior para depois ser externado. Sem troca alguma...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. E disse tudo, Vera ;)
    As imagens são belíssimas, parecem tiradas dum livro antigo.

    bj amg

    ResponderExcluir
  10. Oi Vera,
    É difícil, demorado, mas não é impossível.
    Lindas imagens
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Vera
    A isso tudo eu chamo de exame de consciência e vem o perdão com o tempo...
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Vera.
    Em primeiro lugar lindas imagens. Quanto ao verdadeiro perdão acho que a maturidade nós faz mais sabia referente a isso. Sempre dizia que eu perdoava com facilidade, mero engano, quando fiquei fase a fase com o que todos diziam ser imperdoável, fiquei dias em conseguir entender e ainda pior perdoar, mas foi um experiencia a muitos anos atras que me fez um bem enorme, conseguir da o perdão e a sensação foi unica. Quando era ainda adolescente diante da tv com meus pais um casal perdoava e visitava o assassino do seu filho, na época fiquei indignada, me peguntando como isso era possível, hoje com a maturidade que tenho sei que é possível e necessário para seguimos em frente,com a paz tão necessária para sermos feliz. Um lindo fds.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Até os membros de uma mesma família são diferentes, uns tem discernimento, outros nem sabem o que é isso. Felizes os tolerantes, que sabem compreender as fraquezas do próximo e sabem perdoar.
    Querida sumidinha, beijos mil!

    ResponderExcluir
  14. Que sábias palavras da Letícia, Vera! E de tão fácil identificação! Vc ainda escolheu belíssimas imagens pra ilustrar esse post. Bjss e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Bom dia, Kilida
    ...Letícia Thompson. As imagens - Pamela Colebourn art. lindas!
    sim, perdoar não é esquecer. A palavra “perdão” significa limpar a conta, cancelar a dívida. Quando perdoamos ou quando pedimos o perdão, não estamos concordando com o erro (do outro ou nosso), mas aceitando que o fato aconteceu. . Algo que pode ser simples, mas muitas vezes, pode ser um processo. Pois, para perdoar é preciso decidir. Sim! Pois não acontece por acaso e se "raras são as pessoas que alcançam o dom do perdão, mas não é impossível ", pois é dificíl não reagir mal, quando contrariado, mas é preciso crer na falibilidade do ser humano e na individualidade de cada um,sem se acomodar com ela,que já estaremos dando um belo passo...
    ...o passar do tempo nos traz experiências e a sabedoria de que , ao longo, estamos sujeitos a uma infinidade de acontecimentos que surgem repentinamente e, muitas vezes, fogem ao nosso controle. Sim, temos a incerteza de saber e de controlar tudo que fazemos ou decidimos na vida. Somos humanos, somos falíveis, estamos longe da perfeição e somos pessoas legais que tem conflitos diários - conosco e com o próximo - e nunca desistimos de aprender com a vida. Como escrito "Aprender a vida é reconhecer-se aluno eterno com as somas, diminuições e ciências do dia -a -dia. É chegar ao fim do dia e fazer planos para o dia seguinte e se preciso for, recalcular, rever, repensar, e recomeçar. ", pois, as pequenas ações no dia-a-dia e a manutenção contínua da limpeza de coração, é que vão nos ajudar nisso. Não temos nada a perder. Apenas ganhamos,e talvez , o título, de ser um bom aluno e passar com boa média na aula da vida...
    Agradeço pelo carinho, feliz finde, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Todas as colocações muito bonitas. Vou me ater ao perdão. Perdoar é ficar lembrando, não é efetivamente perdoar. Quem perdoa, não fica lembrando. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Para mim, a capacidade de perdoar depende muito do tipo de ofensa. Conseguirei perdoar se a pessoa demonstrar verdadeiro arrependimento; se esse arrependimento é profundo. Mas não esqueço, porque tal como não se esquece o que foi positivo, também não se deve esquecer, nem se consegue, o que foi negativo.
    Só quem consegue rever-se no outro poderá entender verdadeiramente a dor alheia, e são mesmo as adversidades ao longo da vida que nos permitem a bagagem para a compreensão dos outros, e ao mesmo tempo, a relativização dos nossos próprios problemas. Uma aprendizagem que nunca termina.
    Um belo texto de Letícia Thompson, e as imagens são lindas!
    Bom fim de semana, Vera! E um belo Outono.
    xx

    ResponderExcluir
  18. UN MENSAJE LLENO DE MUCHAS SABIDURÍA.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  19. Rever e repensar são verbos muito apropriados para quem, de fato, deseja viver bem, em crescimento e sabedoria. Até na hora do perdão eles nos acenam. Há mágoas que não merecem ocupar nossas mentes. Perdoar não leva ao esquecimento, mas retira da lembrança a dor, permitindo a continuidade de relações.
    As imagens são lindas e o texto foi muito bem escolhido. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Vera, perdoamos mais, por não merecermos sofrimentos, humanamente ninguém merece. Perdoar e humano, como não esquecer o mal que nos fazem o e.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Vera Lúcia, mas claro que estive aqui e dei com a cara na porta,rts

    Muito lindo esse texto e bem ilustrado! Como estás? Tudo bem?

    Lindo OUTONO e desejo ótimo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  22. Excelente texto e lindas imagens.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  23. olá Vera

    obrigado saudades de ti..... fiz uma pausa estou bem de saúde feliz.vou escrevendo......Amando..

    optima semana

    beijos..

    ResponderExcluir
  24. Olá Vera.
    Passando para lhe agradecer pelo carinho e lhe desejar um semana cheio de alegrias e realizações.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  25. Olá, querida Vera!

    Se o texto de Letícia Thompson é realista, bom de ler e agradável, as imagens que o vão acompanhando são mágicas, na minha opinião. Parecem fadas, que resolvem, sem sabermos como, nossos problemas.

    Acho o verbo perdoar muito a«amplo e completo. Nem sempre é fácil, mas com algum esforço e discernimento, conseguimos aplica-lo, embora não esquecendo o que sucedeu.

    A vida é como uma escola com etapas, que vamos alcançando, umas vezes com mais sucesso e desenvoltura, outras com menos, mas convém sermos sempre alunos.

    Boa semana!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Que bela combinação de texto e imagens, Vera!
    Abraço, ótima semana nova pra você!

    ResponderExcluir
  27. Magníficas imagens de rebuscado bom gosto para palavras lúcidas de bem viver...preciosa postagem para ler e reler.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Verinha,
    vc tem o dom de escolher com preciosidade as mensagens mais significativas, aquelas que reverberam nos sentimentos, aclarando-os.
    Elejo o 1º parágrafo como fio condutor da postagem.Completo!!

    Bjkas e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  29. oi Verinha,

    adorei o texto,
    ando correndo mais do que gostaria e deveria,
    um esforço danado para superar essa crise...
    mas espero que seja um momento passageiro,
    com essa correria tenho tido bem menos tempo do que gostaria...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Belíssimo Texto Vera, concordo plenamente com o primeiro parágrafo sobre o perdão. O perdão tem que ser abrangente e tão intenso que deixe não marcas das mágoas, dos atritos,das dores.
    Quantos as imagens , eu voltei em cada uma para admirar cada detalhe. De tirar o fôlego de tão belas. Parabéns Vera.

    ResponderExcluir
  31. Belo texto. Acredito que perdoar é lembrar sem dor e que leve nos sentimos,quando a lembrança deixa de doer.
    Um abraço,
    Sonia

    ResponderExcluir
  32. Magníficos o texto e as imagens, Vera. Sem dúvida, mais um belo post! Boa semana, amiga; obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Verinha, passei para te deixar um beijinho e te desejar uma ótima semana!
    Torcendo para que dê tudo certo no seu check up <3

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  34. Hi Vera,
    Your words are beautiful.
    Pictures too.
    Wishing you a wonderful week.
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  35. "Errar é humano, perdoar é divino." Mas temos que entender que o perdoar também se cansa!... AbraçO

    ResponderExcluir
  36. Olá Vera Lucia, obrigada pela visita e pelo carinho.
    Lindo post, uma reflexão profunda acompanhada de imagens encantadoras! Não conhecia essa artista, adorei as cores e o cenário de contos de fadas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  37. Tudo lindo: texto, imagens. Amei!!
    Tenha uma linda semana. Bjs

    ResponderExcluir
  38. Todo dia é dia de aprender a vida e recomeçar de um jeito simples a cada raiar do dia. Pois cada dia é um novo dia e é mágico...

    Perdoar é possível a quem de fato quer e está de coração aberto para tal. Do contrário, a mágua vai se estendendo e tudo vai ficando cada vez mais difícil. E mágua adoece a quem tem o coraçao fechado e rancoroso.
    Ótima escolha como sempre.

    PS: Muito obrigada pela companhia, querida Vera.
    Respondido teu comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Perdoar efetivamente, é para os espíritos superiores.
    Bjux

    ResponderExcluir
  40. Quem somos nós para não perdoar se DEUS perdoou os algozes do seu filho? Bela mensagem Vera! Ótima escolha!

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  41. Oi Vera,
    Passando para lhe desejar um bom dia
    Atendendo o seu pedido, logo lhe passarei um e-mail
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Perdoar é dar-se sem reservas nem ressentimentos.
    Perdoar aprende-se ao longo das nossas vidas.
    Recebe mais aquele que perdoa doa aquele que é perdoado.
    Além do perdão oferecido gratuitamente quem perdoa recebe ainda o dom de se sentir bem e em paz.

    ResponderExcluir
  43. Perdoar é dar-se sem reservas nem ressentimentos.
    Perdoar aprende-se ao longo das nossas vidas.
    Recebe mais aquele que perdoa doa aquele que é perdoado.
    Além do perdão oferecido gratuitamente quem perdoa recebe ainda o dom de se sentir bem e em paz.

    ResponderExcluir
  44. Verinha, aquele 4° look estava mesmo exagerado, mas achei o casaquinho tão lindo!!

    Beijãooo e um restinho de terça todo lindo pra ti!

    ResponderExcluir
  45. O perdão é para todos, mas o coração é que manda.
    Eu bem que perdoo, mas sempre fica uma magoa lá no fundo que o tempo se encarrega.
    Xeros

    ResponderExcluir
  46. É bom visitar o seu blog e encontra-la.
    Bela mensagem, pois sempre é importante se falar do perdão, pois é necessário creio, muito exercitá-lo para que o puro amor vibre em nossos corações.
    Beijos,
    Élys.

    ResponderExcluir
  47. Olá, Verinha
    Encanta-me você ter gostado das minhas fotos. Realmente a Ilha de Capri é muito bonita.
    Quanto a ser bom filho... não posso ser doutro modo. Quando o meu pai faleceu a minha Mãe sofreu muito, era muito mimada pelo meu Pai. Eu já estava viúvo na altura, e fui viver com ela. Agora cabe-me a mim o privilégio de a mimar...

    Não concordo que perdoar seja esquecer. Há até um poema, cantado em Fado, que diz "Perdoar é diferente de esquecer". Por vezes as duas coisas confundem-se, pois quem perdoa aceita o "mal" que lhe tenham feito, e segue em frente. Mas a lembrança fica... -:)

    Continuação de boa semana.
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    ResponderExcluir
  48. Reflexivo texto.
    Hola querida amiga Vera, buenas noches. Muy buena entrada. Yo pienso que, aquel que tiene el don de perdonar tiene el reino ganado, hay un dicho que dice: "Se perdona pero no se olvida". Me ha encantado llegar hasta tu lindo blog y dejarte mi saludo.
    Un abrazo.

    Lola Barea.

    ResponderExcluir
  49. Ah, Vera eu ainda tenho comigo que esta questão de perdão, é mesmo muito difícil.
    Em discursos se diz que perdoa, mas na realidade é apenas um armistício do sentimento.
    Como bem diz, olhar bem na cara olho a olho e dizer eu perdoei, e esqueci.
    Há quem diz perdoar só com Deus...
    Um texto para boa reflexão numa mesa redonda.
    Ótima partilha amiga e uma bela noite estrelada e que a paz esteja sempre presente no lar.
    Carinhoso abraço mineiro de flores outonais.

    ResponderExcluir
  50. Oi Vera
    Falar sobre perdão é algo muito difícil, porque perdão é algo muito complexo e não está inerente ao ser humano, mas gostei da abordagem do post.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  51. Verinha, passei para te deixar um beijo e te desejar um ótimo restinho de quinta!!

    Ainda não aprendi a perdoar... e quando perdoo, não consigo esquecer...

    Beijooos

    ResponderExcluir
  52. Oi Vera!

    Que bela essa imagem, sou apaixonada por arte, e as pinturas me fascina.

    Essa mensagem é de grande ensinamento.

    Perdoar é para os fortes, é um dom divino. Muitas pessoas pedem perdão a Deus é não quer perdoar o próximo. Como pode Deus perdoa-los se eles próprios não sabem perdoarem.
    Somos seres cheios de falhas, erros e defeitos, se quero perdão de Deus preciso também saber perdoar. Tem uma frase que diz que aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar. Tem pessoas que diz que perdoa mais não consegue esquecer, e continua com a trava no peito corroendo. Não esquecer significa que não perdoou.
    Já perdoei muito, e isso é gratificante.
    Há coisa que a gente pensa, ah, não dá pra perdoar, pior é carregar dentro peito esse sentimento ruim. O perdão alimenta a tolerância e a sabedoria.
    Deixo um beijo!
    Ótimo fim de semana!






    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Verinha!
    Sempre que vou fazer minhas pesquisas de detalhes que e salvo calças rasgadinhos vou logo pensando: a Vera não vai gostar kkkkk

    Beijão sua amada, final de semana lindo pra vcs!

    ResponderExcluir
  54. Olá querida Vera, perdoar é muito complicado em algumas situações, porém é libertador em outras, mas acho que tenho mais facilidade de pedir perdão do que perdoar, as vezes o melhor é colocar uma pedra em cima e seguir em frente! Bjosss

    ResponderExcluir
  55. Olá querida Vera, perdoar é muito complicado em algumas situações, porém é libertador em outras, mas acho que tenho mais facilidade de pedir perdão do que perdoar, as vezes o melhor é colocar uma pedra em cima e seguir em frente! Bjosss

    ResponderExcluir
  56. Vera, tenha um ótimo fim de semana. bjão

    ResponderExcluir
  57. Amiga Vera, primeiro parabéns pela escolha das imagens , a arte de Pamela Colebourn é muito fresca e colorida.
    A vida é uma constante aprendizagem, quem não consegue enxergar esta máxima não pode ser feliz e realizado.
    Perdoar alivia a nossa alma, só assim podemos seguir em frente aceitando novos relacionamentos.

    beijinho e bom fim de semana minha amiga

    ResponderExcluir
  58. Oi Vera! Há quanto tempo.
    Ando em uns "sumiços" na blogosfera, porém, com perfil e casa novos. rs.
    Acabei de ler um texto num blog aleatório (não lembro de todos os blogs que viajo, rs) uma frase que dizia algo como: a alma de uma pessoa envelhece quando ela deixa de ter sonhos e começa a viver de lembranças. Achei uma alusão perfeita!
    A vida é isso mesmo, recomeçar e eu tenho um certo "fetiche" por recomeços na minha vida. rs. Tanto que recomecei há um mês atrás um blog do zero, fugindo da estabilidade do anterior.
    Sobre o perdão, tem um texto meu que retrata sobre o assunto no blog Atitude! da Lu Nogfer e falo exatamente isso, que é impossível esquecermos o mal que nos fazem. Mas que precisamos do perdão para nos libertar e que perdoar não é esquecer e sim, lembrar sem sentir qualquer sentimento incômodo.
    Lembrar como se lembra do almoço que comeu e que talvez não tivesse um sabor muito agradável. rs.
    É isso.
    Beijos e volto a te seguir. :)))))


    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  59. Olá, Vera Lúcia... Texto muito bom... Viver é um gostoso aprendizado!
    O perdão é um processo e precisamos perdoar sempre...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  60. Ao longo de toda a nossa vida vamos darnos com pessoas boas mas também com mas, vão vir algumas que nos marcam pela positiva e outras pela negativa e temos que aprender a lidar com isso.
    Perdoar é divino e devemos sempre faze-lo afinal so se vive uma vez.
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...