Não somos poucos os que nos tornamos pessoas amargas, indiferentes ou frias, por causa de decepções que afirmamos ter sofrido aqui ou ali, envolvendo outras pessoas. Tais decepções devem nos remeter a exames melhores das situações.
Decepcionarmo-nos com pessoas que estão no Mundo, sofrendo as nossas mesmas carências e tormentos não é muito real. Primeiro, porque elas não nos pediram para assinar contrato ou compromissos de infalibilidade para conosco. Segundo, porque o simples fato de elas transitarem na Terra, ao nosso lado, é o suficiente para que não as coloquemos em lugares de especial destaque, pois todas têm seu ponto frágil e até mesmo seus pontos sombrios. A nossa decepção, em realidade, é conosco mesmo, pois nos equivocamos em nossa avaliação, por precipitação ou por análise superficial.
Não menos errada a decepção que afirmamos ter com a própria religião, com a doutrina de fé cristã que está a espalhar, em toda parte, os ensinamentos deixados por Jesus Cristo para os seres de boa vontade.O que acontece é que costumamos confundir as doutrinas que ensinam o bem, o nobre, o bom com os doutrinadores que, embora falem das virtudes que devemos perseguir, conduzem as próprias existências em oposição ao que pregam. Como vemos, a decepção não é com as mensagens da Boa Nova, mas exatamente com os que conduzem a mensagem. Nesse ponto não nos esqueçamos de fazer o que ensinou Jesus: comparar os frutos com as qualidades das árvores donde eles procedem, de modo a não nos deixarmos iludir.
Avaliemos, desta forma, as nossas queixas contra pessoas e situações e veremos que temos sido os grandes responsáveis pelas desilusões do caminho. Nós mesmos é que criamos as ondas que nos decepcionam e magoam.
Precisamos aprender a conhecer cada indivíduo no nível em que se situa, não exigindo dele mais do que possa dar e apresentar, exatamente como não podemos pedir à roseira que produza violetas, que não tenha espinhos e que não despetale suas flores na violência dos ventos.
(Raul Teixeira- Do livro Revelações da Luz).
Vera Lúcia, muito boa essa postagem. Dá uma reflexão muito boa. Com relação aos falsos profetas e falsos pregadores, mais interessados no marketing religioso do que em Deus, Jesus nos aconselhou a não nos preocuparmos. Para fazer a distinção entre certos e mau intencionados é só observarmos comparando a realidade de que só as árvores boas darão bons frutos. Árvores más darão maus frutos. Observemos!
ResponderExcluirUm abraço
Manoel
Oi Vera!
ResponderExcluirAgradecida pela visita.Ótimo texto para refletir. Sobre a comentarista Lúcia eu também não consegui encontrá-la para agradecer a visita. Se a encontrar me avisa ok?
Beijo, amiga!
Criamos expectativas muito altas com relação às pessoas, gerando as decepções. O mesmo, certamente, ocorre no inverso. Relativamente ao lado religioso, o comportamento nem sempre digno dos que não cumprem seus deveres para com os fiéis só atesta as falhas humanas, não devendo interferir na fé. A crença em Deus e no ser humano há que persistir. O texto propicia ótima reflexão. Bjs.
ResponderExcluirA nossa vida seria quase perfeita se soubéssemos viver dentro destes parâmetros. Por vezes queremos que os outros sejam mais correctos e nossos amigos do que aquilo que lhes fazemos.
ResponderExcluirTemos que aprender e lembrar que cada um só pode nos dar o que tem...E temos decepções quando esperamos demais dessas pessoas... beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOlá, Vera!
ResponderExcluirExcelente texto para refletirmos.
Por isso é tão importante praticarmos o desapego, assim as expectativas em torno dos outros diminui e as decepções também. Fácil não é. Mas muito necessário. Estou aprendendo.
Beijos e um lindo dia!!
BOM DIA MINHA MENINA SORRISO !!!!
ResponderExcluirDENTRO DESTE TEXTO SUBMERGE EM SE DAR DECEPÇÕES ...SÓ PODEMOS DAR O QUE TEMOS E NUNCA QUERER TRANSFORMAR O QUE NÃO PODEMOS...
BJSSSSSS
Querida Vera,
ResponderExcluirdecepcionei em tempos com um familiar e hoje mais a frio reconheço quejá sabia que ele não era de confiança pensei que lhe dando uma oportunidade mudaria, mas no fundo sabia que isso não aconteceria.
A minha decepção foi acreditar numa mudança que sei que esta pessoa não tinha em si.... a culpa não é ela e sim eu que ignorei os sinais.
Beijinhos
oi Verinha,
ResponderExcluirnossa minha querida,
quantas vezes senti essa sensação apertar meu coração,
mas aos poucos estou aprendendo,
esperar dos outros, nada,
pra não se encontrar com a decepção ali na frente...
beijinhos
Uiii! Que belo...
ResponderExcluirAcho que ao invés de sentir decepções, deveríamos ver lado bom de não senti-la.Penso que precisamos fazer do que temos algo sempre melhor.
Se pensássemos assim, depressões, magoas, invejas, guerras, egoísmos, pouca entrega entre outras coisas, não existiriam em nossas vidas, e a saúde agradeceria.
Costumo dizer que cada um dar o que tem, então estou sempre preparada para o que o outro sabe ofertar, mas mesmo assim de mim ele terá sempre o afago sincero e leal. Porque o que aprendi foi doar, sem pensar em retornos. A decepção pode até me visitar, mas logo está de saída, porque desde pequenina escolhi o Amor para habitar meu coração, minha vida todinha.
Amei Verinha, mais uma bela escolha.Bjo
Oi Vera!
ResponderExcluirÉ o saber dar sem esperar receber...
Não esperar que os outros sejam como você gostaria que fossem, ou agissem!
Mas posso te dizer, que nunca espero...mas já tive decepções de amizade mesmo sem esperar nada...
Acontece...
bjs, ótimo dia
Vera querida, eu não aprendo, espero sempre mais do que deveria e dessa forma me decepciono sempre.
ResponderExcluirNão sei se um dia aprenderei a pelo menos controlar isso em mim, tomara.
Linda escolha.
Beijos de saudades!
Não exigir de ninguém mais do que eles podem dar.
ResponderExcluirLição para a vida!
beijinhos :*
Carol
Um blog simples
Sorteio de coisinhas ♥
Vera, lendo teu post fui lembrando de uma época que passei e posso dizer que me fez bem te ler!
ResponderExcluirLindo post! Bjs
Vera lindona, temos mania de colocar toda a culpa nos outros, assim o fardo fica menos pesado,fácil ser assim,difícil é nos bastar e nas decepções dividir erros e alegrias na bagagem de saída.
ResponderExcluirmeu beijo
Na vida estamos todos no mesmo barco...com nossas imperfeiçóes,uns querendo acertar, outros não se importando muito.Nem sempre os bem intencionados conseguem e as vezes os que não se importam nos surpreendem.São laivos de egoísmo e outros de generosidade.As vezes as bençãos vêm de graça de onde menos se espera.POr isso, uma frase de André Gide sempre me impressionou:
ResponderExcluir"para quem nada espera o que vier é grato"
Um abraço
olá Vera
ResponderExcluiragadeço sua visita e seu comentário.
Amei estar aqui. vou seguir-te
feliz dia
beijos.
Bom dia Vera, como esta, querida?!
ResponderExcluirclaro, nao pidamos rosas as violetas, e nao nos vai decepcionar... mas que a experiencia e dificil. :)
Um beijo grande, tenha um bonito dia.
Boa tarde Vera querida!
ResponderExcluirNão dá para pedir rosas as violetas, nem violetas as rosas!
Somos tão imperfeitos (e ao mesmo tempo perfeitos, claro), não podemos julgar os outros, nem esperar perfeição das pessoas.
Amei!
Beijão e uma ótima tarde para vc!
Nanda pezzi
Oii Vera, gostei da reflexão do texto, principalmente sobre decepções com religiões, já passei por várias e não fiquei com nenhuma, agora lendo seu texto penso nos doutrinadores de todas elas, será que não foi com eles que eu discordei!? Adorei a reflexão! Bjoos
ResponderExcluirOi Vera!
ResponderExcluirUm texto para ler,reler e refletir.
Quando não exigimos muito de uma pessoa e não criamos expectativas em relação à ela,
certamente as decepções serão menores.
Suas postagens são sempre relevantes!
Bjs \o/
Nem me fale em decepção amiga!
ResponderExcluirEu e minha família levamos um duro golpe... Estou recolhendo todos os cacos do meu coração partido. Mas, a vida continua e não devemos nos deixar levar por estas rasteiras que levamos ocasionalmente.
Beijos
Nos decepcionamos sempre que esperamos algo. Se não esperarmos, poderemos nos decepcionar, mas também poderemos ficar encantados.
ResponderExcluirFico aqui com o comentário da minha amiga Guaraciaba.
ResponderExcluirMuito bom o texto. bjs.
Olá Verinha
ResponderExcluirPassando rapidinho. Voltarei depois para ler.
Uma ótima tarde...
AMIGA da MODA by Kinha
Oi Vera,
ResponderExcluirÉ verdade, as vezes nós mesmos somos responsáveis pelas situações.
Beijos
Olá minha querida amiga, estou retornando das férias e começando as postagens. Sim, estou voltando aos pouquinhos a usar o antigo Blog Vivências, mas também posto alguma coisa no Vivendo a Vida Assim. Estou meio lá e cá...rsrsrs, Obrigada pelas visitas, não te esqueci não, apenas ainda estou em ritmo de férias, aproveitando o máximo que posso. Gostei desta tua publicação, acho que as desilusões primeiramente partem de nós pela nossa expectativa em relação ao outro, e, por sempre analisarmos as pessoas com os nossos olhos. Uma boa sexta feira e um grande beijo para ti. Até!!
ResponderExcluirEstimada, Vera.
ResponderExcluirEstou cá, para para desejar-te um fim de semana, muito bom.
Abraços, e, fique com Deus.
É Verinha... Um texto pra gente pensar...
ResponderExcluirFica com Deus e tenha um lindo final de semana!
Bom dia,Vera!!
ResponderExcluirJá me desiludi e me decepcionei muito...mas acabei aprendendo que só nos decepcionamos quando colocamos expectativas em cima dos outros...e isso não é bom.
Hoje lido um pouco melhor com isso...mas claro,ainda ocorrem alguns deslises...rs Mas vamos aprendendo!!rs
Adorei o texto!!!!
Beijos minha querida amiga!!! E Beijos para a Marilene também!!
As decepções são situações q precisamos aprender a lidar. Eu também posso de decepcionar alguém.
ResponderExcluirQue busquemos sabedoria de Deus para sabermos lidar as decepções.
Tenha um fim-de-semana abençoado. Bjs
Muitas lições a serem absorvidas.
ResponderExcluirGrata por nos trazer tão boas palavras.
Bjins e linda sexta!
Catiaho Reflexo d'Alma
Vera,
ResponderExcluirum feliz final de semana!!
beijinhos :*
Carol
Um blog simples
Sorteio de coisinhas ♥
São pre requisitos do aprendizado, beijo Lisette.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirBoa tarde
Vera
Linda imagem do Alex
...concordo plenamente com essa bela reflexão....penso que viver é uma soma de causas e conseqüências, e muitas vezes por nossos próprios erros de avaliações ou grandes expectativas, temos as decepções. O importante é não secar o coração. Sempre ter uma fenda aberta, uma luz de esperança, pois as decepções nos dão oportunidade de crescer, amadurecer e aprender a lidar com a verdadeira realidade. Nos faz tomar um novo caminho, repensarmos a vida e escolhermos novas metas, novos caminhos e novas pessoas.
ah...obrigado...maluquice minha, risos, essa de ficar mudando fotinha.
Meu carinho
Bom final de semana
Beijos
Hello Vera,
ResponderExcluirWhat a fabulous painting. So great!!
This deserves a nice spot.
Many greetings,
Marco
Olá Vera; excelente texto....
ResponderExcluirVotos de bom fim de semana....
Cumprimentos
Amiga querida,
ResponderExcluirTenho evitado decepções, se bem que não é bem esse o termo, criando poucas expectativas com pessoas, sonhos ou realizações. Ando amiga da razão, entendendo que há um corpo nosso de dor que nos leva a estimar as decepções. Então, estou tentando simplificar problemas sobre a decepção que não evito, mas estou alerta para a sua existência.
Bom final de semana lindona!
Um belo fim de semana pra vc
ResponderExcluirFim de semana
F im de semana sensacional
I ntenso calor é fenomenal
M eu mar faz o diferencial...
D ádiva de Deus existencial
E nvolve dentro do essencial
S emana acabou agora pessoal
E mbora para o meu manancial
M as até uma lagoa ornamental
A fasta o calor e pode ser ideal
N a natureza encontra-se afinal
A ajuda capaz para um bom final...
Poeta Francis Perot
Tus escritos hacen que el lector pueda entrar en un mundo desconocido,las poesias,los relatos y la parte de tu personalidad qque hay dentro de ellos.
ResponderExcluirTus comentários a mi fotografia parecen flores.
Un fuerte abrazo.
Decepção..me decepcionei com algumas pessoas, mas lendo esse belo texto, vi que realmente não podemos exigir ou solicitar mais do que as pessoas podem nos oferecer..Abraços.Sandra
ResponderExcluirInfelizmente temos algumas decepções na vida, mas acredito que o mais importante sabermos perdoar e seguir a vida.
ResponderExcluirGrande abraço!!
jorge-menteaberta.blogspot.com.br
♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮
ResponderExcluirBoa noite pra você!!
Vim agradecer sua visita sempre
carinhosa no meu Cantinho.
Ficarei ausente por uns dias, por
causa da saúde da minha Mãe
Quando puder estarei de volta, deixo um abraço bem apertadinho
Bjusss
Rita!!!!
♥╰☆╮(¯`♥´¯)♥╰☆╮
Olá, Vera!
ResponderExcluirDecepção... Se há ainda algo na vida que eu temo, é isto...
De alguma forma, a decepção inspira, mas inspira a melancolia e a dor...
Já tive muitas decepções, mas com elas, também pude aprender e doar meu coração a quem realmente merecer.
Bela postagem, parabéns!
Grande beijo e ótimo fim de semana para você!
sweet--hope.blogspot.com
(Doce Esperança)
Olá minha querida Vera!
ResponderExcluirEstou por aqui amando seu cantinho e babando nos seus textos, quem dera eu escrever e saber me expressar tão bem assim! Já estou te seguindo e, com toda certeza, pode contar com minhas visitinhas e comentários por aqui sempre! Ah, amei seu texto, deu pra dar aquela refletida básica sobre tudo, sabe!?
Mil beijos, saúde e sucesso sempre. Um final de semana abençoado para todos nós!
CoisadeMenina
facebook.com/BgCoisadeMenina
Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca
Muitas vezes exigimos demais das pessoas e as pessoas também exigem demais da gente. E aí a decepção se torna cada vez mais presente. Esse texto é ótimo, Vera. Mais um ótima escolha sua. Beijos e bom fim de semana.
ResponderExcluirQuem nunca se decepcionou com alguém ou alguma coisa, pois não?
ResponderExcluirMas isso faz parte da vida e do aprendizado, aprendemos com decepções também e muito.
Espero em Deus que nem você, eu e ninguém que amamos se decepcione mais...um grande beijo e parabéns pela bela postagem.
Querida amiga
ResponderExcluirRaul é um grande sábio.
Espiritualista
e humanista exemplar,
sempre nos traz
palavras de grande
ensinamento
que nos ajudam a caminhar
e entender melhor
o outro.
Desejo que o amor,
faça morada em seu coração.
Meu Anjo..
ResponderExcluirsempre que eu puder estarei juntinho de você.
Eu sei sou uma Indomável Sonhadora além de amar ser blogueira,
e acima de tudo o carinho que tenho
por você .
Hoje estou passando em todos os blogs que eu conseguir passar
sinto saudades de cada amiga(o) por isso estou fazendo o melhor que posso fazer.
Com o meu coração pesado de tristeza e angústia,
por não conseguir fazer tudo quanto gostaria .
Mesmo assim agradeço ao grande Pai Maior
ainda que do jeito mais humildade consegui vir até
seu blog para desejar um abençoado final de semana.
Um feliz Domingo.
Beijos paz e luz,,Evanir.
Gostei de ver o selinho do meu livro no seu blog amiga.
Olá Vera,
ResponderExcluirdecepções são as frustações de nossas expectativas sobre as pessoas e entidades. Agora, o que estaremos fazendo ao esperar que o mundo corresponda aos nossoa anseios e idealizações? Será que podemos sempre atender ao que nossos semelhantes projetam para nós? Deus sabe o que faz e Jesus nos deixou ensinamentos que podem nos orientar nessa vida tão complexa, difícil e maravilhosa!
Um abraço e um domingo de muita paz
Vera Lúcia,
ResponderExcluirÉ muito bom voltar aqui, encontro palavras de sabedoria em seus posts! Estive de férias e depois entrei num ritmo não tão frequente no blog, por isso a demora. Mas sempre é um prazer visitá-la, não tenha dúvidas!
Sobre as decepções, tenho a impressão de que elas existem devido as nossas projeções. É disso que seu texto fala, projetamos sobre o outro a "perfeição" que precipitadamente imaginamos nele... mas de repente descobrimos que ele é falho, que aquela imagem de incomparável era apenas uma idealização. De fato, a decepção existe por esperarmos demais do outro, por exigirmos que ele seja o que desejamos, e não o que ele realmente é. Não criar expectativas me parece uma boa dica, e sim permitir que as pessoas nos surpreendam positivamente - mas sem cobrança, sem a exigência de que elas sejam perfeitas para que sejam amadas. Ou viveremos sós e desiludidos nesta vida, incapazes de suportar nossa própria imperfeição.
Aproveito para deixar um beijo e meu desejo de um ótimo domingo para você!
Vera,
ResponderExcluiressa semana eu li algo que dizia mais ou menos assim, que a gente não deve ver as pessoas como seres que nos magoam, mas como almas em processo de evolução, as quais devemos ajudar a evoluir. Achei isso tão bonito e espero conseguir enxergar assim as pessoas à minha volta. Tem tudo a ver com o seu texto.
Um abraço e um ótimo domingo.
Boa noite, Vera. Muito interessante esse texto, bem esclarecedor!
ResponderExcluirÉ verdade. A decepção com o nosso próximo, nosso amado, família e etc, é por em algumas vezes fazermos uma diferenciação de todos os mortais, crendo que a pessoa não fará isso ou aquilo, que é melhor, que tem características mais nobres.
Quando acontece o oposto, vem na hora o julgamente afirmando que a pessoa não era assim, que todas são iguais.
Eu já passei por isso diversas vezes, tenho a mania de achar que tudo será diferente e ao longo dos anos vejo que eu projetei o que não devia.
É complicado aceitar a pessoa do seu modo, ou do modo que passou a ser, de um jeito que fere e não entender suas razões.
Será que há justificativa? Talvez sim, a julgar pelo texto.
Excelente reflexão, como sempre!
Tenha um excelente fim de semana e beijos na alma!
Excelente abordagem à cerca da decepção.
ResponderExcluirConhecer,saber o que se pode esperar é o grande passo para ameniza-las.
É certo que elas virão,mas o caminho é este.
Grato pela partilha amiga Vera.
Meu carinhoso abraço amiga.
Bom domingo de paz e alegria na familia.
Bjo
Oi, Vera! Esse texto expressa algo no qual venho pensando muito ultimamente, talvez um dos meus maiores entendimentos nos dias de hoje...reconheci amargamente que as pessoas tem suas limitações, cada qual com as suas. Que às vezes as pessoas estão fazendo o melhor que podem, mas não quer dizer que seja o que nós precisamos.
ResponderExcluirTalvez por ser uma pessoa que sempre busca crescer e me amoldar à expectativa alheia (o que é um erro), acabo por inconscientemente esperar isso do outro, e o resultado já sabemos: decepção. Mas estou trabalhando para mudar esses pontos de vista dentro de mim.
Maravilhosa a comparação entre as rosas darem violetas...simples e de entendimento.
Um abraço!
A tolerância e a paciência exigem tempo e preparo emocional...mas são virtudes que nos fazem aceitar o que o outro tem pra nos dar...
ResponderExcluirUm feliz domingo, Vera!
Bindi e Ghost
Nossa Vera! Exatamente! esse texto certamente se encaixa com todos nós. Todos nós nos decepcionamos por esperar das pessoas além do que elas podem nos oferecer. Parabéns pela escolha do post.Um beijo!
ResponderExcluirLendo esse texto, lembrei-me de uma amiga que sempre se dizia decepcionada com alguma pessoa: "A humanidade não presta!", dizia. Relaciono ao texto,afirmando: há seres humanos maravilhosos, outros nem tanto, outros, "terríveis"!...Portanto, não generalizemos. Procuremos justificar, "certas" atitude das pessoas...Nem sempre, é de má fé!
ResponderExcluirUm beijo! Bom domingo...
Olá Vera
ResponderExcluirTemos, realmente, de convir que devemos atribuir as decepções a nós mesmos. Nem tudo o que se pratica é por mal. Por isso podem acontecer erros de avalição, sobre empatias. Sempre devemos partir é desse princípio.
Beijos de amizade
Acho que é exatamente isso, sabe?
ResponderExcluirFicamos decepcionados porque erramos na nossa avaliação.. a verdade é que convivência não é fácil, e estamos espostos ao risco não é? Uma coisa é certa, realmente temos que observar os frutos!
Seenti tanta saudadee do seu blog, q por sinal está lindo! xD
Bjiin
Vera
ResponderExcluirAdorei. É caso de reavaliar porque nos decepcionamos.
Bjs.
Olá, Vera Lúcia.
ResponderExcluirNa grande maioria das vezes, nos decepcionamos devido a ideia errada que fazemos sobre as pessoas e a forma delas agirem, ou seja, temos de saber o que esperar e não esperar de quem convive conosco.
Abraço.