Bloqueador de Selecao

domingo, 15 de setembro de 2024

PERGUNTE-SE A CADA DIA...

 


"A cada dia pergunte-se se as suas atitudes estão coerentes com a vida que você quer criar, se as suas decisões estão alinhadas com seus sonhos, se você está abrindo as portas para aquilo que tanto pede em suas orações, se as pessoas que você aceita em sua vida estão em concordância com o nível de relacionamentos que você quer ter. Certifique-se que está fazendo a sua parte para tudo que deseja, pois tudo começa primeiro dentro de você. Lembre-se que a felicidade não entra onde não encontra espaço."


(Alexando Gruber).



domingo, 8 de setembro de 2024

VOCÊ VENCE...

 

                                                                (Arkady Ostritsky)


Você vence todas as vezes que corta da sua vida algo ou alguém que lhe faz mal.

Você vence quando, mesmo com suas dores e inseguranças, segue em frente e decide recomeçar.

Você vence quando tem a coragem de sair de lugares que limitam você e ir em busca da sua expansão.

Você vence quando dá o seu melhor e não tem medo de mostrar todo amor que há em você, mesmo correndo o risco desse sentimento ser rejeitado.

Você vence sempre que diz “não” ao que te oprime e abusa dos seus limites.

Você vence quando para de esperar que alguém apareça para cuidar de você e fazer você feliz, e passa a entender que sua vida e a sua felicidade são responsabilidade sua.

Você vence no momento que perde o hábito de se lamentar pelo seu passado e temer o seu futuro e começa a focar em fazer a sua parte no presente, em viver e aproveitar um dia de cada vez rumo aos seus objetivos.

Você vence quando deixa de se cobrar perfeição e entende a sua humanidade, as suas vulnerabilidades e passa a tentar ser alguém “melhor” e não “perfeito”.

Você vence quando escolhe cuidar de você, do seu desenvolvimento físico, emocional e espiritual.

Você vence quando compreende que cuidar da sua saúde mental não é egoísmo e sim amor próprio!

Você vence todos os dias, de muitas maneiras, sempre que você tem atitudes em favor de si mesmo, que ajudam você a se tornar uma pessoa melhor e a desenvolver paz na sua alma.

Porque vencer nunca se tratou de competir com alguém, e sim de superar e apoiar a si mesmo!


(Alexandro Gruber)


domingo, 1 de setembro de 2024

A DIETA DA ALMA.

 


Cada dia cresce mais e mais a preocupação e os cuidados com o corpo. Não faltam dietas, quer para emagrecer, engordar, manter o peso, controlar o colesterol, etc. Todas têm um caminho certo: cuidar do organismo através do controle da alimentação, para uma vida mais saudável.

Conquanto todo esse esforço da dietoterapia e das academias seja louvável e necessário, não obstante, eu pergunto: quem vai cuidar da alma ? Qual a dieta que elimina as “toxinas” de nosso interior e o excesso de “gordura” de nossas emoções ?

Na lógica das dietas alimentares, sem corte de tudo que é prejudicial para o organismo, seja por excesso e/ou contaminação, não são possíveis saúde e bem estar.

Partindo dessa lógica, eu gostaria de prescrever uma dieta para a alma, a base de cortes radicais que somente serão possíveis através de uma grande força de vontade. Esta força de vontade deve emergir da própria alma e será produzida pela certeza de que é preciso ser feliz.

Minha dieta está baseada na eliminação de cinco sentimentos que, enquanto estiverem em nós, produzem uma espécie de “lixo” interior: orgulho – inveja – amargura- vingança e ódio.

Toda pessoa orgulhosa é doente e não se dá conta disso. O orgulho, via de regra, conduz ao isolamento social e se fundamenta numa grande ilusão, a de querer ser aquilo que se é. Todo orgulhoso termina a vida frustrado e só. Eliminando o orgulho, você libera outros sentimentos que tornarão sua vida bem melhor.

A inveja é sempre um atestado de incompetência, além de ser pobreza de espírito. É também a revelação de um péssimo caráter. O invejoso tem um sorriso falso, tem uma mente doente e geralmente contamina outras pessoas, destruindo amizades e relacionamentos. É bom a gente ver também o sucesso dos outros e ajudá-los em suas conquistas, pois neste mundo de Deus, há espaço para todos. O invejoso é um fraco.
 
Toda pessoa amargurada vive sempre com a alma sangrando por dentro, gotejando lágrimas de um eterno sofrer. A amargura, quando cria raízes no coração, produz o ressentimento, o desencantamento da vida, a tristeza contínua que logo é refletida através de um olhar distante e sem brilho, pelo sorriso vazio ou pelo coração fechado para o amor. Quantas pessoas há que não conseguem mais sorrir, perderam completamente a alegria de viver! Como é possível viver feliz com amargura no coração.

Na vida nada é melhor que um dia atrás do outro. Por isso mesmo evite ser uma pessoa de espírito vingativo, pois a vingança é a arma dos fracos, dos que não têm Deus no coração. A vida dá sempre muitas voltas e deixe que ela mesma se encarregará de esclarecer muitas coisas e, por mais difícil que seja, abençoe sempre os que lhe desejam o mal. Aprender a abençoar é também aprender a ser livre.

Por último, não permita jamais que o ódio se instale dentro de você. Ele é uma espécie de tumor maligno em nossa afetividade e poderá um dia evoluir para um grande tumor maligno em nosso corpo. Ele é irracional, prejudicial e desnecessário. O ódio é sempre a negação do amor e falta do amor revela a ausência de Deus. Quem odeia, não perdoa, e quem não perdoa vive intranqüilo, sem paz e cheio de remorso. O ódio é o câncer da alma!

A vida é um dom de Deus. Viver bem é uma necessidade e também um desafio. Cuide de seu corpo, elimine tudo que lhe faz mal, mas cuide também de sua vida interior eliminando as “toxinas” e as “gorduras” da alma; elas adoecem as emoções, deformam a estética de nossa interioridade e produzem muitos males ao longo da vida.



(Rayana Odete Gasparim Paiva)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...