Bloqueador de Selecao

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO.


 Espiritualidade é diferente de religião.


A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.
A espiritualidade convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A espiritualidade  é para os que prestam atenção à voz interior.
A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro". Tudo é aprendizado...


A religião segue os preceitos de um livro sagrado.
A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
A espiritualidade transcende tudo, faz-lhe verdadeiro!
A espiritualidade se alimenta na confiança e na fé.
A espiritualidade faz viver na consciência.
A espiritualidade é meditação.


A religião crê na vida eterna.
A espiritualidade nos faz conscientes da vida eterna.
A espiritualidade  é encontrar Deus em nosso interior durante a vida.


A espiritualidade diz respeito às qualidades do espírito humano:
solidariedade, tolerância, amor, perdão, compaixão...
A espiritualidade é a busca do sentido para o próprio existir.
A espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança
interior.



A ESPIRITUALIDADE:


_ ajuda a ser melhor, a amar o outro;

_ ensina a encarar a vida com serenidade e entusiamo;
_ dá sentido à vida e as inter-relações dos seres humanos;
_ dá equilíbrio e direção às nossas vidas;
_ faz  a  gente  melhorar  diariamente  na  família  e  nos  grupos   
    de convivência;
_ fortalece para enfrentar os problemas com coragem e fé;
_ traz paz interior;
_ ajuda a ver a vida com mais coragem e entusiasmo e a aceitar as
    limitações que a vida impõe com o passar dos anos.


A espiritualidade se ocupa com o SER, nos faz transcender, viver em Deus.


 (Fontes: Flávio Girol e Maria Elena Manozzo Boniatti).


90 comentários:

  1. oi Verinha,

    que espetáculo de texto,
    a espiritualidade nos unifica,
    a religião nos fraciona...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei tanto deste texto que também cheguei a fazer um post com ele. Tão profundo e, pra mim, tão verdadeiro. Não sou contra nenhuma religião, já fui religiosa, palestrante, e me dedicava muito. Então, tenho muita gratidão às religiões. E foi por causa delas que encontrei a consciência que hoje tenho. Hoje não tenho nenhuma religião, só a que está dentro do meu coração, que vem de encontro a este texto. E hoje, com certeza, me sinto mais livre.

    Sempre maravilhoso estar aqui, com voce, Vera, que escolhe textos e poesias com muita sensibilidade e sabedoria. Estava a trabalhar demais, numa correria, por isso não vim antes. Mas agora entra uma fase mais calma e poderei estar mais por aqui.

    Um dia repleto de paz e muita luz!! beijos, querida!!

    ResponderExcluir
  3. Acredito eu que a espiritualidade em si, carrega mais leveza na alma,,,é se transformar naquilo que se acredita,,,,beijos de lindo final de semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  4. Lindo!!Espiritualidade é nosso modo de nos comunicar com o Alto, com o TODO, independente de religiões ou crenças!!


    beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  5. E eu arrisco em dizer que somos mais felizes quando encontramos nossa espiritualidade né? A religião ajuda, mas é dentro de nós que temos que buscar! Lindo post!

    ResponderExcluir
  6. Vejo pessoas que se dizem religiosas cometerem tantos pecados e desatinos que fico a me questionar se ter religião é mesmo necessário.

    Um bjo, Vera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A religião é religar o homem a Deus, ter DEUS é seguir os passos de Jesus Cristo o seu filho.

      Excluir
  7. Vera,
    ser espiritualizado e muito mais do que ter uma religão.

    Um ótimo final de semana!!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  8. Tua escolha me faz ter vontade de
    fazer a faxina da mente, da alma,
    do corpo e do coração e (re)ligar-me
    com Deus.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. No fim o ideal é o conjunto sempre.
    ^^
    de um modo de outro estar sempre próximo de Deus.
    adorei o texto.
    beijos querida ****

    ResponderExcluir
  10. amei bom fim de semana amiga querida..

    ResponderExcluir
  11. Excelentes reflexões! feliz quem atingiu o grau de maturidade tal que consegue transcender e estacionar no bem estar que nos traz a espiritualidade!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  12. Que riqueza de post, precisamos da espiritualidade para transcender verdadeiramente, a religião fica fora a espiritualidade vem de dentro e é transformadora, bjos querida.

    ResponderExcluir
  13. Oi Vera, linda reflexao sobre o que realmente importa na vida: viver bem, em paz consigo e com todos que nos cercam.
    bjks e otimo findi semana

    ResponderExcluir
  14. As religiões são uma escolha de procedimentos para se chegar a Deus. Com a espiritualidade, mantemos o contato com Ele, sem qualquer ritual. Criamos nosso caminho e se seguimos passos de amor, de dedicação, de doação, de respeito...e estaremos cada vez mais próximos de Deus.
    Muito linda a postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Correção: tire o "e" depois das reticências (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Verinha, passando pra deixar um carinho a mais pra ti. Você é uma FADA!

    meu afeto

    bom findi!

    beijão
    :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Vera,boa tarde!
    Esse texto é lindo.
    Muitas pessoas até confundem,mas espiritualidade e religião são coisas distintas.
    Existem inúmeras religiões;mas espiritualidade,é uma postura de vida...
    Bjs e ótimo fim de semana :)

    ResponderExcluir
  18. é isso ai vera... cada cosia em seu canto. muito bom. abraços lamarque (de blog novo)

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo, Vera, e agora pouco respondi assim: "Quando me perguntam qual é a minha religiao, respondo: sou espiritualizada. Porque estudei em colegio catolico, minha mãe é de outra religiao, mas nunca obrigou a segui-la, eu tenho meus principios religiosos, enfim, tenho fé e com ela eu sigo meu caminho."

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra religião vem do Greco religar ou seja tornar a ligar a criatura com o seu criador e a única maneira de tornarmos ao nosso criador é através de Jesus o Cristo filho de Deus , disse pois Jesus eu sou o caminho ,a verdade é a vida ,ninguem vem ao pai senão por mim notem q ele afirma o caminho e não um dos caminhos , a verdade e não uma das verdades e a vida e não uma das vidas , não abrindo exceções para outros intercessores ou nediadores e medianeira e também o apóstolo Paulo escreveu q entre Deus e os homens , Cristo é o único mediador . Também disse Jesus : Eu sou o bom pastor e o bom pastor dá sua vida pelas ovelhas e todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores porque não entraram pela porta e eu sou a porta e por fim escreveu Paulo o apóstolo Jesus Cristo veio ao mundo para RECONCILIAR OU RELIGAR O MUNDO COM DEUS, portanto Cristo é s única e verdadeira religião , ponte , caminho intersessor entre Deus e o homem isso ara quem nele crer e receber em sua vida.
      As falsas religiões pode ser tudo isso q foi escrito é muito mais prejudiciais, mas Jesus e seus ensinamentos e mandamento me traz justiça , paz e alegria gosto no espírito.

      Excluir
  20. Excelente reflexão.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  21. *Espiritualidade é meditação" estar em sintonia com Deus*
    A Camila Monteiro* diz bem o que penso...

    Acredito na Eternidade*, acredito em Deus* e espiritualidade faz parte do ser* ...SIM!

    Beijo grande/ ótimo fim de semana pra ti.
    Mery*

    ResponderExcluir
  22. Verinha, boa noite!
    Nossa! Que texto esclarecedor! Como a espiritualidade é importante!!! Gostei muito desse texto, me ajudou e vai me ajudar muito! Muito obrigada!
    Obs.: A mudança está sendo positiva, me sinto feliz com um simples passeio noturno e um cappuccino, rssss
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  23. Oi Vera!!! Tudo bem?
    Amei seu blog, principalmente essa postagem sobre espiritualidade e religião.
    Foi por indicação da minha irmã Clau que conheci seu espaço.
    Quando tiver um tempinho, me visite. Ok?
    Bjos... Pri

    ResponderExcluir
  24. Perfeito, o paralelo!
    A espiritualidade, eu diria, desenvolve-se de dentro para fora, no ser humano.
    Concluindo-se, portanto, que a religião,pelos seus dogmas ocorre inversamente.

    Um beijo, Vera Lúcia

    ResponderExcluir
  25. É isto mesmo amiga...Lindo texto e verdadeiro.
    Demorei muito para descobrir estas diferenças!
    Concordo absolutamente com tudo.

    Muito obrigada por sua presença na minha festinha virtual!
    Adorei!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  26. Corretíssimas as colocações , a espiritualidade é a essência do ser voltado para Deus que se fortalece através da prática da Religião. Beijos Vera Lúcia.

    ResponderExcluir
  27. A religião nos mostra o caminho, a espiritualidade é o próprio caminho que nos achega a Deus.
    Tantas verdades nesse texto que fica difícil comentar. Todo lindo e verdadeiro.
    Beijokas doces Vera e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  28. Oi Vera Lú,
    a espiritualidade nos faz ir além,nos faz ir de encontro a paz e a nós mesmos.
    Um lindo fim de semana,abraço,=)

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada por voce compartir este magnifico texto!
    Beijo e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  30. Querida amiga, tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  31. Vera, simplesmente PERFEITO. Religião muitas vezes impõe regras e transforma uma fé em um conjunto de normas. A espiritualidade é totalmente diferente disso. Beijão e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  32. Um belo sábado pra ti minha amiga,,,paz e carinho sempre...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  33. Vera,diferenças fundamentais entre religião e espiritualidade!Excelente texto!Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  34. Vera,
    um final de semana maravilhoso para você!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  35. Entendi a comparação entre religião e espiritualidade.
    Religião é ler a palavra de Deus na letra. Viver em espírito é procurar lê-la em espírito e assim seremos edificados. Religião é dizer que ama o próximo e por qualquer bobeira o despreza. Viver em espírito é suportar o irmão, apesar de todos os seus defeitos.E por aí vai, não é Vera?
    Nosso povo precisa aprender que o religioso vive bitolado, mas o que vive em espírito é vivificado.
    Bom final de semana, querida!

    ResponderExcluir
  36. Olá Vera Lucia querida!

    Você não participou da Blogagem Coletiva, entretanto, o teu Blog é todo espiritualizado, revelando o teu lado espiritual, através dos textos magníficos que posta para os seus leitores,mesmo porque a linguagem falada ou a palavra escrita, representam efeitos exteriores do pensamento. E, o teu, minha amiga, emana a mais bonita espiritualidade!
    E, de fato, Religião é a prática exterior, de fora pra dentro, e a Religiosidade, ou Espiritualidade, é a prática de dentro pra fora, influenciando as nossas posturas e atitudes!

    Agradeço de coração a sua visita ao SEMENTES PRECIOSAS, e o comentário carinhoso que deixou lá pra mim!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  37. E quando vivemos em e com Deus amiga Vera a vida flui com harmonia. Olá minha amiga amanhã reabro as portas do Ostra da Poesia e vim pegar tua mão até lá.... Espero que estejas a caminhar tudo bem ai do outro lado. Ah! estou levando teu selo, pois teu bloguxo agora fará parte da galeria dos blogs poéticos do Ostra. beijos no coração.

    ResponderExcluir
  38. Acima de tudo Deus... religiao é pra nos religarmos a Ele!
    Normalmente tem mtos dogmas mesmo!
    Temos que cuidar bem de nossa Espiritualidade. Esse é o caminho!
    bjooooooooo
    opinandoemtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. A espiritualidade nos faz respeitosos e agradecidos por tudo o que Deus criou, por todos os seres viventes, por tudo o que Ele nos empresta. Espiritualidade é um estado de consciência. Um beijo, querida amiga, e muita paz!

    ResponderExcluir
  40. Oi!!Um texto que nos leva a refletir. O que não devemos é seguir a dogmas criados por homens.
    Tenha um fim-de-semana abençoado.

    ResponderExcluir
  41. Acredito que a espiritualidade tem a ver com a minha relação com Deus e que a Bíblia é o Livro Sagrado.Creio que aprendo e cresço quando leio a Bíblia, quando vou a igreja para congregar. Só o que não posso ser é religiosa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Vera, concordo com seu texto, embora, talvez por uma questão de educação, eu não consiga dissociar uma coisa da outra. Acho que a espiritualidade transcende a religiosidade é algo muito maior e mais abrangente. UM abraço!

    ResponderExcluir
  43. Ei Vera,

    A religião muitas vezes embassa a espiritualidade, acredito no sentir do que no seguir um padrão, uma regra, e nisto entra o nosso estado de espirito ...e a nossa vontade e responsabilidade de servir a Deus assim penso...

    Beijinhos amiga e bom domingo pra ti

    ResponderExcluir
  44. Nasci católica mas sou espírita por opção de sabedoria, humildade, devoção, aceitação, amor incondicional, reflexão, tolerância. Lindo minha amiga, belo texto, como sempre!!Um beijo e bom domingo.

    ResponderExcluir
  45. Vera é isso mesmo ambas são bem diferentes, gostei demais da sua postagem.

    ResponderExcluir
  46. very interesting blog!
    i has been follow your blog,so follow me back please! thank u! see u in my blog!

    ResponderExcluir
  47. nice song in your blog! i like it!

    ResponderExcluir
  48. Bom dia , desejo um bom domingo e
    um feriado agradável.e que sua boa
    semana venha cheia de coisas lindas
    para mostrar o que vc faz de bom
    Parabéns sempre pelas belas postagens
    Abraços
    Rita!!!!!

    Ola esse post é mesmo maravilhoso ajuda a gente
    a difeenciar bem..adorei agradeço sempre!!

    ResponderExcluir
  49. Olá, amiga.O texto é belissimo! Perfeito. A espiritualidade é para mim tudo isso e vejo que é o melhor caminho a seguir. È preciso viver em Deus! Se transformar! Obrigada Vera! Vc é luz pra todos nós. Deixo um forte abraço e bjos carinhosos no seu coração. Um bom domingo! Te adoro flor!

    ResponderExcluir
  50. Querida Vera..saudades..

    Concordo plenamente com o texto postado.
    Espiritualidade é ação,é atitutude.
    É ternos consciencia de quem somos e para onde vamos.
    Sempre bom vit passear no teu recando...amo..

    bjinhos...bom domingo...

    ResponderExcluir
  51. Vera

    Estar em sintonia com o Cosmos, com o Criador em síntese para mim é a espiritualidade que preciso e que você em todo contexto descreveste tão lindamente. Era dígno de ter sido postado na blogagem coletiva.

    Adoreeeii.
    Um lindo domingo para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  52. Oii Vera, eu prefiro a espiritualidade do que a religiosidade, a religiosidade sempre me soa como obrigação, já a espititualidade me soa como evolução, adorei o texto! bjooooosss

    ResponderExcluir
  53. Um bom domingo e uma excelente semana pra ti minha amiga,,,com paz,,,poesias e flores....beijos e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a verdade Vera Lúcia.Jesus é unico.INCOMPARÁVEL,ni

      Excluir
  54. A religião é a forma como nos relacionamos com Deus. Sem a religião, como poderíamos chegar a ter consciência da espiritualização? De termos um espírito, uma alma, um Deus?
    Se não fosse passado a cada geração esse conhecimento, através da religião (no caso a judaica e depois a cristã), como saberíamos que existe um Deus?
    Pois muitas civilizações adoravam répteis e animais, a natureza em si e se achavam "espiritualizadas", porém estavam adorando coisas criadas, e não o criador.
    Somos humanos, e tudo o que é humano precisa de controle, porque somos imperfeitos quando deixados à deriva de nossos próprios desejos, anseios, inteligência e liberdade.
    Por isso é preciso a religião, para que nosso conhecimento seja único e não se perca conforme o passar dos anos.
    Porque podemos até estar felizes nos achando espiritualizados, mas será que estamos agindo conforme o desejo de Deus?

    Um bom domingo para ti.

    ResponderExcluir
  55. Oi Vera Lúcia!
    A espiritualidade está dentro de nós e a religião nos é doutrinada.
    Com espiritualidade abraçamos uma religião. Com espiritualidade chegamos ao Pai e vivemos a olhar todas as outras coisas com amor.
    Lindo este texto!
    beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  56. Passando para te desejar uma excelente semana.Abração.

    ResponderExcluir
  57. Oi Vera,
    Esse texto é maravilhoso. Um grande ensinamento.
    A espiritualidade se encontra dentro de nós, como alimento pra nossa alma, viver em comunhão com Deus, e viver bem e feliz... Muita religião aprisiona a pessoa, obriga a ser o que não desejamos, seguir religião por obrigação não agrada a Deus.
    Adorei a postagem!

    Desejo uma ótima semana cheia de coisas especiais.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi querida Vera Lúcia,

    Boas e bem explícitas são as diferenças entre religião e espiritualidade.
    Religião, Igreja, qualquer um, com algum poder oratório e empolgação cria, mas espiritualidade não se compra, nem se vende.
    Se aprende, se constrói e se vai tentando aplicar, para que o espírito dome, modifique o corpo, no sentido corpóreo, para atingir a felicidade e o bem estar.

    Boa semana, em harmonia.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  59. Hermoso blog, Felicitaciones!!!!!!

    Saudos!!!!!

    ResponderExcluir
  60. Verinha, tudo bem?
    Mas que coincidência com a blogagem coletiva da espiritualidade.
    Pois concordo, e entendo que a espiritualidade é mais geral, e a religião a forma ou meio de alcançá-la ou tentar alcançar essa escolha e vivência pessoal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  61. Que lindo,Vera!!!!!

    Estou de pleno acordo com este texto!É bem como sinto.
    A religião por vezes acada transformando as pessoas em fanáticas...como se a verdade da vida estivesse em só uma maneira de ver a vida...esquecem da pluralidade!!!!
    Podemos aprender com tudo e com todas as religiões...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  62. Oi Vera,

    Tudo bem? Fui indicada pela Cissa (Cissinha) para visitar o seu blog.

    Gostei do tema e penso semelhante ä medida que a religiosidade pode ser muito preconceituosa e impiedosa, mas a espiritualidade é leve e inspira o universo.

    Beijos,

    Lu

    ResponderExcluir
  63. OI VERA...FIQUEI FELIZ COM A TUA VISITA...HOJE TIREI UM TEMPO DO MEU TEMPO CORRIDO PARA TE VIR LER E RELER..AMEI...OS TEUS TEMAS NOS DEIXAM SEMPRE PONTOS PARA REFLEXÃO...GOSTO MUITO DO TEU BOM GOSTO NA ESCOLHA DAS IMAGENS...A IMAGEM EM GERAL ME FASCINA...DEIXO-TE UM BEIJO...VOLTAREI SEMPRE QUE DER...

    ResponderExcluir
  64. Boa noite, Vera Lúcia.
    Religião e espiritualidade são duas coisa bem distintas, mas que se complementam.
    A espiritualidade é a forma como enxergamos o mundo e interagimos com ele, e esta é uma atitude unicamente nossa.
    Abraço, Vera Lúcia.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia menina estrelada !!!!!
    Carregas estrelas no teu viver que sempre nos dar um baile !
    Riquíssimo texto.Muitas vezes estamos realmente nos confundindo entre religião
    e espiritualidade.Seu texto foi mais que esclarecedor...eu abracei cada palavra
    no comparativo...
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  66. Gostei muito de ler essa postagem, Verinha...

    Penso que a espiritualidade está no individual!!! É intimo!!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  67. Pra vcs o que é ser espiritual e o que é ser religioso?

    ResponderExcluir
  68. Quem é Jesus Cristo para você?
    É o Filho de Deus?
    É o mediador de uma nova aliança?
    É o Dom da vida eterna?
    É o único Caminho, a Única Verdade e Vida?
    Se Jesus não for O seu Único e eterno Salvador, tudo que voces definem como espiritualidade e religião, são apenas simples e lindas poesias.
    Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, tudo muda, e até neste momento se você confessar Jesus como seu eterno Salvador e confessar que não é digno de tão grande graça. Crendo que ele é Filho de Deus, serás salvo. E um novo tempo de refrigério pela presença do Senhor você experimentará. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  69. Quem é Jesus Cristo para você?
    É o Filho de Deus?
    É o mediador de uma nova aliança?
    É o Dom da vida eterna?
    É o único Caminho, a Única Verdade e Vida?
    Se Jesus não for O seu Único e eterno Salvador, tudo que voces definem como espiritualidade e religião, são apenas simples e lindas poesias.
    Quando Jesus entra na vida de uma pessoa, tudo muda, e até neste momento se você confessar Jesus como seu eterno Salvador e confessar que não é digno de tão grande graça. Crendo que ele é Filho de Deus, serás salvo. E um novo tempo de refrigério pela presença do Senhor você experimentará. Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  70. Congratulations on your article, it was very helpful and successful. a7e72170cfda356bae45d3618b5a59f5
    numara onay
    website kurma
    sms onay

    ResponderExcluir
  71. Thank you for your explanation, very good content. 67cb1ab3166a28bea2d66e1c4caff5d9
    altın dedektörü

    ResponderExcluir
  72. Thanks for your article. 6f9e55170cf2f478bd5ec8948e940c28
    evden iş imkanı

    ResponderExcluir
  73. ماندگاری پروتز سینه
    ممکن است این سوال این برای شما پیش آمده باشد که ماندگاری پروتز سینه چقدر است؟ باید توجه کنید پروتزهایی در سینه شما قرار می گیرند در گذشته به صورت مادام العمر نبودند و از نسل 3 بودند و باید بعد از گذشت زمان خاصی تعویض می شدند اما پروتزهای کنونی نسل 5 هستند و نیازی به تعویض ندارند. البته اگر پروتز به دلیل پارگی پروتز دچار مشکل شود، باید زودتر آن را تعویض کنید.
    زیبایی را به خود هدیه دهید!
    اگر می‌خواهید که زیبایی را به خود هدیه دهید، این کار را به دکتر کامبیز ایزدپناه بسپارید. دکتر ایزدپناه دوره‌های مرتبط با عمل‌های ترمیمی و زیبایی را گذرانده است و از ابتدای تصمیم شما، تا پایان جراحی و گرفتن نتیجه در کنار شما خواهد ماند.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...