Bloqueador de Selecao

segunda-feira, 29 de junho de 2015

SERÁ QUE O TEMPO RESOLVE?



Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, ele não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe. Enormes problemas hoje podem assim ser vistos de maneira diferente amanhã ou depois. Eles não são, provavelmente, menores, mas o primeiro susto já passou e podemos ser mais objetivos.
Quando estamos por demais envolvidos por nossas emoções, nosso racional se perde. Só mesmo as águas calmas depois da tempestade podem nos mostrar o quanto somos resistentes.
Mas... como nem tudo na vida é branco e nem tudo é preto, o tempo, de aliado pode passar a ser um inimigo. E se a vida fosse menos complexa teríamos mais habilidade para saber onde encontrar a diferença, a sútil diferença entre o que se deve deixar passar e o que se deve apegar.
Se algumas situações se acalmam com o passar do tempo, outras apenas se acomodam e nos dão a ilusão de que o tempo apenas está curando.
Infelicidades e insatisfações do coração não se resolvem e não se tornam menores com o tempo, elas apenas se instalam e criam raízes. Acreditamos, assim, com a força da nossa alma, que um dia ao acordar algo terá mudado, que o amor perdido terá voltado, que a vida terá o mesmo sabor que antes ou que terá, melhor ainda, o gostinho do melhor dos nossos sonhos.
Engano!... Certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé. O tempo de amanhã será o mesmo se agimos ou não, mas nós não seremos os mesmos.
Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente. Precisamos abrir-nos à vida e viver de maneira que amanhã, olhando para trás, não tenhamos tantos arrependimentos, apenas esse sentimento de auto-satisfação, esse sentir de que o tempo passou sim, mas não passou sozinho, pois tivemos a sabedoria de caminhar de mãos dadas com ele, tal qual à noiva cheia de sonhos, prometida à felicidade. 


Letícia Thompson


56 comentários:

  1. Um belo texto minha amiga e estou de acordo nem tudo o tempo resolve, é preciso saber dizer não por muito que nos custe, estou de acordo.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Fabuloso texto, concordo na íntegra com o seu teor.... temos que saber dizer, NÃO.. é muito importante. adorei o texto...


    Tenha uma excelente semana.
    Beijis

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Seria muito bom se o tempo sozinho tuuuuuudo resolvesse. mas assim não é! Lindo texto da Letícia, tão bem trazido aqui! Ótima semana! Obrigadão sempre pelos carinhos, chica

    ResponderExcluir
  4. Um belo texto.
    Eu penso que o tempo não apaga as coisas, mas ajuda a acalmá-las.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O tempo coloca véus sobre o passado e, consequentemente,
    torna os acontecimentos mais brandos.
    Beijos, doce amiga!

    ResponderExcluir
  6. Vera, aprecio muito ler conselhos, como os que é normal aqui trazes. Confesso que, de modo geral eles, sem os definir, os mesmos são a minha prática de vida. Para melhor os definir até, nunca é demais os ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente o tempo não resolve... mas nos dá tempo, para melhor aceitar, ou modificar, o que o tempo nos trás... estando tudo na nossa mão!...
    Que escolha maravilhosa, Vera! Em imagem e palavras...
    Um puro encanto e delícia, para quem passa por aqui...
    Beijos! Votos de uma excelente semana! E muitos parabéns, por mais uma maravilha de post!...
    Ana

    ResponderExcluir
  8. O tempo pode ser o nosso maior aliado ou o nosso maior inimigo. Pode libertar-nos ou prender-nos a coisas ou pessoas que não nos fazem bem. Por isso, é preciso desenvolver alguma racionalidade para decidir se o melhor para nós é adotar uma atitude de passividade e deixar o tempo curar todos os males ou uma atitude ativa e cortar o mal pela raiz.

    Um beijo, Vera

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Vera..
    o tempo cura, fecha muitas cicatrizes...
    mas tudo no tempo dele... quando tentamos dar um passo a sua frente
    a ansiedade nos toma conta e tudo desanda..
    bjs e feliz sempre

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo texto querida Vera Lucia, bela escolha para refletirmos e procurar fazer do tempo um aliado para tudo.
    Grande beijo no coração e linda semana.

    ResponderExcluir
  11. Espero que o tempo amenize as decepções e tristezas, mas as marcas sempre ficam.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida vera
    Fui lembrando-me de diversas situações vividas ao longo da minha vida... é assim mesmo mas vamos nos desvencilhando de tudo o que não nos convém...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  13. Perfeito este texto. Concordo sim que o tempo ameniza, mas não apaga totalmente nem resolve o que nós podemos e devemos realizar realizar com nossas atitudes. Muito bom. Um grande abraço Vera e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  14. Olá Vera,
    Algumas situações, se acalmam com o tempo,
    entretanto, não existe dor curada
    só com o tempo e pelo tempo,
    pois ele apenas anestesia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Verinha!!
    Quando o tempo não resolve ele pelo menos ameniza... Acalma e alivia nossas dores e angustias. Sem contar que nos ensina tantas coisas... Linda mensagem!!

    Semana linda e iluminada pra vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi. Vera....é verdade....muitos dos sonhos acabam sendo deixados para trás por serem inviáveis ou por não sermos tão persistentes , as dores que nos chegam são fortes e cicatrizam como feridas, as alegrias também chegam de repente e dão à nossa alma a felicidade tão almejada...enfim assim é a vida colorida em suas possibilidades e incertezas.Como diz Paulinho da Viola :" não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar"...mente aberta e lúcida e vamos que vamos
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. O tempo não resolve, realmente, insatisfações do coração. Não traz o que se espera e pelo qual não se batalha. Mas nem sempre é inimigo. Torna menores as dores de perdas, com as quais aprendemos a conviver. E não é perdido quando fazemos dele um espaço para reflexão, antes e uma decisão. O que é o tempo, além das horas que se sucedem? Importante é o que fazemos em seu curso. Muito bela a imagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Sempre digo isso.. não podemos ser escravos, nem rtentar ser donos dele... mas parceiro dele, acatando e aceitando as coisas no seu devido tempo, sem atropelos. Belo texto, Vera. beijos.

    ResponderExcluir
  19. Vera,

    O tempo não resolve, quem resolve é a pessoa, ela que precisa decidir o que quer para sim.
    O Sr do Tempo faz com que a distancia dos acontecimentos, alimentados pela experiencia, leve a superação, e assim ele vai curar feridas, fazer ficar no passado o que a ele pertence e fazer das aulas a síntese da escola da vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. La imagen ya es reveladora..un saludo desde Murcia...

    ResponderExcluir
  21. La imagen ya es reveladora..un saludo desde Murcia...

    ResponderExcluir
  22. É isso mesmo... quando passamos pela dificuldade e olhamos a tempestade lá longe, parece apenas uma chuvinha. Porém há sentimentos que precisam ser muito trabalhados, precisam de perdão, precisam de amor, de aceitação para a caminhada continuar em paz. Caso contrário, o tempo se tornará um grande vilão nessa situação.
    Bom texto!
    Que sua semana seja maravilhosa.

    ResponderExcluir
  23. EL TIEMPO A VECES VERDUGO, A VECES CÓMPLICE.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  24. Verinha, adoro pipoca com mel <3

    Um ótimo restinho de terça!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  25. Olá, Vera, como vai?
    Gostei muito do texto e concordo com ele. Difícil mesmo a percepção do que precisa ser resolvido em relação ao que se resolve sozinho. Penso que nesse sentido o autoconhecimento e a coragem de se ouvir, capturar a voz interior, são fundamentais para perceber qual é a situação.
    Ainda hoje pela manhã, na escola, ouvi pessoas se queixando do rumo que suas vidas tomaram, e foi quando coloquei que muitas coisas podem não fazer sentido na vida da gente, mas uma dia elas fazem, e um dia a vida mostra formas de mudar, hora em que a percepção precisa sentir-se livre para atuar e apontar o que precisa ser feito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Hello Vera,
    Your text is very beautiful.
    Have a nice ... July ...
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  27. Vera, muito boa tarde querida!
    Cá estou eu na minha escapadinha semanal do trabalho, em pleno expediente..rsrs
    Ah e como me faz bem, parece que estou sendo uma menina levada fugindo das responsabilidades do momento, mas me engrandecendo culturalmente, alimentando minha alma com novas palavras e novos sentimentos...

    Exatamente como diz o texto, onde mais uma vez acertou na escolha querida!
    Nada nesta vida cai do céu e se resolve por si só...
    Precisamos observar o que está à nossa volta e tentar, de todas as formas, se livrar dos erros e mágoas do passado, que insistimos em trazer e vivenciá-los também no presente ..Isso é quase um suicídio!!!
    Reclamar só piora, falar que não está bem, nada resolve...
    Esses pensamentos negativos atraem energia fria, estagnada...
    A gente precisa de sentir a luz, a energia vibrante da vida pulsando na gente!!
    Tristezas jamais né amiga?
    Muito obrigada por mais esta partilha, pois tem muita gente precisando ler essas linhas e refletir...

    Querida, estou te convidando também par vir à festinha dos 4 anos do meu cantinho...hhihihihi
    Você é convidada mais do que TOP/ESPECIAL e lá deixou palavras lindas, que para sempre serão preservadas!!! Se constituem no meu tesouro!!
    Aproveito também para desejar uma semana maravilhosa e que tenha muita alegria!!
    Beijos Vera, fica bem!! :))))))

    ResponderExcluir
  28. Verinha, anda esfriando por aí tb? Hj resolveu esfriar novamente por aqui, mas nada de inverno rigoroso...
    Como vc está?

    Beijão

    ResponderExcluir
  29. Que texto lindo! Ouvi alguém dizer que o tempo é nosso aliado quando compreendemos que ele por si só não muda as coisas, mas nos dá oportunidades de transformação.
    Abraços, Sonia

    ResponderExcluir
  30. Muito bom, Vera! Encanta-me o bom gosto das tuas escolhas de texto e imagem. Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Kilida, creio eu, a Letícia Thompson foi muito feliz ao "escrever" que " ele - o tempo - não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe." Na verdade, e provavelmente ,não poderemos resolver tudo de forma imediata, alguns levam tempo, outros mais e assim vai,até não resolver ou não precisar resolver ,se for o caso..." a sutil diferença entre o que se deve deixar passar e o que se deve apegar".O que não podemos é tomar decisões sob o efeito exclusivo de uma tempestade, pois é comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos que, presumimos, estão além de nossa capacidade. Nessa hora , tentamos para todos os lados e acabamos não resolvendo nada . Só não podemos ficar de braços cruzados ,esperando... "Certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé." Também, acho importante saber separar os problemas, "Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente", não permitindo que interfira e dificulte outros aspectos de nossa vida, até facilitando o raciocínio e a busca de soluções, ....ou... é como diria Alice no País das Maravilhas..."o tempo resolve tudo. A questão é: Quanto tempo? ...
    Bela escolha,Belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kilida, sim,não"sumo" não...é que além da "correria" profissional, estou com um "problema", eu estava jogando bola e minha perna foi confundida!
      Você deve estar pensando— Não seria contundida?
      — Não , confundida mesmo. Chutaram a minha perna, ao invés de chutar a bola!
      Agradecido pelo carinho,belos dias, beijos!

      Excluir
    2. Olá,Kilida,
      sim, é verdade, muitos, que tanto clamam para serem chamados de poetas/escritores, na hora de comentarem,vão pela tangente...eu sou blogueiro escritor, escrevo em blog e "malemá", autor de texto, e os meus , sempre tem algumas keywords, que não são pegadinhas -como já disseram- , mas para que eu possa identificar quem leu, quem , AO MENOS, tentou interpretar, contextualizar, textualizar e por isso, mesmo que confundam autor com eu lírico, não há problema nenhum, só me incomoda, o fingir que leu, fingir que comentou,fingir que tentou, porque assim,eu finjo também...,até a gentileza pode ser dissimulada...naquele caso, criou se um "probleminha",porque alguns de meus leitores são familiares e amigos próximos, e como disse, cada um traz seu próprio entendimento para dentro do que foi escrito, inclusive em relação aos comentários, e tive que ficar "explicando" , um erro , talvez não intencional e até justificável, mas, que a falecida não era mulher do eu - autor e sim do "eu lírico", não era mesma , por isso,Ria se para não chorar!Agradecido pelo carinho,Bom domingo,beijos!

      Excluir
    3. 웃 ah sim, complementando, estou de molho aqui....sim, verdade, não é fácil interpretar poemas etc...mas, digo por mim, quando vou para comentar em alguns blogs, poétcos ou não, procuro fazer a minha interpretação /contexto/ referência somente ao Conteúdo, e se ouso , erro demais,imagine se fosse fazer de outra forma ...até para não correr o risco de imaginar fictício o que é real, vice versa, que alguns até sei, pela proximidade ou sensibilidade, mas , julgo, que para muitos não importa isso...e nem vou para a interpretação técnica, porque é quase um desaforo tentar ensinar regras a alguém que escreveu, onde cada frase/palavra produzida resulta de uma inspiração que, além de individual, é uma manifestação do pensamento livre, ainda mais nesse mundo, a Blogosfera, onde não tem imperativo, como alguns julgam, tal o que concluímos, no início...um tal de venha, leia e comenta no meu, bonitinho tá, que eu vou, mas nem leio, nem comento e saio pela tangente no seu .....beijos!

      Excluir
  32. Vera, mais um texto mt bem selecionado. E o tempo não resolve, mas ameniza. Só não apaga, isso não. E o tempo muitas vezes é o nosso inimigo número um, ao mesmo tempo que pode nos ajudar de vez em quando. Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Olá Vera ,
    Excelente publicação num texto de Leticia Thompson , o qual estou totalmente de acordo tanto na teoria como na prática de cada dia , o Tempo sera sempre nosso aliado , se cada um de nós for o seu melhor aliado , isto é , se o tempo dilui com a distancia , o nosso trabalho interior nos dá força e nos motiva para o futuro .

    Eu estou bem , fazendo o meu trabalho interior também , obrigado , deixo-lhe um Abraço Carinhoso e afetuoso :)

    Luis Sousa

    ResponderExcluir
  34. Oi Vera! Nossa... Faz um bom tempo que não passo por aqui.
    Certa vez li uma frase que dizia algo como: o tempo não resolve nada, só tira a atenção do que é incurável ou algo parecido.
    Penso que seja assim mesmo, tempo nada mais é que o passar dos minutos, das horas, dos dias, dos meses, dos anos... Há coisas que não voltam com o tempo e é preciso sempre seguir adiante, porque ele não vai resolver o que nós precisamos resolver.
    Beijos.

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  35. Verinha sua querida!!!
    Estou me esforçando para as fotos ficarem aceitáveis, pq o seu Evandro me dá bronca hehehe

    Acho que ando muito estressada, as dores de cabeça persistem :(

    Beijão

    ResponderExcluir
  36. O tempo amaina muita coisa, até os sofrimentos que não se esquecem.

    Felicidades
    MANUEL

    ResponderExcluir
  37. Vera, as vezes o tempo resolve algumas situações e até cura mágoas. Acho que o tempo é um bom remédio. Belo escrito. Beijos e uma ótima tarde.

    ResponderExcluir
  38. Amiga Vera, obrigada por nos dar a conhecer esta bela reflexão de Letícia Thompson.
    Gerir o tempo com sabedoria não é para todos e quem consegue esse equilíbrio decerto alcança a plenitude que a autora tão bem descreve.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  39. Vera,
    Como bem disse Letícia Thompson:
    "Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, ele não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe."
    Acredito que o tempo ameniza as dores, os problemas, as decepcoes, mas nao os esquecemos, ficam guardados na mente e no coracao. Excelente postagem! Bjs e uma noite de paz!

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. A Leticia sabe das coisas, gosto de ver como ela disseca os assuntos,
    As coisas arraigadas com raízes profundas não são fáceis de acabar, libertar.
    Liberta-se é quase uma arte nesta vida de desencontros e quedas. Romper é tudo,
    que se precisa e pensa, mas as vezes, não é nada fácil da noite para o dia.
    Bela partilha com sua sensibilidade.
    Carinhoso abraço Vera e um bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  42. Ótimo texto, Vera, altamente reflexivo. Gostei!

    ResponderExcluir
  43. O tempo é um inimigo que ataca ...fugindo!

    Bj

    BShell

    ResponderExcluir
  44. Um texto bem reflexivo.
    Será que o tempo resolve?Muitas vezes não pois carregamos por muito tempo alguns
    dissabores e isso é que nos deixa presos a esse tempo que poderia já ter sido resolvido.
    Texto muito lindo de Letícia Thompson.
    Bjs Vera e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  45. Digamos que o tempo acalma o sofrimento mas resolver acho que não...Quem resolve somos nós...

    ResponderExcluir
  46. Verinha, vim te deixar um grande beijo e desejar um lindo, abençoado e feliz final de semana!

    Nanda

    ResponderExcluir
  47. Hello Vera,
    Thanks so much for your wonderful comments.
    I wish you a nice weekend.
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  48. Tenha um ótimo fim de semana, Vera. bjs

    ResponderExcluir
  49. Como seria bom se o tempo resolvesse tudo, principalmente as dores das perdas. daqueles que se vão para sempre. Um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  50. O tempo só resolve, se der novo tempo para compensar o que se foi.
    Um óptimo Post.
    Gostei.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  51. Texto muito bom, Vera!
    O tempo pode acalmar a alma, mas precisamos agir... Botar a mão na massa com sinceridade e coragem... Prosseguir sempre, tirando boas lições das experiências e melhorando as atitudes...
    Um abração

    ResponderExcluir
  52. Oi Vera,
    Uma feliz e abençoada semana pra você.
    Bjs!

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...