domingo, 25 de agosto de 2024

PAREM ENQUANTO É TEMPO...

 


Parem de lutar! Parem de matar! Parem de corromper! De furtar! De explorar! De perseguir! De invadir! De conquistar! Enganar! Dominar! Poluir!... Parem enquanto é tempo.

Há crianças sem escolas e sem comer.

Não mandem bombas. Mandem pão. Mandem livros.

Há velhinhos cansados, mas ainda saudáveis e sempre saudosos, querendo ainda viver, ainda amando e protegendo decadentes vestígios de esperanças.

Vejam. Os leitos dos hospitais não chegam para tanto enfermo.

Reparem como as lavouras estão se acabando.

O rosto do homem está queimado pelos rios de lágrimas tristes que chorou. Lágrimas, quando tristes, queimam. Vejam quantos sorrisos mortos em lábios trêmulos de medo.

Cessem este estúpido demolir.

Lembrem-se de que nenhuma hegemonia pode ser eterna e nem justifica tanta injustiça.

Comecem alguma coisa que venha tornar alguém menos desgraçado, que venha salvar o mundo do extermínio, que possa dar a cada um aquilo de que mais precisa - a PAZ.


(Hermógenes- Livro: Mergulho na paz)


domingo, 18 de agosto de 2024

"NÃO JULGUEM PARA NÃO SEREM JULGADOS POR DEUS".


                                       "Não julguem os outros para vocês não serem julgados

                                               por Deus. Por que é que você vê o cisto que está no olho

                                               do seu irmão e não repara na trave de madeira que está 

                                               no seu próprio olho?"


Um homem estava se queixando ao outro:

_ Aonde este mundo vai parar? Não se pode confiar em mais ninguém!

E o outro respondeu:

_O que foi, que revolta é essa?

_Imagine que hoje de manhã me passaram uma nota falsa de 100 reais.

_Mas era falsa mesmo?

_Era.

_Posso ver?

_Não dá, acabei de passá-la adiante.


Como é fácil vermos os defeitos dos outros, julgarmos, condenarmos e até aplicarmos a pena! Quantas vezes gastamos um tempo enorme para fazer o diagnóstico completo do perfil daqueles que estão à nossa volta e não dedicamos nem um segundo sequer a uma auto avaliação? Como é difícil, como dói e como somos autocomplacentes  quando o defeito é nosso! Nada é mais simples do que apontar o dedo para os erros dos outros, mas é extremamente penoso reconhecermos nossas limitações.

Será que aceitaríamos o mesmo julgamento que impomos aos outros? Aumentaríamos, diminuiríamos ou suspenderíamos a pena? Precisamos cuidar diariamente de nosso atos antes de apontarmos o dedo para os erros alheios.


(Do livro "A Graça de Deus", do Rev. Aldo Quintão).



domingo, 11 de agosto de 2024

DEIXE IR AS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO PRONTAS PARA TE AMAR!

 


Deixe de lado as pessoas que não estão prontas para amar você. Esta é a coisa mais difícil que você terá que fazer na sua vida e também será a mais importante.

Pare de ter conversas difíceis com pessoas que não querem mudar. Pare de aparecer para pessoas que não têm interesse na sua presença. Eu sei que é o seu instinto que faz todo o possível para conquistar o reconhecimento das pessoas ao seu redor, mas é esse impulso que rouba o SEU tempo, energia, saúde mental e física.

Quando você começa a lutar por uma vida de alegria, interesse e compromisso, nem todos estarão dispostos a segui-lo até esse lugar. Isso não significa que você tenha que mudar quem você é, significa que você tem que deixar ir as pessoas que não estão dispostas a acompanhá-lo.

Se você é excluído, insultado, esquecido ou ignorado pelas pessoas a quem dedica o SEU tempo, você está prestando um péssimo serviço a si mesmo ao continuar a oferecer-lhes a sua energia e a sua vida. A verdade é que você não é para todos e nem todos são para você.

É isso que torna tão especial quando você conhece pessoas com quem você tem uma amizade verdadeira ou um amor genuíno. Você saberá como isso é lindo demais porque experimentou o que não é. Quanto mais tempo você passa sendo amado por alguém que é incapaz disso, mais você se priva da oportunidade de ter uma conexão real com outra pessoa.

Existem bilhões de pessoas neste planeta e muitas delas irão conhecê-lo no seu nível de interesse e comprometimento. Porém, quanto mais tempo você estiver envolvido com pessoas que apenas o usam como almofada, como opção de apoio ou terapeuta para sua cura emocional, mais você se distanciará dessa comunidade desejada.

Se você deixar de estar presente o tempo todo, talvez eles não venham te procurar. Talvez o relacionamento acabe se parar de tentar. Mas isso não significa que você arruinou o relacionamento. Significa que a única coisa que o sustentou foi a energia que só você deu para sustentá-lo. Isso não é amor, mas apego. É querer dar uma chance para quem não merece. Mas você merece muito mais. Existem pessoas que não deveriam estar na sua vida e você vai perceber.

A coisa mais valiosa que você tem na sua vida é o seu tempo e a sua energia, pois ambos são limitados. O que você dá em termos de tempo e energia definirá sua existência. Ao entender isso, você começa a entender porque se sente tão tenso quando passa tempo com pessoas, em atividades, lugares ou situações que não lhe agradam ou que não deveriam estar perto de você e apenas drenam sua energia. Você começará a perceber que a coisa mais importante que pode fazer por si mesmo  por todos ao seu redor é proteger sua energia mais do que qualquer outra coisa.

Faça da sua vida um porto seguro onde apenas pessoas "compatíveis" com você sejam permitidas.

Você não é responsável por salvar ninguém.

Você não é responsável por convencer os outros a serem melhores.

Não é seu trabalho apenas existir para outras pessoas e dar-lhes a sua vida. Porque se você se sentir mal, se se sentir obrigado, você será a raiz de todos os seus problemas. É seu único dever perceber que você é o dono do seu destino e só aceitará o amor que você acredita merecer.

Decida que você merece amizade verdadeira, compromisso verdadeiro e amor perfeito com pessoas saudáveis e ricas interiormente. Então, espere e veja o quanto tudo muda e vai mudar; isso é certo. Não perca seu tempo com pessoas que não valem a pena. Esta mudança lhe trará o amor, os tesouros, a felicidade e a proteção que você merece."


(Anthony Hopkins).


domingo, 4 de agosto de 2024

TENHO APRENDIDO...

 


Tenho aprendido que quem tem muitos talentos nem sempre se apercebe disto e, não raro, é bastante humilde. Paradoxalmente, tenho encontrado pessoas medíocres que, na ausência de talentos, valem-se da astúcia.

Tenho aprendido que razão e sentimento precisam caminhar juntos. A razão, destituída de sentimento, é uma frieza cortante.  O sentimento, destituído da razão, torna a pessoa perigosamente vulnerável.

Tenho aprendido que, quem vem pregar insistentemente a própria religião ou filosofia para você sem nem querer saber o que você pensa, dá sinais claros de radicalismo e ignorância, porquanto o jeito de cada pessoa religar-se ao Divino é absolutamente único, pessoal e intransferível. 

Tenho aprendido que quando estamos tristes e quebrantados por períodos demasiadamente longos, nossa alma começa a sabotar o corpo para fugir da gaiola. Portanto, reaja sempre no sentido de não perder a alegria de viver.

Tenho aprendido que Deus gosta dos poetas, dos cientistas, dos artistas, dos músicos, dos bons pregadores, dos pacifistas, mas penso que Ele tem especial predileção pelos que sabem levar o riso e a alegria.

Tenho aprendido que, em qualquer tipo de relação, deve haver um equilíbrio entre o dar e o receber. Se fazemos muito por quem quer que seja isto fica incorporado, passa a ser obrigação e, portanto, destituído de valor. Faça o seu melhor sempre, mas induza o outro(a) a compreender a Lei da Reciprocidade.  


(Parte de um texto de Fátima Irene Pinto).  
              

           .