domingo, 22 de janeiro de 2023

EXERCITEMOS A TOLERÂNCIA.

“Perdão e tolerância são alavancas de sustentação da nossa paz íntima!(Emmanuel) 
Tolerância é um termo que vem do latim  tolerare que significa “suportar” ou “aceitar”.

A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. Por outras palavras, a tolerância é a atitude que uma pessoa tem para com aquilo que é diferente dos seus valores. Quando pensamos em tolerância logo vem a ideia de tolerância racial, religiosa ou de gênero, mas vamos pensar em quanto a vida nos propõe o exercício da tolerância nas atividades mais comuns do dia-a-dia, como: tolerância com a roupa ou comida que não ficou a contento, com o colega de trabalho que não correspondeu às nossas expectativas, com o atendente que não nos atendeu da forma que gostaríamos, com o garçom que não nos deu atenção no momento em que pedimos, com o motorista que nos fechou no trânsito e tantas outras situações tão comuns que vivemos todos os dias.

A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade. Uma pessoa tolerante normalmente aceita opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social, ser tolerante é entender que cada um tem a sua própria identidade, o seu próprio caminho e maneira de pensar para achar uma solução.

A todo momento somos convidados ao exercício e a prática da tolerância.

Reflitamos sobre isso e busquemos desenvolver, em nós, essa virtude tão importante para uma convivência de paz, equilíbrio e respeito.

Exercitemos a tolerância em nosso dia-a-dia, na família, no trabalho, no trânsito, nas filas, com isso estaremos cultivando a paz íntima e contribuindo para a paz do mundo em que vivemos.

Saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros, seja entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.


(Autor desconhecido)