domingo, 27 de março de 2011
NÃO AVALIE O OUTRO POR SI MESMO.
NÃO AVALIE O OUTRO POR SI MESMO : CADA PESSOA É ÚNICA.
"EU, NO LUGAR DELE, JAMAIS TERIA AGIDO DAQUELA FORMA".
INDIGNADAS, AS PESSOAS SEMPRE ESTÃO SE REFERINDO A ALGUMA ATITUDE QUE O OUTRO TOMOU E QUE ELAS ACHARAM INDEVIDA OU INJUSTA. TOMAM A SI MESMAS COMO REFERÊNCIA DE PERFEIÇÃO E DE VIRTUDE.
"EU NO LUGAR DELE" CONTEM ERROS DE AVALIAÇÃO INCRÍVEIS. EU NÃO ESTOU NO LUGAR DELE: NÃO SOU ELE, NÃO TENHO A HISTÓRIA DE VIDA DELE E NÃO TENHO A MENTE QUE SE DESENVOLVEU EM SEU CÉREBRO.
GOSTAMOS MUITO DE PENSAR NAS SEMELHANÇAS QUE NOS UNEM AOS OUTROS MEMBROS DA ESPÉCIE HUMANA PARA NÃO NOS SENTIRMOS TÃO SOLITÁRIOS.
AO PERCEBERMOS COMO AS DIFERENÇAS SÃO MARCANTES - ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO NOSSO MODO DE PENSAR E DE SENTIR - , TEREMOS MAIS DIFICULDADE PARA NOS SENTIRMOS INTEGRADOS E, PRINCIPALMENTE, ENTENDIDOS.
APESAR DE TODOS TERMOS OS MESMOS ELEMENTOS NA FACE, NÃO EXISTEM DOIS ROSTOS IGUAIS - NEM SEQUER NOSSA METADE DIREITA É IGUAL À ESQUERDA!
NO CÉREBRO EXISTEM 100 BILHÕES DE CÉLULAS DISPOSTAS DE UMA FORMA PECULIAR E QUE ESTIVERAM EXPOSTAS A VIVÊNCIAS MUITO PARTICULARES. ASSIM, A GRANDE E RARA EXPERIÊNCIA CORRESPONDE A ENCONTRARMOS ALGUÉM QUE PENSE DE MODO MUITO PARECIDO COM O NOSSO.
COLOCAR-SE NO LUGAR DOS OUTROS LEVANDO JUNTO VIVÊNCIAS PESSOAIS E O PRÓPRIO CÓDIGO DE VALORES SEMPRE IMPLICARÁ CONCLUSÕES PRECÁRIAS.
QUEM QUISER ENTENDER O OUTRO TEM DE TENTAR SER COMO OS HACKERS : ENTRAR NO SOFTWARE DO OUTRO SEM IDÉIAS PREESTABELECIDAS E TRATAR DE ENTENDER COMO É QUE AQUELE PSIQUIMISMO FUNCIONA. FAZÊ-LO DE FORMA ISENTA, SEM TOMAR A SI MESMO COMO REFERÊNCIA. É CLARO QUE É UMA TAREFA MUITO MAIS DIFÍCIL E QUE EXIGE GRANDE DESPRENDIMENTO.
(Do Livro "Superdicas para Viver Bem e ser Mais Feliz", de Flávio Gikovate).
Gostei da postagem e a foto das esculturas está linda.
ResponderExcluir