segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AFEIÇÕES...




Se pretendes conquistar
A bênção do amor na vida,
Não prendas, alma querida,
O coração de ninguém.
O amor é assim qual o rio
Que tanta grandeza encerra, 

Ele, o irmão...
A irmã é a terra,
Unidos fazendo o bem.
Se a terra prendesse o rio,
Ei-lo pântano perfeito;
Se o rio largasse o leito,
Eis o deserto a reinar;
Mas se um apoia o outro,
Trabalhando livremente,
Formam a grande corrente,
Que se renova no mar.
Nessa linha, as afeições,
Sob o respeito profundo
Que devemos dar ao mundo,
Aos que amamos - teus e meus -
São sempre o amor sem mudança
Em constante primavera,
A luz divina que espera 

Mais luz nas luzes de Deus.

(Chico Xavier)


domingo, 26 de agosto de 2018

HÁBITOS AUTODESTRUTIVOS.



Tudo o que repetimos inúmeras vezes, com o tempo, pode ser entendido pelo cérebro como verdade. Somos responsáveis pelas coisas que repetimos. A forma como falamos e pensamos e as coisas que fazemos afetam drasticamente a nossa vida. 
Segue uma lista de hábitos autodestrutivos que você deve se esforçar para deixar de fazer ainda hoje.

1- Culpar outras pessoas pela sua infelicidade.Ninguém está aqui para dizer que pessoas não te fizeram mal, mas a maneira como você segue e se reconstrói após situações ruins é o que definirá o seu futuro. É aquela velha história: não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos mudar o nossos olhar com relação ao que aconteceu. Também é importante lembrar que perdoar não é ficar junto, perdoar é voltar a ser feliz e seguir em frente. Procure ajuda, faça terapia, mas não pare no tempo em que foi ferido (a). O caminho é para frente.
2- Repetir frases que te depreciam e generalizá-las:
Sou um completo fracassado;
Nunca vou dar certo na vida mesmo;
Nenhum namorado meu presta;
Tudo acontece comigo;
Todas são mais bonitas do que eu.
Perceba que, no uso dessas frases, além do conteúdo negativo, existem palavras que generalizam o comportamento: sempre, nunca, completo, todas, nenhum. Essas são palavras perigosas porque dizem ao seu cérebro que você não tem outra alternativa a não ser permanecer um fracasso, infeliz, solteiro e azarado (entre outras coisas). Preste muita atenção nessas frases e pare hoje mesmo de usá-las.
3- Buscar a perfeição.
Deixe a perfeição idealizada em seu lugar dentro da filosofia de Platão. Na maioria das vezes, perdemos tempo demais em busca do inatingível, mas a única coisa que essa busca indica é o nosso medo de errar e de não sermos aceitos. Lembre-se de que “feito é melhor que perfeito” e diferencie em sua vida quais são realmente os aspectos que exigem maior esmero. 
4- Procrastinar.
Todas as vezes que postergamos a resolução de um assunto ou a execução de uma tarefa importante, criamos mais uma problemática que é a culpa por não ter feito o que devia ter sido feito. Lembre-se daquele sábio conselho de mãe: “faça primeiro o que gosta menos, aí você já fica livre para fazer o que quiser.” À princípio, o conforto de fazer o que se gosta mais é muito atraente, mas a sua paz posterior valerá a pena.
5- Não ter palavra.
Não seja ingênuo de pensar que você não depende das pessoas. Não seja bobo de acreditar que seu crédito com quem gosta de você é eterno. As relações são baseadas na troca e no cuidado mútuo. Quem não tem palavra não é indicado. Quem não tem palavra não é respeitado. Se você disse que faria algo, faça. Se não puder fazer, ofereça uma excelente (e verdadeira) justificativa. Agora, se você não pode fazer, aprenda a dizer não!
6- Sempre priorizar outras pessoas.
No tópico anterior mencionei o “Aprender a dizer não” , pois ele é o  principal problema de quem tem medo de não ser amado e deixa de priorizar a si mesmo para priorizar as coisas do outro. Ser “bonzinho” demais também é uma atitude autodestrutiva se esse “bonzinho” envolver o sacrifício de si mesmo.
7- Mendigar afeto.
Amor e afeto são coisas que não se vende, não se compra e muito menos se mendiga. Se você os está mendigando existe algo errado com você (ou com a outra pessoa) e é bom cuidar disso o mais rápido possível.
8- Não perceber seus próprios valores.
O ser humano é um “bichinho esquisito” que sempre prioriza o que não tem em detrimento do que tem, logo, pode ter uma lista imensa de qualidades e passar a vida sem percebê-las ou valorizá-las.
9- Mudar de humor como quem muda de camisa.
Todo mundo têm oscilações de humor e, para que elas sejam consideradas normais, elas devem ser consequência de acontecimentos que afetam o momento da pessoa (uma notícia ruim, um maltrato, um atraso, etc.). É importante, porém, dar atenção a dois aspectos: 1-se o seu humor muda com frequência sem motivo aparente, isso pode estar relacionado a um transtorno de humor e você pode precisar de ajuda médica. 2- se você tem mudanças de humor e perde o dia por causa de um acontecimento e não consegue se reequilibrar durante horas, também é indicativo de que precisa de ajuda de um profissional da saúde mental.

10- Vitimismo e autopiedade.
As vítimas chamam a atenção das pessoas justamente por suas mazelas. São aquelas que os outros olham e chamam de “coitadinhas”. Entretanto, toda vitima recebe uma atenção derivada da sua desgraça e o perigo consiste na pessoa aprender a sobreviver baseada apenas nos ganhos secundários da atenção que recebe por ser um (a) sofredor (a). Todos têm o direito de sofrer e vivenciar as suas dores e lutos pessoais, mas é preciso cuidado para que a dor não se torne a principal marca de sua identidade.
11- Comprar mais coisas do que precisa.
"Todo excesso revela uma falta". Comprar demais indica uma tentativa de preenchimento de outros aspectos da vida que talvez não estejam tão bem e precisam de cuidado emocional. Outro problema de excesso de compras são as dívidas, pois normalmente quem gasta demais gasta mais do que tem.

12- Medo da Mudança.

Quanto maiores são a segurança e a estabilidade, menor é a liberdade. Liberdade envolve abrir-se para o novo, ousar, arriscar e sair da zona de conforto. Muitas pessoas passam suas vidas presas a coisas, pessoas e lugares porque têm muito medo da mudança. Quem não muda, paralisa. Quem paralisa, atrofia em vida, sonhos e criatividade. O medo da mudança talvez seja o “hábito” mais danoso que alguém pode carregar consigo.


(Por Josie Conti).


terça-feira, 21 de agosto de 2018

A VIDA ME ENSINOU...





 ❝ Que respeitar alguém é depositar Luz no seu interior...

Que o mais lindo sentimento começa em casa...

Que a esperança é eterna, e viaja com você para onde for...

Que gentileza sempre transforma a vida das pessoas...

Que não somos perfeitos, mas podemos ser melhores...

Que há tempo para tudo, inclusive para silenciar...

Que os sonhos são possíveis, basta ter FÉ...

Que devemos buscar o que faz o olhar brilhar...

Que coração não é apenas um músculo, é mais que isso, é bem indescritível de radiantes emoções...

Que podemos ser amados independentes do ser humano que somos...

Que amizade é pureza de querer bem a outra pessoa...

Que felicidade não é direito, é dever...

Que DEUS permanece sempre ao nosso lado, é Pai que protege...

Que lágrimas lavam o riso e aduba a terra fazendo brotar lindas flores...

Que tempestade ilumina nossa caminhada...

E que tudo, tudo tem um lado bom, positivo, sem igual...

E é esse caminho que eu quero trilhar...

E o mais importante dos aprendizados é saber AMAR alguém que incomensuravelmente TE AMA !! ❞

( Larissa Romeika )


sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A BELEZA DO SILÊNCIO.





A beleza do silêncio, a força que se encerra nele, quando vivemos numa sociedade tão barulhenta, tão violentamente ruidosa, é considerável!

Para sermos reconhecidos como pessoas inteligentes, que valem alguma coisa, muitas vezes falamos, discutimos, declaramos o que sabemos sobre os mais variados assuntos e neste falatório sem fim, nos percebemos sustentando opiniões até antagônicas à nossa verdadeira forma de ser, apenas para que inteligentemente possamos ganhar uma discussão, com o prejuízo, muitas vezes, de uma amizade, que naquele momento se desfaz, ou fica abalada, o que não aconteceria se pudéssemos nos conservar em silêncio.

Silenciar também é uma forma de resposta. Quando seríamos agressivos demais falando, o silêncio nos poupa de dissabores futuros. Sorrindo, no silêncio, podemos acalentar, talvez, muito mais alguém, do que discorrendo todas as nossas teorias sobre qualquer assunto.

E o silêncio está em falta! Em torno de nós, nas nossas vidas, nas nossas mentes que teimam em estar sempre buliçosamente indo e vindo sobre o mesmo assunto, tirando-nos a paz que merecemos para sermos felizes.

A gente fala tanto e muitas vezes não diz nada, ou diz muito pouco...
E o silêncio sobre o que soubemos de outras pessoas, geralmente coisas desabonadoras? Será que é fácil para nós mantermos o silêncio sobre os erros e defeitos dos outros?

Silêncio... Uma pausa mais do que necessária para que possamos manter a nossa paz interior, mesmo quando o ruído em torno é constante. Silêncio como pano de fundo para palavras realmente significativas e necessárias. Silêncio como pausa entre momentos de nossas vidas. Descanso e fortalecimento de nossos ideais e crenças. Ponte para o encontro de nós mesmos, no que somos em essência. O silêncio nos permite ser, com mais verdade!

 Maria Cristina Tanajura


domingo, 5 de agosto de 2018

SE QUERES DESCOBRIR O AMOR EM TEU SER...



Se queres descobrir o amor em teu ser,
primeiro observa o nascimento das flores sobre as pedras,

o nascimento da borboleta em seu casulo tão limitado.
Observa o sol nascendo e iluminando
o que há pouco era só escuridão.


Se queres conhecer o amor,

observa o movimento gracioso dos ventos
por entre as flores e vê as sementes sendo lançadas
para outros solos, transformando-os,

delicadamente, sem pressa.
Observa a generosidade com que a natureza te acolhe,
mostrando com seus movimentos a importância
de te sentires como ela te sente.


Se queres sentir amor,

olha para os teus irmãos com a disposição de,
sem julgamento, vê-los como eles são.
Olha para ti e aceita o que vem do teu coração,
banhando teu ser de luz e confiança.


Se queres compartilhar o amor,
apenas estende tua intenção e

ela chegará ao mundo e a ti retornará,
trazendo-te as bênçãos Daquele que sorri com tua conduta.


Se queres prosseguir com o amor,
procura viver de acordo com as dádivas que te foram dadas.

Apenas caminha por entre os percursos
que para ti já estão preparados e vai, vai com tua luz,
iluminando o que parece ser escuro,
respeitando cada ser que o teu caminho acolher,
compartilhando o teu conhecer,
a tua alegria e a tua integridade enquanto Filho de Deus.



(Desconheço a autoria).