Bloqueador de Selecao

domingo, 7 de outubro de 2018

QUE DESPERTAS?



                               UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTAMOS
                              DESPERTANDO NO OUTRO COM A NOSSA PRESENÇA.


                              
"todos nós, através dos pensamentos, das palavras e dos atos, criamos atmosfera particular, que nos identifica aos olhos alheios".(Emmanuel)

Quando o outro pensa em mim, o que será que lhe vem logo à mente?
Considerando nossos pensamentos, palavras, comportamentos e hábitos diários, como será que o outro nos vê? Quais seriam os sentimentos que eu tenho despertado naqueles que convivem comigo, seja no ambiente familiar, seja no local de trabalho.

Segundo Emmanuel, o "conquistador de glórias sanguinolentas espalha terror e ruínas por onde passa. O político astucioso semeia a desconfiança e a dúvida. O juiz parcial acorda o medo destrutivo. O revoltado espalha nuvens de veneno sutil. O maledicente injeta disposições malignas nos ouvintes, provocando o verbo desvairado. O caluniador estende fios de treva na senda que trilha. O preguiçoso adormece as energias daqueles que encontra, inoculando-lhes fluidos entorpecentes. O mentiroso deixa perturbação e insegurança ao redor dos próprios passos. O galhofeiro, com a simples presença, inspira e encoraja histórias hilariantes".

O que semeamos e o que espalhamos diariamente em nossa vida e na vida do outro que convive conosco? Quais sentimentos eu tenho demonstrado no meu dia a dia? Otimismo? Paciência? Respeito? Compreensão? Afetividade? Tolerância? Gratidão?

Qual é a projeção da minha sombra no outro? Quantas pessoas tem buscado, na minha presença, uma palavra de alívio ou de consolo, um gesto de carinho, de compreensão, de cuidado? Conseguimos identificar nos outros estas necessidades? E se identificamos, nos esforçamos de alguma maneira em oferecer aquilo que o outro precisa, sem críticas e julgamentos?

Como é importante procurar nos examinarmos intimamente! ... examinar os nossos pensamentos, palavras e atos! ...

Que possamos projetar nas pessoas o despertar da esperança, alívio, reconforto e alegria. Que irradiemos aos corações que de nós se aproximam vibrações de amor e compaixão, cuidado e entendimento. Pode ser que aquele que está do nosso lado nesse momento esteja precisando de uma palavra amiga e consoladora, de uma melhor atenção, de um cuidado com mais carinho e respeito, de um abraço reconfortante, de um sorriso otimista e não estejamos vendo.

                                                                             
(Robert Gallas).



                         
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...