Bloqueador de Selecao

domingo, 29 de janeiro de 2017

É PRECISO VER OU SENTIR O SOFRIMENTO PARA SE APRECIAR A VIDA?



Buda dizia que os seres humanos podem ser comparados a quatro tipos de cavalos.

O primeiro cavalo, ao ver a sombra do chicote,  galopa.
Este seria o ser humano que ao ouvir sobre sofrimento e dor de seres desconhecidos, começa a apreciar sua vida.

O segundo cavalo, precisa ser chicoteado na pele para galopar.
É a pessoa que precisa sentir a dor ou o sofrimento de alguém conhecido (mas não muito íntimo) para começar a apreciar sua vida.

O terceiro cavalo precisa ser chicoteado até cortar o pêlo e penetrar a carne.
Alguém que só começa a apreciar a vida depois de perder ou sofrer muito com as dificuldades de alguém muito amado/a ou próxima/o.

O quarto cavalo só é capaz de galopar quando o chicote o fere até o osso.
Essas pessoas só conseguem apreciar a existência quando percebem que ela está quase a se acabar.


Que tipo de cavalo é você? Que tipo de cavalo você pode se tornar? 

(Monja Coen)

domingo, 22 de janeiro de 2017

MIGALHAS DE AMOR.




Podes guardar o pão para muitos dias, ainda que o excesso de tua casa signifique ausência do essencial entre os próprios vizinhos; todavia, quando puderes, alonga a migalha de alimento aos que fitam debalde o fogão sem lume.

Podes conservar armários repletos de veste inútil, ainda que a traça concorra contigo à posse do pano devido aos que se cobrem de andrajos; no entanto, sempre que possas, cede a migalha de roupa ao companheiro que sente frio.

Podes trazer a bolsa farta, ainda que o dinheiro supérfluo te imponha problemas e inquietações; contudo, quando puderes, oferece a migalha de recurso aos irmãos em necessidade.

Podes alinhar perfumes e adornos para uso à vontade, ainda que pagues caro a hora do abuso; mas, sempre que possas, estende a migalha de remédio aos doentes em abandono.

Um dia, que será noite em teus olhos, deixarás pratos cheios e móveis abarrotados, cofres e enfeites, para a travessia da grande sombra; entretanto, não viajarás de todo nas trevas, porque as migalhas de amor que tiveres distribuído estarão multiplicadas como bençãos e tochas de luz em tuas mãos.


(Meimei/ Do livro: O Espírito da Verdade).


domingo, 15 de janeiro de 2017

ACELERE O PASSO.




Contam que, certa vez, um diretor de cinema disse ao dublê:
__ Vamos gravar uma cena de ação. O senhor vai se jogar ao mar, vai olhar para o tubarão e dizer: "Olha o tu..." Nessa hora o ator principal do filme continua a gravação.
__ Mas, diretor (questiona o dublê), já que vou me jogar ao mar, já que vou olhar para o tubarão, em vez d'eu dizer: "Olha o tu..." eu não poderia dizer: "Olha o tubarão?"
O diretor do filme respondeu:
__ Se der tempo, pode.

Atualmente as coisas no mundo acontecem com muita velocidade. Os antigos diziam que: o castigo vem a cavalo. Se Deus castigasse, poderíamos afirmar que ele viria de metrô ou no sofisticado trem bala.
Por essa razão não devemos demorar muito para mudar a vida para melhor, porque pode não dar tempo.
Muitos, quando ameaçam dizer: "Vou mudar a min...", não dá tempo, simbolicamente, o tubarão devora primeiro. Não temos todo o tempo do mundo para mudar.

Para exemplificar:
Um amigo me contou que demorou tanto tempo ensaiando para abraçar seu filho que os anos passaram, o menino cresceu e, quando finalmente teve coragem de abraçá-lo, ouviu do menino: "Pô, velho! Chega prá lá, olha o mico!"

(Do livro "É hora de ser Feliz", de Agnaldo Paviani).



domingo, 8 de janeiro de 2017

ENTRE O EGO E A ALMA.

                                              Arte-por-Oriol-Angrill-Jordà

                                              O EGO DESEJA BRILHO,  ALMA ANSEIA POR LUZ


Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o EGO desde sempre, vem fazendo esse "serviço" muito mais do que ela. Não há nada que vença o EGO em termos de separações! E como é que ele age?


- No casamento e nas relações amorosas: em nome da "incompatibilidade de gênios", homens e mulheres se separam, sem darem chance à flexibilidade que faria com que ambos - de comum acordo - cedessem um pouco. Não! Para o EGO não tem acordo quando se trata de ceder. Seria "rebaixar-se"! Ele só entende assim.

- Nas amizades: uma atitude ou palavra mal colocada são, muitas vezes, suficientes para que amigos se separem, deixando cair no esquecimento as tantas coisas boas que fizeram brotar uma tão valiosa amizade. Não! O EGO não admite erros nem pedidos de perdão. Seria abrir mão da punição! Ele só entende assim.

- Nas famílias: tantos pais, irmãos e filhos se separam, só pela necessidade de impor suas vontades, de ver "quem manda aqui", quem ganha a condição de dono da última palavra. Na maioria dos casos, numa reunião familiar, e com um pouco de humildade todos saberiam até onde ir e quando parar. Não! O EGO quer deter o poder sobre tudo e sobre todos. Limites seriam um caso de obediência! Ele só entende assim.

- Nas carreiras: pessoas escolhem seguir a mesma carreira ou carreiras diferentes, e muitas dessas pessoas gastam a melhor parte da sua vida competindo, vigiando, farejando os passos das outras, dada a precisão de ser "a melhor". A consciência de que "o sol nasce para todos" faria isso parar. Não! O EGO quer ganhar sempre, custe o que custar. Aceitar vitórias alheias seria fracassar! Ele só entende assim.

Em toda situação conflitiva que determina separações o EGO se faz presente e sempre quer ganhar. É nos carros, em brincadeiras desnecessárias; é no trabalho, em críticas contra colegas; é nas escolas, em exibições de notas; é nas guerras, onde ganhar é questão de vida ou morte; é na vizinhança, em encrencas vulgares, e assim por diante…Infinitamente…

(...) Não! Não é a morte o que mais promove essas apartações! É o EGO, o filho predileto do orgulho! Sua ALMA e seu EGO ocupam o mesmo "castelo". Deixe que sua ALMA seja a rainha vitalícia do lugar! Ela é aquela parte sua que deseja Paz e Reconciliações. O EGO é o mal dentro de você. Dê-lhe um "cala-boca" bem dado. Assim - e só assim - a vida lhe abrirá as portas da verdadeira e perene felicidade.

(Sílvia Schmidt).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...