Bloqueador de Selecao

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A TORTURA PSICOLÓGICA DA DITADURA DA BELEZA.





"A ditadura da beleza tem furtado a mais vibrante das paixões, a paixão pela vida. Muitas mulheres, em vez de se aventurarem, construírem seus sonhos, arriscarem novas amizades e ocuparem espaços sociais, gravitam na órbita da anatomia do seu corpo. Ficam diante do espelho, não valorizando o seu patrimônio genético, mas exaltando os seus defeitos. Todavia, o massacre não acaba quando a imagem não se reflete mais no espelho; ele se perpetua ao longo do seu dia, da sua história, influenciando relacionamentos, a autoestima e até o desempenho profissional."  (Augusto Cury)

                                                                     

Quantas vezes você já se olhou no espelho e desejou que o seu nariz fosse um pouco menor, que seus seios fossem mais volumosos, suas coxas, mais grossas, e sua barriga, mais durinha? Provavelmente você acredita que, se esses desejos se tornassem realidade, seria mais feliz. No entanto, o que impede a sua felicidade não são esses "defeitos" que você enxerga em seu corpo, e sim a maneira como se sente em relação a eles.

O cruel padrão de beleza imposto pela sociedade tem envenenado a alma das mulheres, tornando-as demasiadamente críticas em relação à aparência. Como é impossível corresponder a esse modelo, elas se tornam vítimas de distúrbios alimentares e psíquicos na busca de um corpo perfeito, ou se transformam em pessoas inseguras e insatisfeitas, como se a felicidade dependesse do número do  manequim.

Por nos fixarmos tanto na imagem externa, esquecemos de dar valor à nossa essência, aos nossos talentos, às coisas que nos tornam únicas e especiais.


A vaidade não é condenável. Ter vaidade faz parte de uma vida saudável, mas tudo dentro do bom senso. Tirano da beleza é aquele que esmaga seu interior pelo falso exterior. A maior beleza se encontra dentro do próprio ser. De nada adianta ter um corpo perfeito se a mente estiver ofuscada, os pensamentos alienados e o olhar sem brilho.

Que os escravos  da beleza libertem-se por si próprios,  buscando o autoconhecimento como um instrumento capaz de lhes trazer mais harmonia e felicidade.



(Augusto Cury/Camila Cury/www.aeradoespirito.net).
Imagens:  Anna Razumovskaya art.



55 comentários:

  1. Vinicius de Moraes escreveu:

    Essa mulher que se arremessa, fria
    E lúbrica em meus braços, e nos seios
    Me arrebata e me beija e balbucia
    Versos, votos de amor e nomes feios.
    Essa mulher, flor de melancolia
    Que se ri dos meus pálidos receios
    A única entre todas a quem dei
    Os carinhos que nunca a outra daria.
    Essa mulher que a cada amor proclama
    A miséria e a grandeza de quem ama
    E guarda a marca dos meus dentes nela.

    Essa mulher é um mundo! – uma cadela
    Talvez... – mas na moldura de uma cama
    Nunca mulher nenhuma foi tão bela


    beijogrande

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto,Verinha! Muito verdadeiro! Vemos tantas e tantas pessoas lindas por fora e de repente, quando as conhecemos de perto vemos que por dentro ,nada tem. Apenas cultuam a beleza em todas as formas e para isso fazem da vida um exercício em tornar o corpo máquinas...Esquecem o principal da vida!

    Adorei! bjs, tudo de bom,chica e que tenhas uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  3. Um texto muito bom. Muita gente morre pela sua noção de beleza. Nunca fui uma mulher bonita, mas nunca me preocupei muito com isso. A maior beleza, é aquela que vive no nosso interior. Na maneira como agimos e interagimos com os outros. E disso não tenho queixas, sempre me senti amada por família e amigos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  4. Bom texto.
    A sociedade e também a própria individualidade padroniza a beleza. Alguns viram escravos desse padrão.

    ResponderExcluir
  5. A verdade não é condenável.. mas muitas(os) escravizam o próprio corpo em prol de beleza. por vezes corre mal... Gosto na beleza natural

    Beijos e um dia feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Vera
    Entretanto... a beleza interna não tem tanto valor para alguns...
    Reflitamos a beleza da alma...
    Seu post está belo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  7. Não foi Deus quem inventou a perfeição. Foram os homens. E por isso, ela é inatingível. Impossível.

    ResponderExcluir
  8. Um belo texto minha amiga, num tema muito controverso.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida Vera. Muito interessante este tema. Efetivamente são escravas da beleza, da sensualidade e do ego também, porque precisam que seja massajado com os olhares e a aprovação sensorial dos outros, normalmento do sexo oposto. Sem isso não são ninguém. Confundem beleza física com beleza interior, essa sim, no meu ponto de vista, a verdadeira beleza. A beleza da alma. E assim se assiste, muitas vezes, a jogos de sedução que para mim não fazem qualquer sentido, pelo contrário, mostra a parte deprimente do ser humano.

    beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga Vera, ótimo texto para mostrar que, a beleza não deveria ser padronizada, acho que é isso o que acontece, beleza interna é bom, mas a beleza física é a que abre portas, dá sensação de aceitação e felicidade, acho que é isso, nem adianta dizer o contrário para quem vive cultuando o corpo!
    Abraços linda amiga, tenhas uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto. Tempos difíceis estes em que tudo precisa seguir um padrão né? Pior é que buscando essa "qualidade" destruímos todas as outras que já temos. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. A beleza externa é passageira.


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga Vera.
    o padrão de beleza hoje, é mesmo cruel, mas felizes daqueles que se gostam como são e valorizam muito mais a beleza interior.

    Senti saudades.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Entendo a escravatura da beleza por um renascimento da velha escravatura; há diferenças de trato e semelhanças na subordinação.
    ... Afinal, a mulher não necessita de outra beleza que não seja a do seu interior. Aí, sim, há valores de apreciação que não se coadunam com a comercialização de uma imagem falsa e irreal.



    Beijos
    SOL

    ResponderExcluir
  15. Um excelente tema de reflexão. Penso que auto-estima e vaidade são conceitos diferentes. A vaidade depende sempre dos outros, do exterior e preocupa-se com a opinião que os outros têm de nós. A auto-estima é a imagem que temos de nós próprios, a imagem que construímos para nós. Se nos aceitarmos como somos e como podemos ser, tendo ao mesmo tempo a humildade de reconhecer que podemos ser melhores, podemos desenvolver a nossa auto-estima.

    Um beijinho, Vera

    ResponderExcluir
  16. Muito bem Marilene um assunto que merece mais atenção inclusive dos órgãos governamentais, porque lá na frente reflete nas redes hospitalares como alcoolismo e outras drogas às quais o governo hipocritamente faz blitz como numa ditadura, mas fecha os olhos para a solução efetiva. A ditadura do corpo é perversa desumana e tem estragado principalmente meninas. O olhar para o espelho tem sido o canal desta degradação devido o desvio deste, para o que foge ao padrão criado. Vejo com horror as mocinhas que tiram costelas para afinar cintura, encher bumbum, peito de silicone e a cabeça esvaziando em cada sessão. É muito triste esta ditadura que já abrange os homens também.
    Bela cronica para uma reflexão sobre o que agrega nesta vida.
    Uma boa e bela semana com paz e luz.
    Meu abraço e beijo de paz.

    ResponderExcluir
  17. Oi Vera desculpe a troca de nomes embora sejam irmãs, mas sei que conjugam de igual pensar.

    ResponderExcluir
  18. Admiro as pessoas que relativizam as suas imperfeições... e têm coragem de ser elas mesmas... sem complexos... assim de repente estou a lembrar-me de Barbara Streisend... que sempre se destacou pelo seu talento... nunca considerando em mudar a sua imagem... o que teria sido tão fácil...
    A beleza sempre desaparece... tarde ou cedo... mas uma personalidade forte, quando acompanhada de algum talento... é imortal!... Tal como em qualquer bom produto de cosmética... a embalagem jamais superará o seu conteúdo... e deveria ser assim que nos deveríamos ver, a nós mesmas... como um bom produto... não como uma mera embalagem...
    Um texto bastante actual e verdadeiro, Vera! E como sempre, uma excelente partilha!
    Beijos! Uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  19. Um belo texto e bem atual. É preciso pensar um pouco mais na beleza interior e certamente a beleza exterior, assim, se valorizará.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderExcluir
  20. Fantástico Vera Lúcia. Muito verdadeiro!
    É triste ver este tipo de escravidão assolar a humanidade.
    A beleza exterior é o reflexo da interior...
    De nada adianta tantas mascaras!
    Amei tua postagem.
    Beijos, e uma abençoada semana!
    Mariangela
    Tudo tem limites.

    ResponderExcluir
  21. Ótimo texto! Precisamos cuidar da aparência,mas sem os exageros que vemos por aí.
    Envelhecer é inevitável, o padrão de beleza deveria ser apenas aquele que nos deixa feliz conosco mesmo.
    Um abraço, Sônia.

    ResponderExcluir
  22. Um texto sábio! Por acaso, o Brasil é o país onde o culto do corpo é muito intenso.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  23. Hello Vera,
    too beautiful, you wrote it.
    I agree with you.
    You have chosen a wonderfully tuning images.
    I wish you a nice week.
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Vera :)
    Muito bom o texto...
    Na verdade, o mais importante é ser feliz,
    este deveria ser o principal padrão de beleza!
    Pouco importa se a pessoa é magra, gorda, baixa ou alta.
    É interessante cuidar do corpo,
    mas sem obcessão, e mas nunca esquecer que beleza
    é algo subjetivo.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  25. Linda forma de retratar a beleza,gostei imenso desta tua postagem,tudo de bom para ti,excelente semana!!

    ResponderExcluir
  26. Quem exalta os seus defeitos terá dificuldade também em ver as suas qualidades, e até dificuldade em realçar o que de belo poderá ter, anatomicamente falando. Não raramente, as pessoas têm do seu corpo uma imagem errada e totalmente distorcida em relação à realidade. E claro que quem se foca demasiado nas suas perfeições ou imperfeições, vive condicionado por algo que afectará o seu desempenho social a todos os níveis. E uma deficiente auto-estima tornará muito difícil uma integração e bom relacionamento com o mundo ao seu redor.
    Aaah fez-me lembrar o poema humorístico que escrevi!...:-)
    Uma bela semana, Vera Lúcia!
    xx

    ResponderExcluir
  27. É o velho problema... a materialização da felicidade, a escravidão , o entreguismo, o modismo. As pessoas não sabem mais ser felizes, complicaram a felicidade. Parabéns, Vera.

    ResponderExcluir
  28. Escolheu imagens lindas e muito apropriadas. A vaidade nada tem a ver com essa escravidão, pois havemos de nos cuidar para nos sentirmos bem. Creio que até possuímos essa obrigação (rss). O que está ocorrendo é um exagero desmedido, uma imposição de padrões de beleza que leva, principalmente as mulheres, a tentar se enquadrar neles, abandonando o aperfeiçoamento daquelas qualidades que, fundamentalmente, as definem. Não está na suposta perfeição do corpo a tão sonhada felicidade. Um texto que, penso eu, será sempre atual. Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Oi Vera, como vai amiga? Tudo bem?
    Bom demais chegar aqui e ver imagens tão bonitas, delicadas e um texto espetacularmente sensato.
    Padrões inatingíveis de beleza são expostos todos os dias nas bancas de revistas e tantas querem copiar o que não existe, pois tudo ali não é real!

    Sim, noto como tantas pessoas deixam de ser felizes de verdade por motivos tão banais...
    O corpo é para ser cuidado, pois é ele que nos leva de um lado para outro e por isso precisamos dele saudável e equilibrado, se possível com muita energia...rsrs

    Todos são belos e tem suas características essenciais. Entretanto, alguns só conseguem ver o feio, só atentam para as críticas e se esquecem de si mesmos!
    Isso é o mal que vem aflorando e a pessoa precisa combater com sabedoria para não imergir num mar sem fim....
    Algumas até entram em depressão em busca do corpo perfeito e nunca ficam satisfeitas com aquilo, pois sempre estarão buscando algo que jamais encontrarão.
    A beleza está na mente e o corpo só precisa ser cuidado de forma equilibrada e saudável.
    Tendo isso, tudo se resolve e se encontra a paz de espírito.

    Belíssimo querida, suas escolhas sempre são perfeitas!
    Beijos e uma semana muito harmoniosa e produtiva amiga!! :))))

    ResponderExcluir
  30. O texto é muito bom, Vera, e as imagens são fantásticas! Mais uma amostra do seu bom gosto e discernimento, amiga! Obrigado, boa semana.

    ResponderExcluir
  31. Oi Vera,
    Agora que estou dodói passei muito do peso, mas não estou nem aí, já fui bela sem precisar de me encher de cremes, só passo creme nutritivo na pele, um forte batom vermelho e minhas unhas estão sempre pintadas.
    A beleza da mulher vem de dentro, com sua capacidade de conquistar só num olhar, esse "mata" e fui casada duas vezes.kkk
    Beijinhos no coração
    minicontista

    ResponderExcluir
  32. Felizmente já me libertei dessa prisão! Já fui muito vaidosa e vivia preocupada com minha aparência, hoje estou livre dessas amarras! O amadurecimento e o desenvolvimento espiritual te leva a dar valor para coisas realmente importantes e não por coisas tão banais!
    Um ótimo texto e cai muito bem para o momento atual, onde, pessoas estão arriscando suas vidas para estarem dentro de um padrão imposto pela tirania da moda!

    Um grande abraço amiga!

    http://marciagrega.blogspot.com.br/2015/10/cada-um-ama-como-pode.html

    ResponderExcluir
  33. A loucura do século...Academias, cremes, bisturi... O ser humano não sabe, ou esqueceu, que é espírito e não matéria. Pura ilusão, tudo acaba.
    Queridíssima Vera, muito lindo isso.
    Beijos carinhosos!!!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Verinha querida!!
    Vc sabe o quanto me identifiquei com essa mensagem né? Vivi na pele a escravidão pela aparência. Graças a Deus consegui me libertar... ainda sofro com recaídas, mas a parte triste foi embora <3
    Maravilhoso post Verinha!!!

    Estava com saudades de vir aqui... passei esses dias na cama, deprimida... Hoje consegui sair e quis logo vir ver mensagem que tinhas pra mim!!

    Um beijo bem grande e um restinho de semana lindo pra vc!

    ResponderExcluir
  35. Oi, Vera...tudo é questão de padrões e de valores, temos que sobretudo nos amar de dentro para fora, abrir a nossa mente para nossas qualidades , aquela que nos fazem mais felizes ...com amor próprio e felicidade interior, podemos ,lógico, tratar o exterior com o carinho que ele merece, por nós e não pela ditadura da imagem criada pelos ditames midiáticos. Não adianta um corpo perfeito se a alma insegura não acompanha...E a felicidade acompanhada do bom humor é algo que todo mundo almeja.
    Depois não perder de vista o que a Shirley bem disse em seu comentário... Em se tratando de matéria tudo é ilusão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Li e adorei, Vera, essa reflexão do pensador Augusto Cury. Pois é... Essa questão da beleza varia de cultura pra cultura, ao longo do tempo, é muito relativa. Um ano desses tivemos uma linda Miss aqui Nathalia, que desde que ela concorreu ao concurso de Miss, o primeiro, no seu estado Minas Gerais, eu bati os olhos nela e logo de cara, disse: É ela! Pois bem, ela foi a escolhida. Depois Miss Brasil, apostei todas as fichas, como num cavalo de corrida, e ei-la de novo, primeiro lugar: Nathalia, finalmente, Miss Universo, grande dia! Tá lá "minha", nossa, Nathalia. Foi, foi, foi, ficou entre as cinco, minha intuição, nem senso de observação e bom gosto, falhariam... 5º, não, 4º, também não. Vai, vai, vai... Linda Nathalia, 3º, não, Ai! vai ganhar... Ficou ela e uma japonesa na final, ah... tem nem graça, barbada! Resultado final... Que rufem os tambores... A JAPONESA. Poxa... rs. Aqui dizia-se, o júri foi comprado, tinha três japoneses no meio, covardia! Mas alguém, não lembro quem, disse o seguinte: “ o resto do mundo tem outros padrões de beleza, aqui é o bumbum arrebitado, a algum tempo não era, mas, as mulheres daqui também passaram a ter muito seio , coisa exclusivamente de americanas, e assim vai. As exuberantes mulheres daqui certamente não são tão apreciadas na África, no Polo Ártico, etc... É como discutir o sexo dos anjos. Na idade media se apreciava, por exemplo, que atestem as pinturas do período, as mulheres gordinhas, abastadas, que viviam nas cortes, as morenas, por nós brasileiros tão apreciadas, preferência nacional, evidenciavam, na cor da pele bronzeada, a mulher camponesa, sofrida, do povo.. Pois é, a ditadura da beleza, do que nos é ensinado desde pequenos nas propagandas de Shampoos, etc... Fiquemos com Fernando Pessoa, que, sabiamente sentencia: "A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão. Abraços!

    ResponderExcluir
  37. Hola, Vera. Estoy totalmente de acuerdo contigo de que la belleza está en el interior de las personas.
    La belleza es subjetiva, lo que hoy nos parece bello y hermoso, no hace muchos años era todo lo contrario; la delgadez estaba considerada como síntoma de enfermedad y de pobreza, por eso mismo debemos de pasar de esos estereotipos creados por la industria de la moda.
    Lo importante es sentirse bien, con uno mismo.
    Bersos.

    ResponderExcluir
  38. Perdón, se me ha olvidado decirte que me ha parecido muy interesante el tema que tratas en esta entrada, y las imágenes preciosas.
    Otro beso.

    ResponderExcluir
  39. Eu acho essa obsessão pela beleza postiça, terrível, de mau gosto. E um tanto vulgar que reflete no comportamento - conforme o tanto que fazem. Por que chegamos a esse ponto? Por que mulheres já lindas se preocupam cada vez mais em colocar coisas para agradar tanto aos outros? A coisa foi se alastrando e virou uma epidemia. Prefiro o comportamento da mulher européia, mais discreto. Principalmente a beleza da mulher francesa. Não que a brasileira não seja linda, não gosto é do nosso exagero no físico e o desleixo dos cuidados com o espírito.
    Beijos, Verinha.

    ResponderExcluir
  40. Querida Vera,

    Um texto muito importante, uma reflexão tão necessária. Percebo e sinto uma preocupação
    maior com as adolescentes, que estão na construção da identidade (autoestima), com
    um frágil caminho no autoconhecimento. E tudo as colocam num abismo da auto-rejeição.
    Com a pressão da ditadura da beleza, tornando para as mulheres e elas (adolescentes),
    uma tarefa muito árdua assumir a sua identidade e beleza própria. Este é o caminho
    legítimo e libertador para cada mulher assumir a sua identidade e beleza própria...

    Maravilhosas as imagens escolhidas de mulheres de belezas diferentes
    e detalhe do espelho, o reflexo, com significado de auto-aceitação e autoestima boa.

    Aprecio tanto a leitura que faço aqui, sinto o seu bom gosto e
    harmonia nas suas escolhas, uma sensibilidade artística encantadora, Vera!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Uma dura realidade, Vera. Estamos cada vez mais reféns. E é impressionante como parece que vai aumentando cada vez mais... Ótima postagem. bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  42. Falaste muito bem, Vera Lúcia...o autoconhecimento, eis a chave de tudo. Quando uma pessoa pensa ser só o corpo, identificando-se com ele, sofrerá terrivelmente com os assim chamados "defeitos" e a decadência normal da idade. Mas quem se sabe espírito, sabe também que o corpo é um escafandro que usamos para entrar neste oceano profundo da vida terrena. Absurdo o mergulhador achar que é o escafandro, não é...? Mas se ele não souber que é um mergulhador... :(

    Um grande abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  43. VERA: Realmente, minha linda, exagerar nos cuidados com a beleza externa não é muito bom!! O mais importante cuidar da beleza interior. Bjs e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Verinha... Como vc está?
    Estou fazendo orações para o meu anjo da guarda, muito obrigada viu, já tinha até esquecido de recorrer a ele :(
    Aquela sandália é linda, vc é muito elegante!
    Um ótimo restinho de tarde pra vc!!!

    ResponderExcluir
  45. Relendo para manter a "linha", sem escravidão.



    Beijos
    SOL

    ResponderExcluir
  46. Verinha... chegou nossa amada sexta-feira, essa é ainda mais gostosa pq junto vem feriadinho <3
    Vim te deixar um abraço apertado e um beijo grande!!!

    Lindo e abençoado final de semana pra vc e o marido!

    ResponderExcluir
  47. UN GRAN MENSAJE, MUY SIGNIFICATIVO!!!
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Verinha!!! Fica bem tá? Sei bem a dor que vc está sentindo e nada do que eu escreva vai amanizar... mas sinta-se abraçada!!!!

    Beijos e fica com Deus ♡

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Verinha!!! Fica bem tá? Sei bem a dor que vc está sentindo e nada do que eu escreva vai amanizar... mas sinta-se abraçada!!!!

    Beijos e fica com Deus ♡

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Verinha!!! Fica bem tá? Sei bem a dor que vc está sentindo e nada do que eu escreva vai amanizar... mas sinta-se abraçada!!!!

    Beijos e fica com Deus ♡

    ResponderExcluir
  51. Um texto bem pertinente.
    O ser humano , tendo-se libertado da escravatura do Homem pelo Homem, vai inventado novas escravaturas. E a beleza está longe de ser a única.
    Verinha, tenha um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  52. Passando para desejar um bom final de semana
    um feriado tranquilo e uma semana de paz
    Volto no final do mês para fazer sorteio, deixe la
    seu recadinho abraços com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  53. Hello Vera,
    Very good words with wonderful images. The woman looks very wonderful and attractive.
    But everyone should be happy with his own body. It finally comes to the interior of a human being.
    At this time the human are too busy with their figure.

    Sweet greetings,
    Marco

    ResponderExcluir
  54. Querida Vera, é lamentável ver como a vaidade em excesso pode conduzir à destruição da personalidade.
    Felizmente não sigo estes falsos valores.

    Um beijinho



    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...