Bloqueador de Selecao

domingo, 29 de março de 2015

LIVRE-SE DAS EXPECTATIVAS ALHEIAS.

                                   
                                                              (Victoria Stoyanova art)                                                   


                                        Uma vez que você  abandone as expectativas, você 
                                            aprendeu a viver. (Osho)




Para viver uma vida de autenticidade, é necessário, antes de tudo, libertar-se das expectativas. Aqueles que se preocupam em corresponder ao que o restante do mundo espera deles, jamais conseguirão ter paz.

Isto porque, muitas vezes, a expectativa é exatamente o oposto de sua real natureza. E eles se esforçarão durante muito tempo para seguir este manual que lhes foi imposto.

Mas como a natureza cobra o seu preço de todos aqueles que a renegam, cedo ou tarde, este falso eu se traduzirá em desequilíbrios os mais variados, sejam eles físicos ou emocionais.

Permanecer fiel à sua própria verdade é uma tarefa para poucos, pois exige coragem e, acima de tudo, uma confiança absoluta em seu guia interior. Os que ainda não alcançaram tal consciência, seguirão vivenciando uma falsa realidade, apenas para receber a aprovação externa.

Enquanto não forem capazes de assumir a responsabilidade pelo próprio destino, continuarão à espera de alguém que lhes aponte o caminho. E seja qual for a direção que tomem, nenhum deles os levará ao encontro da sua verdade. Porque ela só pode ser encontrada onde existe o destemor e a confiança.

Muitos são os que ficaram no meio do caminho e optaram por seguir a cartilha do conhecido, do seguro, do esperado. Os que ousaram traçar o próprio destino, sem se preocupar em satisfazer as expectativas alheias, pagarão muitas vezes um alto preço por sua audácia. Mas seja qual for o preço, ele compensa, e muito, o esforço despendido.







FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!



66 comentários:

  1. Nossa! Esse texto é muito bom. Melhor ainda foi ter lido ele agora.
    beijogrande

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom dia, Kilida
    Elisabeth Cavalcante
    vou sair um pouco do texto, tá...já tá tudo bem explicadinho...
    uma vez li - não me lembro onde, sorry- "a vida é uma viagem e a mala dos outros não te cabe." e ainda mais que nesse mundo em que vivemos , "há" muito esforço de realizar a expectativa do outro como mero cumprimento de um papel ou para conquistar a aprovação ...por isso temos que ser capazes de assumir a responsabilidade pelo próprio destino ,pois, com certeza, satisfazer as expectativas alheias é uma tarefa impossível e , também, não devemos nos sentirmos culpados quando as expectativas alheias não se concretizam, pois parece que não cooperamos para a realização da expectativa , e o pior que esses vieses de interpretação, das expectativas , ocorrem sem análise ou avaliação que os fundamente e sem boa proximidade!
    Enfim, temos que sair da zona de conforto sempre, ousar e não se preocupar tanto com o que os outros pensam ou tentar agradar pessoas que não importam...oh, como compensa isso!
    Agradeço pelo carinho de sempre, belo domingo, belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Boa noite ,Kilida
      Alô... eu gostaria de estar oferecendo um sabão em pó totalmente novo ...e a recomendação que eu devo estar fazendo é que se esteja corrigindo o problema das manchas nas roupas...antes estaríamos conversando sobre as condições. Obrigado. Posso estar desligando agora?
      Agradeço pelo carinho de sempre, feliz continuação da semana,Feliz e abençoada Páscoa,belos dias, beijos!

      Excluir
  3. Puxa, Vera Lúcia, que texto lindo e bem escolhido!! Valeu! Cabe muito bem pro momento em que todos vivemos! Lindo! Valeu! beijos,tudo de bom, ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  4. Bem escolhido o texto, pois é mesmo assim, o preço de se assumir não é tão caro assim, acho mais caro viver em expectativa de ser aprovado pela sociedade, nesse caso aprendi muito cedo, minha vida é livre e costumo passar em meus textos, amei ler, quanto mais textos assim melhor, ajuda e muito, pode ter certeza!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vera, como vai?
    Texto lindo, lindo... penso que grande parte dos seres humanos dividem-se em dois grupos: os que criam expectativas e os que passam a vida tentando atendê-las. Seleto grupo passa a vida vivendo de acordo com suas verdades, o que convenhamos, não é nada fácil.
    Costumo fazer as escolhas que me levam à alegria e qualidade de vida, o que raramente é prioridade para as pessoas na sociedade capitalista em que vivemos, cultivo a simplicidade, o que é menos valorizado do que aspectos de status, não raras vezes me senti desvalorizada por essas escolhas, mas ir contra o que nos faz feliz, para mim, é apenas sobreviver. Já sofri muito por buscar atender expectativas, é preciso de fato coragem para assumir escolhas e sobretudo, para nos aceitarmos como somos. Isso me fez lembrar o final do meu último escrito... por esses motivos penso que amor é aquele que nos aceita exatamente como somos, sem querer moldar-nos ao seu modo, e nos estimula a sermos como somos.
    Abraços, ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera Lucia,
    Tão lindo este texto que com que nos presenteia.
    A expectativa é que nos freia a felicidade, temos que admitir. Mas não que seja fácil impedir nosso instinto de esperar sempre algo... exige uma aprendizagem grande. Eu cá, ando tentando há algum tempo, mas ainda não atingi essa perfeição. Ai de mim!

    Um bom domingo
    bjn amg

    ResponderExcluir
  7. Vera, minha amiga, obrigada pela partilha.
    Esse texto diz muito sobre uma época de minha vida que eu tinha que ser "o que os outros esperavam de mim" até o dia que tive que "tomar as rédeas" do que eu realmente era.
    Quem é diferente dos padrões e frequenta uma instituição religiosa passa frequentemente por esse desafio de conviver bem, mantendo a autenticidade, versus o conviver bem, fazendo o que agrada a outros, muitas vezes deixando de ser quem é. Deixando de lado gostos até a aparência física, onde alguns líderes se acham no direito de comandar.
    Um dos maiores desafios da minha vida é ser quem sou e, espiritualmente, é ser aceita por quem eu sou. Não é fácil, mas é uma luta que decidi travar até o fim. Ninguém tem o direito de me tirar a espiritualidade e muito menos a minha personalidade.
    Outro desafio é quando nos deparamos com a decisão de uma carreira. A família toda cobra uma carreira de status e que principalmente, dê muitos lucros.
    Mas se não é tua vocação?

    "Isto porque, muitas vezes, a expectativa é exatamente o oposto de sua real natureza. E eles se esforçarão durante muito tempo para seguir este manual que lhes foi imposto".

    Essa frase resume.

    Beijos e um bom domingo para ti.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Vera Lúcia

    Excelente texto o seu. Parabéns.

    Bom Domingo
    Beijo
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Amiga Vera Lúcia, estou completamente de acordo com o texto de E.Cavalcante, mas nem sempre conseguimos seguir o que desejamos, a nossa essência.
    Quer por motivos económicos, familiares ou até políticos, pois actualmente os políticos quase que gerem o nosso destino.
    Por isso há tanta gente infeliz.

    beijinho com carinho


    ResponderExcluir
  10. UN TEXTO QUE ES MÁS QUE UNA VERDADERA REFLEXIÓN. GRACIAS POR COMPARTIR.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  11. Acredito que sempre vale arriscar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Vera Lúcia...que belo texto para reflexão...mas ouso dizer que a vida é um pouco mais complicada e temos mais dúvidas do que certezas... ao longo de nossas vivências sempre andamos pelo caminhos que nos parecem viáveis e poucos de nós conseguem perseguir os seus sonhos e fazemos aquilo que nos parece naquele momento o mais certo para o nosso bem e o bem de todos os quais amamos...então o que me parece mais apropriado é conciliar levar a vida de forma harmoniosa e na medida do possível realizar ou procurar meios para transformar a nossa vida em algo que nos dê uma consciência de ter feito o melhor do que foi possível.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Excelente escolha. Nem sempre conseguimos alcançar os nossos sonhos, mas há que tentar.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Oi Vera,

    Eu sou persistente e corro atrás do que quero, vou tirando os obstáculos do caminho até chegar ao apogeu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Vera! Acho que a pessoa dese ser autêntica. Não, ser um Maria vai com as outras. Afinal, "As montanhas suavizam-se a voz do posso e derretem-se a voz do quero", segundo o grande Edward Purinton. Belo texto. Ótima escolha.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  16. Eu corro atras dos meus objetivos, tenha uma semana abençoada
    Curta e siga o meu canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34

    ResponderExcluir
  17. Um texto muito bem escolhido, Vera!
    Durante muitos anos, vivi quase exclusivamente para tentar cumprir as expectativas dos outros, numa quase total alienação. E tudo o que nos é imposto de forma directa ou indirecta nos prejudica, impedindo-nos de tomar decisões livres, proibindo-nos a autenticidade. E como o texto de E. Cavalcante afirma, a natureza aparecerá para cobrar o que não foi cumprido. Em mim resultou numa anulação interior que me causou depressão, da qual saí muito a custo, para nunca mais voltar, digo eu, agora. Tive de cortar relações com várias pessoas que me eram próximas, que me faziam muito mal. E pela primeira vez, depois de muitos anos, sinto-me livre. Nem sempre feliz, mas livre, o que já é o início de um grande caminho para a felicidade.
    Boa semana, Vera Lúcia!
    xx

    ResponderExcluir
  18. Um texto muito bom! Devemos planejar, mas deixar as coisas acontecerem espontaneamente é joia demais...
    Uma boa semana... MUITA PAZ!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Vera..
    quando só pensamos no outro, nas coisas que os cercam, e ainda por cima criticamos e como criticamos.. isso afeta nossas vidas.. atrasa nosso processo de seguir adiante...
    dias atrás ouvi algo..
    temos que parar de cuidar da vida dos outros e zelar mais pela nossa vida.. assim a vibração se eleva.. bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir
  20. Pois é, queridíssima, quando se tem personalidade, consciência do bem e do mal, pode-se ser autêntica e dizer, sempre com bom senso e doçura, o que se pensa.
    Vera, beijosss!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Verinha!!
    Que mensagem maravilhosa Verinha!
    Como vale a pena pagar um preço maior e ser a gente mesmo, sem ficar preso a opinião alheia... Podemos chamar isso de autentica liberdade <3 Ameiii!

    Grande beijooo, mini semana abençoada para vc!

    ResponderExcluir
  22. Hi Vera,
    very beautiful text.
    Beautiful image.
    I wish you a wonderful week.
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  23. Começamos a seguir exemplos e a buscar o atendimento de expectativas externas desde crianças. Embora as experiências pessoais nos ensinem que devemos ser autênticos, isso não é fácil, já que vivemos em sociedade e buscamos a harmonia, nas relações. A maturidade e as quedas é que nos vão mostrar a inutilidade da satisfação de expectativas de terceiros. Também nós alimentamos essas expectativas quanto aos demais, frustrando-nos, muitas vezes. Um excelente texto. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Vera, texto mais do que verdadeiro e principalmente a expectativa quanto às pessoas: não esperar nada é a sabedoria dos relacionamentos.Bjs

    ResponderExcluir
  25. "Permanecer fiel às própria verdades" . Sem nos preocuparmos em agradar terceiros, e nos desviarmos das nossas verdades. Sem seguir modismos, padrões que não compactuam com nossos princípios o que acontece muito nos dias de hoje.
    Muito bonito!! Um abraço Vera.



    ResponderExcluir
  26. Realmente devemos caminhar pela vida sem tantas bagagens que muitas vezes nos impomos a carregar.
    Beijos ensolarados.

    ResponderExcluir
  27. Não seguir as expectativas alheias pode trazer muita solidão. Muitos julgamentos. Muito isolamento. As pessoas se acostumam quando a gente sempre diz "sim" e perdoa tudo em nome da família, da amizade ou seja lá do que for. Somos sempre apontados como os bobos, os bonzinhos que sempre estão lá para ajudar e se sacrificar pelos outros, e quando percebemos que esse tipo de atitude não faz com que sejamos amados, o baque é grande. E precisamos ter coragem para aprender a dizer não. Como eu já falei, significa ter que lidar com julgamentos, bullying, exclusão compulsória de grupos de pessoas, fofocas, armadilhas. A gente se sente isolado, jogado fora mesmo.
    Mas eu prefiro estar sozinha do que cercada de gente que só me usa e que nunca vai aprender o que são coisas como amor, amizade, família, respeito, ombridade.

    ResponderExcluir
  28. Hello Vera,
    Wonderful words.
    A beautiful bouquet of flowers and funny done so with those Easter eggs.
    Happy Eastern Vera!!

    Big kiss and many greetings,
    Marco

    ResponderExcluir
  29. Muito bom, Vera! A expectativa alheia é, realmente, uma carga muito pesada, para se levar aos ombros; boas escolhas! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Só posso concordar com todas as pessoas que já comentaram... Belo texto, não podia ser melhor escolhido.
    Beijinho
    Alice

    ResponderExcluir
  31. Acróstico

    Expectativas alheias o mais das vezes
    Limitam objetivo que devíamos colimar
    Inibidos mudamos pra sermos corteses
    Sem que nos lancemos a outro patamar.

    Aqueles que se preocupam em parecer
    Buscando formas de agradar o vizinho
    Estão no limbo, no qualquer de vir a ser
    Tolhidos num mero dia-a-dia comezinho.

    Há uma existência que nos sorri lá fora
    Convidando à batalha, ao bom combate
    Assim tracemos objetivo vamos embora!
    Viver é divertido quando da vida se trate.

    Ainda que qualquer direção a gente tome
    Lá haverá muitos fatos e alguns desafios
    Contudo, mesmo que tenha outro nome
    A vida fluirá numa só direção como um rio.

    Não dê atenção para dor que te consome
    Tenha a existência saudável sem atavios
    E pouco ligue para tal fama, para renome.

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia esse texto, Vera. Muito bom, hein. Uma lição e tanto, além de servir para refletir. Excelente escolha a sua, como de costume. Boa semana! bj

    ResponderExcluir
  33. Devemos, creio, viver a nossa verdade, buscando sempre usar a razão em equilíbrio com o coração.
    Feliz páscoa,
    Élys

    ResponderExcluir
  34. Olá querida Vera!
    Muitas vezes o preço de não ceder à expectativa alheia é ser solitário. Por isso, é preciso uma boa dose de auto estima e confiança para seguirmos nossa própria natureza, sabendo que aqueles que nos aceitarem como somos, mesmo se poucos, são os cuja companhia realmente vale a pena.
    Um grande abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Verinha!
    Deu tudo certo no seu check up?

    Beijão e um ótimo restinho de quarta para vc!

    ResponderExcluir
  36. Verinha minha linda , ando um pouco afastada do Blog só
    atualizo d 15 em 15 dias meu tempo é meio curto, fico um
    pouco no Face.......estou com alguns probleminhas por aqui
    mas logo estou na ativa de novo......então vou visitando aos
    pouco meus adoráveis seguidores e vc é uma linda que amo muito

    Bjuss pelo belo post
    Rita!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Vera \o/
    Livrar-se das expectativas alheias,
    é o mesmo que retirar um peso dos ombros,
    afinal, é impossível corresponder ao que as
    pessoas esperam de nós...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Verinha, estou tentando não vir aqui todos os dias... Mas hj não consegui... queria te deixar um grande beijo e te desejar Feliz Páscoa!!!

    Torcendo para que todos os seus exames tenham um bom resultado! Torcendo sempre por vc!!

    Grande beijo e um lindo feriadinho!

    ResponderExcluir
  39. Hi Vera,
    Thanks for your good wishes and I, I wish you a happy Easter.
    Greetings and hugs.

    ResponderExcluir
  40. É preciso, é difícil amiga, mas o texto bem faz a reflexão da fatalidade.
    Havemos de saber sim.
    Uma Feliz Páscoa com a renovação das esperanças.
    Carinhoso abraço mineiro de flor.
    Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  41. Texto de grande valia. A arte da reflexão bem pode ser extraída daqui. Bela escolha.

    Desejos de Pásco Feliz




    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  42. O texto é muito interessante, aliás, como todos os que aqui tenho lido, mas viver sem expetativas, para mim, é muito difícil. A expetativa, para mim, é o elixir da vida. Você entende?
    Eu sei que a realidade é o oposto de expetativa, mas, enfim, fazer o quê? Talvez "trabalhar" o inconsciente, conscientemente.

    Doce e redentora Páscoa, Vera!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. ⋰˚هჱܓ
    FELIZ PÁSCOA!!!
    ┏╮/╱
    ╰ჱ ╮
    ╱/╰┛

    ResponderExcluir
  44. Acho que não devemos criar muitas expectativas , pois
    não nos decepcinaríamos tanto.
    beijinhos e uma feliz páscoa.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. This is so a beautiful image !!
    Greetings !!

    ResponderExcluir
  46. Oi Vera !
    Um linda Pascoa para voce e toda a sua familia.

    LINKSMŲ VELYKŲ !

    Abraco
    - GLUOSNIS - Lithuania

    ResponderExcluir
  47. Oi Vera! Passando para agradecer a tua visita e tão amável comentário, assim como desejar uma ótima Páscoa para ti e para os teus.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  48. Que possamos alimentar nossa alma com o que nos torna melhor e mais feliz e não com os desejos alheios. Uma ótima páscoa pra você.

    ResponderExcluir
  49. Querida amiga

    Palavras preciosas.
    Principalmente em tempos
    onde desejamos viver
    sentimentos
    que não nos pertencem
    e caminhar por lugares,
    onde não cabem nossos pés...

    Que a vida lhe traga a cada manhã,
    o maravilhoso perfume da alegria...

    ResponderExcluir
  50. A vida nem sempre se revela conforme nossas expectativas , muito embora seja difícil não vivê-las . Mas é bom e sensato ir devagar para não se decepcionar depois Devemos estar preparados para aquilo que a vida nos oferece.. Bjs e uma feliz Páscoa , doce não só em chocolates , mas adocicada com a presença do Salvador !

    ResponderExcluir
  51. Vera, tenha um ótimo fim de semana e uma linda Páscoa. Bjsssss

    ResponderExcluir
  52. Como fico bem qdo não coloco expectativa ! Feliz Páscoa ! Bjs,

    ResponderExcluir
  53. Gli auguri più sinceri per una Santa Pasqua lieta e serena!
    Un abbraccio...ciao.

    ResponderExcluir
  54. Linda frase, lindíssimo poema e lindo post enfim!!!...
    Te desejo uma feliz Páscoa!!!
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Linda frase, lindíssimo poema e lindo post enfim!!!...
    Te desejo uma feliz Páscoa!!!
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Nesta terra iluminada!
    pelo sol e pela lua
    seja feliz na sua caminhada
    sobre um manto de verdura,
    nesta terra por Deus abençoada
    com muita saúde, paz e alegria
    tenham uma santa e feliz Páscoa
    com muito amor e carinho sorria!

    Na companhia se possível de quem mais ama nesta vida.
    um beijo.

    ResponderExcluir
  57. Belíssimo texto. Este é para guardar e reler.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  58. O meu desejo é que o seu Domingo seja muito feliz e abençoado!
    E que eu possa continuar
    tendo uma amizade tão especial como a sua!
    Feliz Páscoa!
    Beijos e meu eterno carinho.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde.
    Independentemente da publicação que está fantástica, o blogue http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/, deseja que passe(m) um DOMINGO de PÁSCOA muito feliz - com muito Amor, Paz, Saúde, e muitas amêndoas docinhas - se possível junto da família e/ou amigos de verdade.
    Deixo cumprimentos.
    Ricardo, Águia_Livre

    ResponderExcluir
  60. Pois, não é fácil sair da nossa zona de conforto.
    Quanta sabedoria contida neste seu texto!
    Feliz domingo!

    ResponderExcluir
  61. Vera excelente post para os dias de hoje, Vera passando pra desejar uma feliz páscoa beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Hoje em dia infelizmente as pessoas, eu inclusive, criam muitas expetativas em relação a tudo, diria até demasiadas espetativas. As vezes as expetativas não vão ao encontro da realidade e se desiludem.
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...