Bloqueador de Selecao

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

DE VEZ EM QUANDO, OLHE PARA TRÁS.


(Yuri Yarosh)


Está vendo o caminho percorrido? Entre quedas e tropeços, subidas e descidas, momentos bons e ruins,  chegamos até aqui.

Vivemos histórias que não pertencem a ninguém mais. Guardamos na memória fatos que máquina nenhuma no mundo conseguirá revelar: fazem parte das nossas lembranças, nossos passos e da pessoa única que somos.

Mas, infelizmente, temos o hábito de guardar cicatrizes do que nos fez infelizes e olharmos como uma lembrança distante e apagada o que nos deu alegria. É possível ressentir uma grande dor com grande intensidade, trazendo à tona as mesmas emoções vividas, mas como é difícil ressentir do mesmo jeito uma felicidade que um dia nos fez vibrar!

O ideal seria inverter as situações. Guardar na pele e na alma cicatrizes do que nos fez bem e nos lembrar do mal sem muita nitidez. Guardar das pessoas o lado bom, o bem que nos fizeram e o que de bom vivemos juntos. Talvez devesse constar com mais freqüência as palavras "perdão" e "compreensão" no nosso dicionário.

De vez em quando, digo, olhe para trás! Mas não se volte completamente. Olhe apenas o bastante para se lembrar das suas lições para que estas te sirvam no presente. Não lamente o que ficou, o que fez ou deixou de fazer. O que é importante seu coração carrega.

Olhe diante de si! Há esse véu encobrindo o que virá, deixando entrever apenas o que seus sonhos permitem. Mas existe dentro de você uma sabedoria de alguém que desbravou alguns anos da história. Existe dentro de você uma força que te torna capaz!

O dia chega insistente como as marés do oceano. Às vezes calmo, outras turbulento, mas presente sempre. Vivo sempre. Cada noite dormida é uma vitória, cada manhã, um novo desafio. E você nunca está sozinho, mesmo quando se sente solitário. Todo o seu passado está gravado em você,  como gravadas estão as pessoas que você amou.

Levante esse véu pouquinho a pouquinho a cada amanhecer; sem pressa, saboreando a vida como uma aventura, nem sempre como um mar calmo e tranqüilo, mas possível, muito possivelmente vitoriosa. Construa hoje as suas marcas de amanhã.


Letícia Thompson


71 comentários:

  1. Bom dia
    A vida de cada dia e a nossa história de vida será sempre preenchida de coisas boas e outras menos boas ou mesmo más. Sem os momentos tristes não saberíamos viver os dias de felicidade e de alegria.
    Penso que devemos aceitar a dor para dar mais valor ao bem estar assim como todas as outras situações em contraste. A vida vai-nos ensinando. Que se ficarem marcas sejam somente as do amor que se deu e se viveu

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    A vida sempre nos surpeende! Nos aprendemos com ela.

    Adorei este fantástico escrito.

    Desejo-lhe um óptima semana
    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Lindo isso!!Olhar pra trás, rever, aprender e seguir em frente!! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Quer queiramos , quer não, seguimos em frente com o passado pela mão.

    Uma ótima semana para si, Vera.
    Beijo

    Sónia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vera.. olhar para trás só se for para ver as melhoras que nos demos.. pois o passado seja desta vida ou de outras não deve ser cutucado para não esquecermos de viver o presente e sonharmos com o futuro.. bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir
  6. Oi Vera.
    Essa Letícia consegue levantar até defunto do caixão. Texto que chacoalha as pessoas que vivem tristes e reclamando da vida.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Oi Vera a vida nos ensina muito,temos que trazer lembranças sim as boas como incentivo,as ão boas para não cairmos de novo no mesmo erro serva de experiencia na vida..
    Deixo aqui meu carinho e paz.
    http://reginalayddepaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi Verinha

    Não é bom juntar cicatrizes, olhar para trás só se for para ver a distancia que vc percorreu. Tem muita gente que ainda vive do passado, e não conquista nada.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  9. Todos temos na nossa história de vida momentos que gostamos de lembrar, e outros que gostaríamos de esquecer. Temos vitórias e fracassos, mas tanto uma coisa como outra fizeram de nós o que hoje somos. Olhar para trás, mas não demorar muito nesse olhar, apreciar o presente e construir belas revelações para o futuro, com a experiência adquirida.
    xx

    ResponderExcluir
  10. Olhar para trás (hoje escrevi o mesmo :))

    Para trás fica o passado, rascunho do amanhã :))

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, Vera, e a imagem é linda! Precisamos, sim, olhar para trás... até para escolhermos melhor os nossos caminhos para o futuro! :) Boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Beautiful text, overall great.
    Greetings and have a nice evening.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Vera Lúcia. Muito bom conhecer seu Blog. Bela mensagem há em seu texto. O penúltimo paragrafo então nos leva a uma reflexão, repleta de esperança e otimismo. Parabéns a vc, pela inspiração ao escreve-lo.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Vera.
    Passei muito tempo da minha vida sem entender a palavra "perdão", sem conseguir perdoar ninguém... Mas acredito que estamos aqui para evoluir, e aos poucos isso está mudando na minha vida, graças a Deus hoje já sei perdoar.. Ainda não consegui perdoar tudo e todos, mas estou no caminho.

    Grande beijo e uma semana linda e abençoada para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  15. Hay que seguir hacia delante y aprender de la vida todos los momento que esta te ofrece, aunque siempre te gusta recordar el pasado. Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da crónica de Letícia Tompson, talvez porque sempre agi de acordo. Do passado, apenas retenho o que de bom aconteceu. Mesmo os nossos momentos só têm a importância que nós lhe damos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso esse texto, gostei muito de ter lido ele hoje. Obrigada por compartilhar :-)
    Cada dia é uma nova oportunidade de enxergar as coisas sob uma nova perspectiva. Melhor cultivar apenas as boas lembranças e aprender com as não tão boas. Tenha uma ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, devemos seguir em frente, mas olhar para trás não é um erro, é apenas uma nova esperiência de aprender com os erros e ser uma pessoa melhor.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  19. É necessário olhar para trás para aprender como os erros e não para abrir as feridas.

    ResponderExcluir
  20. OI, Vera Lúcia...a vida é um caminho contínuo com experiências que vão nos completando ao longo da vida e todas elas nos ensinam alguma coisa e imprimem em nossa alma o sentido de tudo...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi, Vera!
    Não sei por que as pessoas tem essa tendência a ressaltar perdas e dores... eu mesma já me peguei muitas vezes agindo assim inconscientemente. Acho que é reflexo das inúmeras cobranças da sociedade, parece que os indivíduos não tem o direito de se sentirem felizes e demonstrar isso parece absurdo.
    Concordo que perdão e compreensão, não só com o outro, ms consigo, pode reverter esse sentimento de que o passado tem mais influência que o futuro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Vera querida, as experiências do passado são inevitáveis de ser lembradas e até mesmo faladas para os mais inexperientes. claro, o que passou passou, mais serviu de experiência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. O passado tem muito valor porque alicerçou o nosso hoje. Olhá-lo, vez ou outra, costuma aclarar nossas mentes e fundamentar atitudes que estamos a tomar. Caminha-se para a frente, sem dúvida, mas carregando uma bagagem que depende de nossa escolha, no sentido de colocarmos nelas as boas lembranças e não as mágoas. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Ao contrário do que muitos dizem, não dá para apagar o passado. Ele fica. Isso tem um lado ruim, das más lembranças e dos traumas, mas tem o lado bom, das saudades e dos bons momentos. E é sempre bom olhar para trás de vez em quando. Texto excelente. Beijos e boa semana, Vera!

    ResponderExcluir
  25. gosto demais desta autora, sempre sábia... bjs

    http://umanjotriste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, querida Vera!
    Letícia Thompson! Gosto dela!
    sim,é verdade,potencializamos as “coisas ruins” que aconteceram, deixando que essas lembranças ocupem um grande espaço de nossas vidas…e as “coisas boas” não são colocadas em evidência e, muitas vezes, ficam esquecidas na memória...O problema é quando as más lembranças, em vez de ajudar, nos mantêm preso ao passado e à dor, o que pode ser um entrave... por outro lado , pode conter também uma indicação de futuro, do caminho a seguir...olhar para trás, somente para apreciar nosso histórico de vida e tudo que já vivemos, sem os menosprezar diante do presente ..tudo válido , como um aprendizado que doeram no momento, depois cicatrizaram e nos fizeram ver que vale a pena tentar sempre um novo recomeço!
    bom dia, agradeço pelo carinho,muito obrigado, bela semana, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Devemos olhar sempre para trás, porque o passado é um baú de lições.
    Querida Vera Lúcia, beijo e muita paz!

    ResponderExcluir
  28. Não podemos deixar de olhar para trás e recordar o passado , mas devemos caminhar em frente e enfrentar a Vida com Fé e Esperança !

    ResponderExcluir
  29. oi Verinha,

    só olho pra trás se for para aprender alguma coisa,
    porque o meu olhar está sempre voltado para frente...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Belo texto! Belo incentivo para começo de um novo ano.Que este ano seja para você cheio de beleza, cores ,flores, brisas e recheado de bons momentos.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  31. uma pessoa não é apenas uma pessoa... é também uma história, carrega em si muitas vivências, relacionamentos, vitórias e derrotas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Lindo! E muito bem pensado. Pois sim, deveríamos appreciar o caminho que caminhamos e olhar para trás só para celebrar e aprender das nossas experiências vividas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Minha querida, concordo plenamente: temos que olhar para trás para sabermos onde poderemos pisar no futuro...

    Abraço grande

    ResponderExcluir
  34. Olá, querida Vera
    Saborear a vida é um dos segredos que mais me encantaram na Maturidade... Que bom ter descoberto isso em tempo!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  35. Oi Vera Lú,
    Que maravilha tudo isso,bom demais vir aqui e encontrar tanta positividade,tanta energia boa.
    E que assim seja!
    Um lindo ano pra você,abraço =)

    ResponderExcluir
  36. Olá!Querida Vera!
    acordei com o barulhão da chuva
    ...sim...você é uma das minhas carinhosas amigas que mais me acompanha , quase desde o meu início e que não deixa passar nenhuma postagem minha...e adoro isso!Tanto adoro , que fico muito atento em seus comentários , pois ao contrário do que muita gente pensa, não aprendi a escrever na blogosfera , hehehe, e sim, estou aprendendo a escrever o que mais atende meu visitante amigo/a e colega, na blogosfera. E nada melhor do que "escutar" quem me acompanha , mesmo...e não os/as que aparecem para ler SÓ uma postagem por mês e reclamam que a minha temática é única, aff Maria São João!
    E assim a vida segue,pulando e cantando...
    ah sim, eu coloquei um widget , na minha sidebar,que o visitante escolhe NA hora, a quantidade de postagens por página... para não ter que voltar uma por uma, pois só deixo uma postagem na página inicial...se algum dia for usar e não der certo,me avise,please?
    ...fuiiiii!Obrigado, Bom dia, Belo dia, beijos...

    ResponderExcluir
  37. Que delicia ler aqui, palavras que sugerem, que acolhem, ensinam. Aqui não é só o recanto do sol, mas também das estrelas, da lua, das noites de chuva, dos horizontes e dos sonhos.
    Bjs. Obrigada por suas belíssimas escolhas.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Vera!!
    Amiga estou com um pequena problema no meu blog pois eu fui acertar o endereço dele e assim perdi todos meus seguidores ,o gadget de seguidor sumiu e não consigo coloca-lo novamente,já pedi ajuda ao Google e estou aguardando,conto com sua colaboração para continuar visitando e comentando no meu blog.o link do blog ficou assim agora http://reginaladydepaz.blogspot.com.br/ a mudança foi na letra y que mudei coloquei depois da letra d( que é o correto) e por isso aconteceu todo este transtorno .PEÇO DESCULPA.
    Deixo aqui meu carinho e paz.
    http://reginaladydepaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Simplesmente MARAVILHOSO!!!!
    E é muito reconfortante lembrar que "você nunca está sozinho, mesmo quando se sente solitário."
    Vou compartilhar no meu face viu?!

    bjsss
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,
      Tão bom vê-la por aqui.
      Compartilhe tudo o que você desejar. É motivo de satisfação para mim.

      Beijossssssssssssss.

      Excluir
  40. Boa tarde Vera.
    Vim deixar um beijão e desejar um lindo restinho de quarta para vc!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  41. Oi Vera,boa tarde,
    Achei linda a reflexão!
    Um poeta britânico escreveu certa vez que
    'a recordação da alegria já não é alegria,
    enquanto a da dor é ainda dor.'
    Isso é verdade...mas podemos exercitar uma prática que faz um bem enorme:
    Seríamos mais felizes se ao invés de guardarmos cicatrizes,
    (nossa mente é pródiga para lembrar coisas desagradáveis),
    trouxêssemos à memória o que pode nos dar esperança...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  42. Um magnífico texto.
    Com alguns ensinamentos para a vida.
    Obrigado pela partilha.
    Minha amiga Vera Lúcia, tem um bom resto de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Vera, os textos que você posta parece que são providenciais para mim, a maioria. Hoje não pretendo olhar pra trás , cansada... Vou seguindo em frente porque é preciso e nem sempre linear.
    beijo

    ResponderExcluir
  44. Oi, Vera, que linda postagem. Amei a reflexão. Letícia Tompson é uma escritora Nota 10; Minha mãe está bem, se preparando para fazer uma cirurgia, preciso acompanha-la em todo lugar q ela precisa ir pois desmaiou 02 vezes na rua em pouco tempo. Fez exame do coração e neurológico todos bem. Ainda estamos procurando os motivos. Amei sua doce visita no meu cantinho. Já conhece meu cantinho dos pequeninos? http://nalpontes2.blogspot.com.br/ beijinhossss

    ResponderExcluir
  45. Olhar para trás... mas rapidamente, apenas como aprendizado, e não como fixação, pois o horizonte fica à frente. Beijos.

    ResponderExcluir
  46. OI FLOR
    Devemos olhar para trás sempre.Muito bom parabéns.OI QUERIDA
    Amiga desculpa a demora em te fazer uma visita. Andei viajando. Mais estou passando por um momento triste perdi uma amiga que considerava como mãe. A vida ficou tão sem graça. O mundo ficou sem sentindo para mim.
    UM BJ
    ANA

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Vera!
    Como vc está? Muito quente por ai?
    Vim desejar um ótimo restinho de semana para vc <3

    Beijooooo grandeeee

    Nanda

    ResponderExcluir
  48. Verinha querida!
    Tudo bem? Como está sendo o novo ano? Espero que muito bom!

    Outro dia li uma reflexão de uma moça onde ela dizia que para trás, nem para dar impulso. No que não concordo, em alguns momentos da vida é necessário dar um passo atrás para tentar dois à frente. E o mesmo ocorre com tudo o que já nos aconteceu, que devemos, vez por outra, observar o passado com certa serenidade e o distanciamento necessário para que o que nos aconteceu, dê sentido ao momento presente.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  49. Querida amiga

    Um precioso texto.
    Na verdade,
    nosso livro de vida,
    é feito de lembranças e futuros,
    presentes e possibilidades.
    Cabe olhar, imaginar,
    refletir e aprender
    com cada momento vivido,
    para entender o presente
    e saboreá-lo com sabedoria.

    Desejo aos que amo, não bens materiais,
    mas alegria...
    A mais plena alegria...

    ResponderExcluir
  50. Olá, querida Vera
    agradeço por ter testado meu widget e pelo carinho de sempre.Muito obrigado, final de noite em paz, belo dia de sexta feira, beijos!

    ResponderExcluir
  51. Alegre-se a cada nova manhã pense que com um novo dia pode-se começar uma nova vida.
    Mas começar sem medo do que pode vir a acontecer,
    viver um dia de cada vez e sempre olhando para frente, simplesmente começar.
    Tente se basear no exemplo de um simples amanhecer, embora aconteça todas as manhãs,
    são poucas as pessoas que podem testemunhar a beleza que é quando a noite
    a noite termina e vem no horizonte o espetáculo do nascer do Sol.
    Obrigada pelo carinho desejo um abençoado final de semana .
    Beijos ,Evanir..
    Lindo Texto Da Leticia.

    ResponderExcluir
  52. Vera, minha querida, boa noite!

    Letícia Thompson tem um lugarzinho todo especial em meu coração!
    Parabéns por tudo o que nos trás - os textos são sempre presentes para a nossa alma!
    E, saiba, a escolha das imagens que ilustram cada post... uau... elas são sempre encantadoras!
    Sabe, vc tem msm mto bom gosto, amiga!

    Bjs e tenha uma noite abençoada!

    ResponderExcluir
  53. Olá Vera
    Que bela postagem....parabéns
    beijos e abraços...Araan
    http:blogaraan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. E com esses acertos e erros é que criamos a nossa vida, vale a pena errar, se for a única forma de aprendermos.
    Mudando de endereço. Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Bom dia, Vera. Devemos olhar para o passado, ver nossas lições, as pessoas que nos deram valor e nós não demos a elas, por exemplo.
    Hoje, sentimos falta do que poderíamos ter feito e não fizemos, só que ficou no passado.
    Devemos ser mais atentos aos valores, ao que passamos ou fizemos alguém passar de ruim e de bom.
    O que for bom, que permaneça, o que precisar de reformulação, que assim seja.
    Uma viagem ao passado é boa para avaliarmos o que o presente está fazendo conosco e como daqui por diante poderá ser o nosso futuro.
    Valorizar as pessoas e anos mesmos é o passo fundamental em todas as épocas da vida.
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
  56. CORREÇÃO: VALORIZAR AS PESSOAS, É PASSO FUNDAMENTAL EM TODAS AS ÉPOCAS DO ANO!

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde Vera, olhar pra atrás não custa nada, olhar pra trás é ver os momentos bons que passou, Vera passando pra desejar um ótimo final de semana beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Nossos momentos , são nossos e tão profundos que são ,
    passam sem deixar marcas em quem não vê nosso cotidiano.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. Oi, querida Vera!

    É importante que tudo em nossa vida se faça com calma e com serenidade, nem muito para a frente, nem muito para trás, ou seja, de "perfil", como eu lhe chamo.

    Se assim procedermos, estaremos sempre a tempo de avançar ou recuar, tentando encontrar o tão desejado equilíbrio.

    Bom fim semana.

    Beijos da Luz, carinhosamente.

    ResponderExcluir
  60. A VECES HAY QUE DEJAR COSAS ATRÁS PARA RESPLANDECER.
    BESOS

    ResponderExcluir
  61. Vera, tenha um ótimo final de semana. bjsssss

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Verinha linda, devemos pensar
    em cada palavras desse texto, porque ajuda e muito
    na nossa caminhada, eu adorei, é bem gratificante pois
    temos nosso livre arbítrio para seguir ou parar

    Bom final de semana
    Abraços de sempre


    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  63. É, cada um percorre um caminho e sabe a delícia e as dores que é ser si mesmo.

    Beijos,
    Sorteio de livro

    ResponderExcluir
  64. Verinha querida,
    pois eu faço justamente o contrário: prefiro esquecer totalmente os momentos ruíns e só lembrar dos bons.
    O que não foi bom, não é pra se repetir nem em pensamento.

    Um bjo.

    ResponderExcluir
  65. Oi Vera querida!!!
    Obrigada pela visita!!! Jamais poderia deixar de retribuir a visita e seguí-la!!
    Fico feliz por terem gostado da entrevista!! Karin é mesmo um amor!
    Espero podermos trocar sempre gentilezas e afeto, amizade nem se fala!! O que conta nessa vida ao final de tudo é o coração.
    Grande beijo e bom final de semana!!
    Cris

    ResponderExcluir
  66. Oi, Verinha!

    Tudo bem?

    Respondendo à sua questão, lhe direi que o 2º período escolar se iniciou a 06 desse mês. Tive duas semanas de férias, que começaram por volta do dia 20 de dezembro e se prolongaram até 05 de Janeiro.
    Agora, muito trabalho, e no carnaval, mais três dias de férias.

    Talvez poste no final desse mês ou princípio de fevereiro. Vamos ver!

    Beijinhos e bom fim semana.

    ResponderExcluir
  67. Olá, Amiga. Cada noite dormida uma vitória! Cada dia um desafio! Essa é a vida. Belo texto de Letícia! Quero desejar um lindo domingo e semana. Saudades!! Estou ainda um pouco ausente, más não desisto. Problemas com saúde! Que tudo esteja e fique bem com vc. Meu carinho e admiração sempre! Bjosssssssss. Obrigada Vera por estar sempre presente no blog!

    ResponderExcluir
  68. Oi Vera, desde já venho lhe desejar uma semana encantadora e uma ótima tarde de domingo, beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  69. .

    Como dói a dor de amar.
    Como sofre quem gosta
    do jeito que você gosta
    e do jeito que eu aprendi
    gostar.
    Como quer e sonha quem,
    de uma forma ou de outra,
    se acha capaz de levar a
    diante esta cruz com Cris-
    to espichado na extensão da
    madeira?
    Como?, eu te pergunto, mas
    sei que, ou se gosta como
    quem enlouquece ou ainda,
    não se encontrou o amor.


    Beijos do Palhaço Poeta.





    .

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...