Bloqueador de Selecao

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SOMOS INVISÍVEIS?


Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar à última que era: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?".
Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando esta questão em branco e, um pouco antes de a aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
__É claro! - respondeu o professor. - Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção, mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples 'alô'.

(Autoria desconhecida).



Somos invisíveis?



É bem possível que uma grande maioria de nós já tenha se questionado dessa forma, em algum  momento.
Acontece quando se entra em uma loja e o atendente nos ignora. Ou quando estamos frente ao balcão de uma companhia aérea, tentando saber se o voo está no horário. Ou, em algumas repartições públicas, à procura de informações. A pessoa que ali está, simplesmente ignora nossa indagação, nossa presença. É como se fôssemos invisíveis.

No entanto, além dessas situações de modo geral, quase todos nós nos movemos no mundo sem darmos atenção aos demais. Por isso é comum esbarrarmos nos outros e não nos darmos conta de suas presenças. Esbarramos e continuamos em frente, ao  encalço do nosso objetivo, sem nos determos sequer para pedir desculpas.

Se estamos no rol dessas pessoas afoitas, insensíveis, que somente vêem a si mesmas, estanquemos o passo. O fato de termos que resolver muitas questões não está dissociado da possibilidade de sermos gentis, delicados, atenciosos.
Pensemos que tanto quanto nós não desejamos ser tratados como invisíveis, não devemos assim proceder com relação aos demais.

Somos todos humanos, necessitados uns dos outros.

(Fragmentos de um texto recebido de Gotas de Crystal).
(Imagem: Josephine Wall).


64 comentários:

  1. Creio que, vez ou outra, quase todos nós agimos dessa maneira, sem percebermos que magoamos as pessoas. Se acontece conosco, ficamos aborrecidos com a falta de atenção. É preciso que nos esqueçamos um pouquinho de nós mesmos e passemos a perceber e valorizar os demais, como merecem. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vera Lúcia, adorei a sua postagem. O que ocorre é que tanto somos invisíveis quando muitas vezes nos sentimos importantes e deixamos os outros invisíveis. Tenho um amigo muito irônico que é doutor em filosofia e nesses casos ele diz que o homem faz tudo por interesse. Não precisamos observar os outros. Olhemos para nós mesmos e pensemos num trabalho, telefonema ou até visita e analisemos se não existe um porque interesseiro no caso. Até atraz de Deus o ser humano vai por interesse. Então, quando não interessa fica invisível. É automático. Isso pode melhorar com o aqprendizado de um pouco de educação, rs...rs.
    Um abraço meu
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Linda reflexão e há os que por se acharem ocupados ou importantes demais, nem ao menos veem os outros como pessoas com nome, endereço, etc... Lindo texto e post! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. oi Verinha,

    incrível como ainda existem pessoas com esse tipo de comportamento,
    outro dia precisei ir ao forum,
    o atendente simplesmente conversava ao telefone e com um colega de trabalho,
    ao mesmo tempo,
    e nem notava a presença de pessoas que se acumulavam no balcão à espera de atendimento,assim como eu...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Doce amiga, desde que tomei conhecimento desse maravilhoso texto, há algum tempo, procuro cumprimentar as pessoas com as quais cruzo numa calçada, principalmente as mais humildes. Ninguém vive só, dependemos do médico, do agricultor, do lixeiro, etc, etc. Foi ótimo reler ! Vera Lúcia, um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Dependemos muito mais dos mais humildes do que se costuma imaginar.
    A teoria nada pode sem a prática.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá sorriso lindo!
    Isto sim é um texto que me deixa com brilho nos olhos. Amei!
    Realmente precisamos concertar as coisas ao nosso redor, e em nossas vidas. E isto são todos os dias. Porque todos os dias, encontraremos a necessidade de alguém nos olhar nos olhos, de sorrir enfim, nos notar. Façamos primeiro contato, não é nada difícil felicitar alguém. O Senhor Deus, nos deu todos os adicionais para isto. O milagre da pronuncia, dos movimentos do corpo para um aperto de mão, um afago, um abraço. Usemos então tudo que temos para não deixar o outro se sentir invisível.
    Chamar alguém pelo nome é uma prova de atenção com ela, de educação e de que você se importa, E isto pode ser até com um mendigo. Porque ele também tem a graça de Deus ainda mais, porque está ali sozinho, largado do amor ao próximo. Todos somos especiais ao PAI.

    Beijão Verinha

    ResponderExcluir
  8. Olá Vera,
    realmente precisamos estar atentos para não ficarmos invisíveis o que pode ser resultado de nos fazermos de cegos!
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. O primeiro texto me tocou forte!
    Sempre pensei dessa forma. Sabe aquele faxineiro que está sempre sorrindo e que vc nem nota até que precise dele?! Adoro fazer dessas pessoas uma parte do meu mundo!

    Que lindo isso! Adorei ler!

    Tem sorteio rolando lá no blog, não deixe de participar!: http://migre.me/eefaq
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Oi Vera \o/
    É bem provável que a maioria de nós já tenha sentindo a sensação de invisibilidade em algum momento;
    e também possivelmente,já procedemos assim com relação aos demais...
    Mas a grande verdade é que somos todos necessitados uns dos outros.
    A vida nunca será mil maravilhas mas,podemos modificar-nos,
    para melhorar a vida de nossos próximos e a nossa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vera, como vai? É mesmo um fenômeno curioso e triste imaginar como um mundo cada vez mais povoado parece em contrapartida um mundo também mais solitário. Será culpa das novas tecnologias ou da educação em casa que está deixando de privilegiar a generosidade e a gentileza?
    É mesmo lamentável quando percebo que quanto mais o tempo passa, mais conheço pessoas centradas em seu próprio umbigo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Bela reflexão! Todas as pessoas tem seu grau de importância na vida quando convivemos com elas.Vale pensar nisto.
    Adorei, deste-me o que pensar!Bjs bela amiga
    Eloah

    ResponderExcluir
  13. Verdade Vera, para nós todas as pessoa devem merecer atenção. Pessoamente, única que estranhei em Lisboa, foi essa do anonimado. Todas as pessoas fazem parte de uma engrenagem movimentada por sociedade. Seja qual for a posição que nela ocupem. Com a mãe dizia: "coitados dos ricos sem os pobres|"
    Beijos de amizade

    ResponderExcluir
  14. Oi Verinha tudo bem aí?

    Tudo nesse texto é verdadeiro, e nós acabamos sempre dando essas mancadas mesmo sem perceber.

    Sabe a parte que vc fala em entrar numa loja e ninguem te atender? Comigo acontece diferente, eu trabalho numa loja e as vezes vamos atender as pessoas e elas nos tratam como se fossemos robôs ou prateleiras de auto atendimento!
    Hahahahahahaha, a coisa é feia minha amiga!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, vera. Perfeita a sua colocação! Ando me sentindo meio-invisível ultimamente. Sei como é.

    ResponderExcluir
  16. Oi Vera,
    Ótimo post.
    Já me senti invisível várias vezes, mas geralmente 'quebro o silêncio ' e falo algo.
    Acho que sempre soube o nome de todos que trabalharam perto de mim.
    Nome, nome dos filhos, aniversário, etc..
    Falo muito, eu disse rsrs
    bjs,ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Tenho que aplaudir de pé, é com um sentimento de culpa que digo sempre agimos assim, e só aprendemos após um acontecimento com as pessoas que aparentemente são invisíveis para nós, assim também nós nos tornamos invisíveis para muitos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi Vera Lúcia,
    Muito interessante esse texto. Às vezes ignoramos as pessoas sem querer, mas como a nossa insensibilidadre deve magoar os outros. E pensar que, numa outra vida, podemos ter sido uma faxineira, um zelador, sei lá. Tudo é um círculo. Todos somos humanos como você tão bem colocou. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá Vera,
    uma ótima reflexão para nosso momento no mundo. Muitas vêzes agimos assim, alguns sem se darem conta e outros até com atitudes grosseiras. Devemos repensar..e muito. Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Verinha, isso é tão sério que já foi até tema de pesquisa de mestrado!!!
    Eu gosto de saber o nome das pessoas e tratá-las pelo nome. Acho que é mania de professora, mas com certeza valoriza a pessoa.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Querida Vera
    concordo...quase todos nós, em algum momento da vida , nos movemos sem perceber a presença de outros.Não por desconhecimento do significado da gentileza e educação e sim por estarmos afoitos e insensíveis, escravo de nossas próprias invenções,e acima de tudo, esquecendo do sentido,
    dos sentimentos, esquecendo que o modo próprio do ser humano de viver é o da con-vivência. E isso implica o de ser reconhecido, aceito, valorizado e respeitado socialmente...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bom início de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que belo texto, Vera. E faz todos nós pensarmos nas vezes que agimos assim. É inevitável, isso já fez parte da nossa vida em algum momento. A pergunta "Somos Invisíveis" é pra ser lida e relida. Respeito é bom e todo mundo gosta. Gostei da pergunta do professor no teste. Não sabemos se a história é verídica, mas muitas escolas deveriam fazer isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. BOA NOITE MENINA DO SORRISO ABERTO !
    Acho que nos sentimos não-notadas quando começamos a nos preocupar com o que os outros vão pensar sobre o que nós fazemos. A partir do momento em que passamos a viver, não do jeito que queremos, mas do jeito que os outros esperam que ajamos, nós ficamos invisíveis.
    Mas já aconteceu com todo mundo. É um clichê verdadeiro.
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  25. Oi, Vera. È muito real tudo isso, não se tem tempo para diálogo e por isso muitas vezes ficamos invisíveis. Eu confesso que sou um pouco atrevida, e procuro sempre um meio de dizer algo, mostrar que não devemos ignorar o outro. Obrigada flor pelo lindo texto! Bjão e um dia de muita alegria.

    ResponderExcluir
  26. Olá Vera.
    Nossa quantas vezes já me senti invisível, nossa... O pior é que nessas situações eu fico muito irritada, e leonina como sou acabava falando desaforos...! Hj estou mais tranquila, acho que a maturidade faz a gente olhar as coisas com outros olhos. Mas não deixo de ficar irrita, isso eu não consigo controlar!
    Amei!

    Beijos e uma ótima semana para vc!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir

  27. Sabe aquele abraço bem gostoso??
    Pois é esse que vim te deixar.
    Aqui deixo meu imenso carinho
    por você.
    Que seja nossa amizade
    a mais infinito que houver.
    Um Dia lindo e abençoado.
    Beijos no coração.
    Carinhos na Alma.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  28. E faz pensar muito esta postagem sabe...
    na invisibilidade imposta por nós mesmos, devido a complexos...
    na invisibilidade dentro das familias...
    "precisamos uns dos outros..."
    Este comungar, esta troca me encanta na vida!
    Bejuh
    Linda semana!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Vera, ufaaa ate que enfim cheguei aqui, minha querida gostei demais do seu post, um texto interessante... chamaria, de fragmentos de berço, é dele que vem nossa educação e respeito ao ser humano. Sabe Vera já passei por situações semelhantes... mas quando sinto-me invisível, ou que não estou sendo notada ou ouvida por um certo alguém, passo adiante, e mostro para tal pessoa que não existe só ela, e procuro outro alguém para me olhar e me ver... acredito que todos nós desejamos ser notados, bem recebidos, e visível!!!
    Vera estive por um bom tempo ausente, devido o lançamento do livro, e logo em seguida trabalhando na organização do Antologias de Clarice, que deu um trabalhão, domingo passado dia 21 consegui reinaugura-lo, de uma passadinha lá, tem mimos que estou oferecendo, mas sinta-se a vontade para traze-lo ou não ok? Ainda estou mexendo nele, falta muitos awards de amigos, mas vou colocando aos poucos. Voltarei outra hora com mais tempo, para explorar melhor este seu lindo espaço. Beijos da amiga Clarice

    ResponderExcluir
  30. La filosofia és y siempre será tu eterna compañera,ella nunca te puede desfraudar
    Abrazos

    ResponderExcluir
  31. Olá querida Verinha, a vida por vezes nos vai trocando as voltas, há momentos em nossas vidas que parece que temos todo o tempo do mundo, estamos descansados sem preocupações e por vezes até quase nos esquecemos que somos lembrados por tantas amizades, ou apenas amigos virtuais que para mim são sempre reais.
    Outras vezes e quase do nada nos aparece uma montanha daquelas bem difícies de escalar e quão grande é o nosso esfoço para chegar a cume...amiga linda agora estou a tentar subir mais umas pequenas rochas, mas sei que a força Divina me dera a força suficiente para me carregar no colo e me fazer subir e chegar ao cimo... mesmo que esta seja a última montanhas que eu tenha de subir.
    Querida te gosto muito e sei que ainda tenho muito para repartir com você, beijinhos de luz e muita paz na sua vida...

    ResponderExcluir
  32. La Naturaleza siempre nos puede ofrecer lugares maravillosos,en ella podemos recapacitar la pequeñez de los humanos.

    ResponderExcluir
  33. Verdade, todos precisamos uns dos outros e a insensibilidade nos dias de hj está aflorando mais e mais.É difícil nos olharmos, nos percebermos.

    Tenha dias abençoados. Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oii Vera, verdade, somos ignorados mas ignoramos tbém, muitas vezes sem querer, distraídos e focados apenas nos nossos interesses, valeu pela reflexão! Bjooosss

    ResponderExcluir
  35. Oi Vera!
    As pessoas dão atenção ao que lhes convém. Já vi várias pessoas no ambiente de trabalho menosprezando pessoas mais humildes da faxina. Te pergunto: Cadê o respeito????
    O mundo dá tantas voltas, vc não sabe o que a vida pode te aprontar e se vc precisar ser faxineira em uma empresa para poder pagar suas contas?
    Consegui um outro link pro video da Ana Maria Braga, depois veja se consegue assistir.
    Fiquei com muita pena dela.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  36. Um texto para refletirmos Vera. Ficamos a maioria das vezes no 'automático', passando por todos sem vê-los mas nao gostamos quando percebemos que também somos invisíveis tantas vezes!
    boa semana Vera e obrigada pela atenção e pelo cuidado em escolher mensagens que nos fazem querer ser melhores.
    um abraço grande

    ResponderExcluir
  37. Vera,

    Não sei como acontece sua seleção de fragmentos e citações para postá-los em seu blog, mas tenho absoluta certeza de que você é primorosa e não erra em suas escolhas!
    Amei o relato do profissional de enfermagem, que se dispõe a servir a todos, porém sequer sabe o nome da senhora da limpeza! E não é assim nos mais diversos lugares? Lembro do relato de uma amiga minha, funcionária em uma repartição pública numa cidade dos EUA, que ao cumprimentar o senhor que limpava os vidros da porta de entrada, deixou-o surpreso olhando ao redor para ter a certeza de que fora dirigido a ele aquele cumprimento. Por fim, respondeu com humildade que trabalhava ali há tempos, mas ninguém nunca o tinha cumprimentado, por isso duvidou do que acontecia. É triste, mas as pessoas tendem a acostumar e passam a realmente acreditar que são invisíveis... Que seu texto nos ajude a enxergar os que no dia-a-dia passam desapercebidos!

    Beijo, com meu carinho.

    ResponderExcluir
  38. Os invisíveis, pior ainda se exerce determinadas profissões. Infelizmente, a maioria julgam as pessoas pela aparência. Adorei o texto.

    Bj

    ResponderExcluir
  39. Vera querida, seu texto foi excelente. Não tem sensação pior do que vc ser tratado como um ser invisível. Infelizmente isto ainda acontece, até que ponto chegaremos?
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. beautiful !!!
    Maybe we follow each other !?
    Let me know :)

    www.YulieKendra.com

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, Vera. Concordo plenamente com os textos.
    Muitos de nós não enxergam outras pessoas, e nem as pessoas nos enxergam.
    A invisibilidade é um problema muito sério.
    Todos gostam de um reconhecimento, de uma pergunta ser respondida, de um cumprimento não ser ignorado.
    Todos nós somos importantes e triste são todas as pessoas que não pensam desse modo, achando que são superiores por sua classe social ou pelo trabalho que exercem.
    Tenha um dia de muita paz!
    Ah, gostaria do seu voto no concurso de poesia do blog "BICHO DO MATO", a primeira votação foi anulada por problemas técnicos.
    Essa está valendo.
    Para votar, é só clicar no círculo à direita do blog ao lado do nome do meu poema.
    Participo com o poema "DAMA MALDITA!"
    CONTO COM O SEU VOTO.
    OBRIGADA E BEIJOS NA ALMA!

    ResponderExcluir
  42. Olá, querida amiga Vera
    Saudade do nosso encontro tão feliz e alegre!!!
    To fora da net por motivo de descanso e nova missão... não repare a minha ausência daqui... passo hoje pra me despedir pra nova viagem...
    Mas creia: Vc não é invisível pra mim... agora mais do que nunca...
    Vou fazer o post do nosso encontro e te aviso...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito de ler o seu texto.
    É para reflectir no mesmo.
    Um beijinho
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  44. Oi Vera
    Tentei comentar ontem, mas não consegui, vc não vai acreditar mas ao ler seu texto me emocionei tanto ontem que quase chorei, acho que estou emotiva essa semana kkkkk. Todos temos valor perante Deus!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Vera!

    Vim te deixar um beijinho!

    Nanda

    ResponderExcluir
  46. Vera,pra refletir esse texto!Esse deve ser um grande professor e na ultima pergunta, um ensinamento fundamental!Precisamos ser mais atentos aos outros,com certeza!bjs e boa quarta!

    ResponderExcluir
  47. Vera querida! A semana que passou estive envolvida em muitos problemas de ordem pessoal e não consegui visitar e/ou responder comentários! Peço perdão! Estou tentando normalizar.... Ótimas reflexões! "...Somos todos anjos de uma asa só e somente voaremos se nos abraçarmos uns aos outros..."
    Obrigada pela amizade e pelo carinho!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Recanto do sol, está quentinho
    Venho agradecer a sua amável visita
    Retribuindo com o meu carinho
    Vera Lúcia, obrigado minha amiga!

    Boa noite e um abraço para você.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  49. Textos profundos, e eu confesso que sou péssima pra lembrar nomes, não deixo de dar um olá, mas sinceramente nomes eu tenho grande dificuldades de lembrar, preciso mudar isso, só ainda não sei como ...

    Gostei demais do seu post, muito reflexivo, as vezes precisamos disso ...

    Vera
    Deixo pra você abçs e carinhos,
    RM

    ResponderExcluir
  50. É a tal história de usar da empatia, né? Quando a gente se coloca no lugar do outro, acaba agindo com maior tolerância e respeito. A questão é que tem gente que acha o lugar do outro muito pouco para sua soberba, então pouco percebe do que é ser gente de verdade.

    Beijo, Verinha.

    ResponderExcluir
  51. Adorei, otimo texto para reflexão, muitas vezes somos invisiveis até mesmo dentro da nossa própria casa. Tenha um ótimo dia. Um abraço

    Patrícia Alves
    Blog Agape
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  52. Adorável reflexão, como sempre, Lúcia.

    É preciso dar importância ao que os olhos vêem, se quisermos aproximarmos do coração.

    Lembrou-me uma piada:

    "SECRETÁRIA: Doutor, tem um homem invisível na sala de espera.
    "DOUTOR: Diga-lhe que não posso vê-lo"

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  53. Sempre procurei em qqr lugar que trabalhei, escola e até mesmo na igreja saber o nomde de todos inclusive qdo vou jantar em algum lugar, acho isso o minimo que podemos fazer, mas aprendi isso qdo criança minha avó trabalhava na área de limpeza em um posto de saúde, e uma vez estava lá e uma criança passou mal e vomitou, chamaram minha vó para limpar e prestei atenção nas pessoas em volta, trataram ela com tanto desprezo, como se ela fizesse parte da sujeira, desde aquele dia isso marcou minha vida e nunca mais deixei de reparar nas pessoas.

    ResponderExcluir
  54. Vera, mais textos você compartilha conosco para nos fazer refletir e se emocionar!
    Eu também fiquei chocada, pois as pessoas estão em constante correria e não olham sequer para quem está do seu lado...

    Sempre fui muito atenta quanto a isso, em saber conhecer e reconhecer o trabalho das pessoas. Uma das piores coisas que existem é se sentir ignorado, invisível...
    Gosto de conhecer, de conversar, cumprimentar bem cedinho! Isso não faz bem só para a pessoa. Faz bem para mim mesma! Parece que a alma fica leve na certeza de que naquele dia e naquele encontro habitual, tudo parece estar muito bem e que ainda vale a pena viver!

    Sabe, agora vou narrar um fato pessoal, que aconteceu comigo na ocasião em que eu trabalhei em uma escola para crianças da educação infantil. Lá, tudo começava muito cedo, as 7 horas da manhã. Neste horário já estávamos recepcionando as crianças. Porém, eu chegava as 6 da manhã, porque a primeira coisa que fazia, era ir na cozinha receber o calor da Clementina, cozinheira de mão cheia e uma amiga muito querida, que sempre me cumprimentava com o abraço mais aconchegante do mundo! Aquele sorriso tímido,por conta da janelinha aberta na boca, era, ao mesmo tempo, um charme e possuía uma luz que irradiava para todos que conviviam com ela.

    Aquilo me fazia tão bem e a Clementina, no seu jeitinho simples, frágil e encantador de ser, foi a pessoa que mais me ensinou nesta vida, como é importante ser gentil, ser visto, ser reconhecido.
    Ninguém quer ser invisível, todos querem um pouquinho de atenção, pois como você explicitou em seu texto, nós ainda somos humanos!!

    Vera, só você para nos encantar assim!
    Beijos querida e obrigada!

    ResponderExcluir
  55. É uma questão de evolução de almas... Há aquelas que são evoluídas e tudo percebe e gostam de tratar bem. Estão sempre dispostas e pré dispostas,mas há aquelas que fazem questão de serem indiferentes. Bem, no mais a Adriana já bem o disse!!! Um excelente texto como todos por aqui!
    Abraços, Vera!

    ResponderExcluir
  56. Minha mae sempre nos decia a meus irmaos e a mi, pensar nos outros ... pense no futuro que o aguarda, pense que voce pode fazer, e nao teman a nada pero sean amables com todas as personas... :)
    Seu post me trouxe lembrar essas palavras distantes en el tiempo... Um grande abraco.

    ResponderExcluir
  57. Achei lindo e muito pertinente o teu post. Sem dúvida por vezes as pessoas estão presentes na nossa vida e nem damos por ela.
    Adorei todo o texto.
    Gostei muito do blog e já estou a seguir.
    Bjs
    Vivi
    http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  58. Olá!
    Querida Vera
    eu só vim agradecer pelo carinho da visita e desejar uma ótima sexta feira Paz e luzObrigado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  59. Verinha, tudo bem?
    Muito boa reflexão!
    Escrevi algo dentro deste assunto na minha postagem "o susto do crachá".
    Creio que o ser humano em geral, está muito 'automatizado' pelas circunstâncias da vida moderna, no entanto, isso não deveria ser justificativa, pois os outros seres humanos merecem nosso respeito e consideração. Enfim, devemos agir como gostaríamos que agissem conosco.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  60. Nossa, Vera!!
    Um texto que toca fundo! Não conheço os nomes de todos que cruzam meu caminho...já passei por muita serventes na faculdade, mas mesmo sem saber os nomes, nunca deixei ninguém sem um sorriso ou um olá. Não custa nada ser educada, né?!
    Mas vejo que isso não é norma... nem os próprios colegas se cumprimentam!
    Acho estranho...mas...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  61. É verdade Vera, meu pai falava que quanto mais velha a pessoa ficava, mais invisível ela se transformava, um dia ele me segredou uma coisa e falou assim:"Filha sempre em minhas orações eu peço a Deus que nunca me deixe ficar invisível diante da minha família, que preferia morrer do que se sentir invisível, que era muito triste não se r enxergado e por isso desprezado e falou mais, sempre procure saber o nome das pessoas, principalmente aquelas mais simples, aquelas também que de certa forma nos prestam serviços".
    Trouxe sempre esse ensinamento comigo e claro sempre o colocando em prática.
    Grande abraço querida Vera.

    ResponderExcluir
  62. Linda postagem.
    Nesta nossa vida atribulada, as vezes nem temos tempo de dar atenção às pessoas que nos cercam. Já havia comentado numa postagem da Cissa que muitas vezes evitamos olhar até para as pessoas que cruzamos nas ruas por medo da violência que impera em muitas cidades. Mas, procuro sempre comprimentar os garis na rua, que são merecedores de muita atenção e respeito.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  63. Não somos nada sem os outros. Nos completamos de alguma forma.
    Beijocas!

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA E COMENTÁRIO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...